A radiologia é a especialidade médica que, como o próprio nome sugere, utiliza radiações para realizar exames de imagem e obter resultados com qualidade e precisão. Nos últimos anos, os avanços da radiologia nos mostram que a área está em constante evolução.
Com o decorrer do tempo surgem equipamentos e métodos capazes de tornar os diagnósticos mais precisos. Isso, por sua vez, permite que pacientes tenham acesso a tratamentos médicos de qualidade e que profissionais da saúde possam guiar suas ações através desses diagnósticos mais precisos.
A especialidade hoje é bastante conhecida como radiologia e diagnóstico por imagem, isso em decorrência dos demais exames e diagnósticos que abrange que não necessariamente fazem o uso da radiação, como a ressonância magnética ou a ultrassonografia.
Os profissionais da saúde devem estar atentos a todas as novidades e tendências da área, buscando assim aprimorar os conhecimentos e se manter em sintonia com a evolução da radiologia.
Pensando nisso, preparamos este artigo onde vamos apresentar os principais avanços na radiologia. Continue a leitura e confira!
Avanços da radiologia e o uso da tecnologia
Não é novidade para ninguém que, com o decorrer do tempo, a tecnologia avança e surpreende em diversas áreas, isso inclusive na área da saúde. O uso de novas ferramentas e procedimentos tecnologicamente avançados otimizam diagnósticos e tratamentos com muita eficácia.
A tecnologia também é uma grande aliada da radiologia digital que, atualmente, dispõe de uma variedade de modalidades de imagem para diagnósticos, tratamentos e até mesmo avaliação clínica.
A radiologia digital representa uma enorme melhora na qualidade dos exames, o que proporciona diagnósticos ainda mais precisos. Isso através de imagens muito mais detalhadas facilitando o trabalho dos profissionais da saúde.
A radiologia digital também expõe os pacientes e profissionais a menos riscos, já que, exige menos tempo de contato com a radiação, o que traz mais segurança para todos os envolvidos.
Quais inovações estão em ascensão?
O campo da radiologia cresceu muito rapidamente desde sua descoberta, melhorando a área de diagnósticos e as opções de tratamento para muitos pacientes. Novas tecnologias e melhores práticas que surgiram com o tempo acabaram tornaram o campo mais seguro, menos caro e ainda mais eficiente.
Confira agora algumas das conquistas recentes do campo:
1. Substituição de cirurgias exploratórias
Alguns procedimentos de imagem podem substituir cirurgias exploratórias agressivas, apesar de terem seus riscos associados, estes ainda são substancialmente menores que as cirurgias. A cada dia esse tipo de cirurgia passa a ser menos realizado e com as novas soluções em exames de imagem, a tendência é que seja menos realizado ainda.
A tomografia computadorizada, por exemplo, de acordo com carta publicada no International Journal of Surgery, reduziu a taxa de apendicectomia desnecessárias e uma melhor observação e avaliação da condição, salvando milhares de pacientes e ainda eliminando o trauma de passar por uma cirurgia não necessária.
Mas para além da tomografia computadorizada, a ressonância magnética e a ultrassonografia também se tornaram claras o suficiente para o diagnóstico de uma forma muito mais segura e menos invasiva com os avanços tecnológicos.
2. Menor uso da radiação
A exposição excessiva à radiação pode trazer muitos prejuízos à saúde, isso é fato. A fluoroscopia, a tomografia computadorizada e PET, que são apenas 25% dos procedimentos de imagem, representam 90% da exposição à radiação relacionada a medicamentos.
A comunidade médica tem estudado e trabalhado muito para reduzir e até evitar a dosagem de radiação por meio do uso de equipamentos médicos mais avançados e melhores práticas. Em casos determinados, a varredura de radiação pode ser substituída por ultrassom ou varreduras de RM.
Práticas como o uso de aventais de chumbo, certos medicamentos, imobilidade e um melhor posicionamento do paciente também podem limitar a quantidade de exposição durante os exames e reduzir a necessidade de repetição.
3. Angiografia TC
Os avanços na angiografia tornaram o processo muito mais rápido, seguro e barato. O angiograma tradicional leva várias horas, requer sedativos e pode até causar danos às artérias. Mas uma nova angiografia por TC pode fazer o mesmo trabalho em minutos, evitando também todos os riscos.
Em vez de usar um cateter, o material de contraste é injetado no braço e uma tomografia computadorizada é realizada. Ele pode ser usado para artérias presentes nos pulmões, rins, braços e pernas. Vale lembrar que, o processo tradicional ainda é utilizado quando se trata das artérias do coração.
4. Mamografia Digital
A mamografia digital provou ser tão eficaz, se não mais, quanto a mamografia tradicional com filme. Mamografias digitais podem ser carregadas e compartilhadas imediatamente para resultados de diagnóstico mais rápidos e até mesmo mais precisos em alguns casos.
Vale ressaltar que um estudo publicado no New England Journal of Medicine determinou que as mamografias digitais são mais precisas na detecção do câncer de mama em mulheres com menos de 50 anos e mulheres com tecido mamário menos denso.
Quais as tendências na área da radiologia?
O papel da tecnologia no aperfeiçoamento da medicina vai muito além do surgimento de novos equipamentos mais modernos ou novos tratamentos. Esse suporte pode ser ainda mais amplo.
