A radiologia digital dispensa o uso de filmes radiológicos que poluem o meio-ambiente e armazena os dados em alta qualidade na nuvem por meio de criptografias para proteger os dados do paciente.
A radiologia é um procedimento comum na medicina e bastante conhecido e utilizado nas clínicas e hospitais de todo o mundo para diagnosticar doenças e condições médicas. Isso é possível através de imagens, visualizando o corpo humano por dentro antes que alguma intervenção cirúrgica sem necessidade seja realizada. Nos últimos anos, com o auxílio da tecnologia, a radiologia vem se modernizando e aderindo à era moderna.
Atualmente, a radiologia digital vem ganhando espaço na medicina devido à sua tecnologia avançada no diagnóstico e monitoramento de uma série de enfermidades. Porém, com essa modernização, o que mudou no processo radiológico? Qual é a diferença entre a radiologia convencional para a digital e quais são as suas vantagens? Confira todas as respostas a seguir.
Qual a diferença entre a radiologia convencional e digital?
Descoberta por Wilhelm Röntgen