Confira a seguir algumas das principais tendências para a área da radiologia:
Inteligência Artificial (IA)
Cada vez mais a manipulação de dados e informações agregam na medicina e na evolução do cuidar. Tais dados, por sua vez, precisam ser analisados e colocados em métricas que permitam extrair informações úteis para os pacientes.
A tecnologia é necessária para lidar com tanta informação, aí entra a inteligência artificial (IA). Essa tecnologia é uma importante aliada, sendo responsável por funções operacionais e oferecendo recursos para aprimorar as estratégias, que são associadas ao raciocínio humano.
Monitoramento de dados vitais
Outro conceito importante e que vem ganhando muito espaço é o monitoramento de dados vitais. Isso é possível com o uso de microssensores que captam informações quando são utilizados pelos pacientes.
Tal monitoramento permite um acompanhamento longitudinal da situação real do paciente e permite que cuidados sejam implementados durante sua vida com o intuito de evitar o agravamento de quadros crônicos.
Telemedicina
Outra tendência que vem se destacando é o uso de recursos de telecomunicação, permitindo a realização de diversas ações médicas ações à distância.
A principal função da telemedicina é aprimorar a assistência médica, facilitar o acesso à saúde, a participação ativa dos pacientes através do conhecimento a respeito do quadro e promover ações preventivas.
A telemedicina oferece muitos benefícios para os profissionais da saúde e para os pacientes. Uma das vertentes da telemedicina é a telerradiologia, que é a responsável por mediar o diagnóstico por imagem por meio de laudos fornecidos à distância.
Armazenamento em nuvem
A forma como os dados são armazenados e compartilhados também vem passando por transformações positivas com o advento da tecnologia. O armazenamento de dados em nuvem vem promovendo mais segurança e agilidade, não apenas para a radiologia, mas para toda medicina de modo geral.
A digitalização dos laudos e outros documentos possibilita uma melhor organização das informações e do prontuário eletrônico do paciente (PEP). Isso garante a proteção dos dados e gera uma economia de tempo, recursos e de espaço, eliminando a necessidade de arquivar documentos físicos.
Integração de sistemas
O uso de softwares e aplicativos integrados visando a otimização da qualidade dos serviços e do atendimento oferecido aos pacientes também vem se destacando na área da radiologia.
Hoje em dia ainda é comum o uso de sistemas de gestão hospitalar isoladamente. Mas as tendências mais recentes revelam também a atual necessidade de um uso integrado dessas e outras ferramentas.
Essa integração deve acontecer visando simplificar as tarefas e trazer mais eficiência e agilidade aos processos e procedimentos a serem realizados, reunindo todos os dados necessários em um apenas um lugar.
Métodos híbridos
Métodos híbridos são associações de tecnologias diferentes. Essa associação busca extrair a melhor aplicabilidade de cada uma para certa situação.
Hoje já é possível observar o uso de métodos híbridos, por exemplo, as tomografias por emissão de pósitrons, que podem ser realizadas associando métodos radiológicos com os de medicina nuclear.
Quais os benefícios da tecnologia nos CDI’s?
Os exames de imagem são fundamentais para a determinação de diversos quadros clínicos, rumo a ser tomado e diagnósticos complexos. A diversidade de exames de imagem disponíveis vai muito além das conhecidas radiografias e, para a área de modo geral, a tecnologia é fundamental.
Com todos os avanços tecnológicos, os equipamentos se tornam ainda mais rápidos, seguros e eficientes, complementando assim as análises médicas.
Confira abaixo alguns dos benefícios da incorporação da tecnologia nos CDI’s (Centros de Diagnóstico por Imagem) que elencamos para que você entenda:
1. Mais Agilidade
A otimização do tempo é fundamental na área da saúde e pode representar uma vida salva, isso considerando que a demora tanto no diagnóstico quanto no tratamento pode influenciar diretamente no agravamento do quadro dos pacientes. Com o apoio da tecnologia existe uma maior agilidade na realização dos processos médicos.
2. Maior Segurança
Outro benefício do uso da tecnologia na radiologia é a maior segurança que ela oferece aos profissionais da saúde e aos pacientes. Isso se deve pela otimização na hora da execução dos exames, reduzindo o tempo de exposição e evitando a necessidade de repretição do exame por má execução.
3. Melhor Visualização
Além da velocidade nos resultados e a segurança, com o uso da tecnologia os resultados de imagem apresentam maior qualidade para a visualização. Nesse tipo de diagnóstico, qualquer detalhe pode representar algo importante. Essa melhor qualidade das imagens representam uma melhor interpretação e um diagnóstico ainda mais preciso.
Embora os conhecimentos de um profissional da saúde sejam indiscutíveis, a tecnologia pode oferecer informações capazes de melhorar o desempenho desse profissional, dispondo de gráficos, dados a respeito de determinadas doenças e estatísticas.
Conclusão
Saiba que todos esses avanços na radiologia exigem o aprimoramento profissional constante diante de todas essas inovações. Atualizados e capacitados, os profissionais podem fazer o melhor uso possível dos avanços, tecnologias e novos equipamentos e oferecer um atendimento diferenciado aos pacientes.
Esperamos que este conteúdo tenha te ajudado a entender melhor os mais recentes avanços na radiologia e como a tecnologia tem um papel ativo nessa evolução. Agora não perca nenhuma novidade e receba mais conteúdos exclusivos como este assinando nossa newsletter.
Até a próxima!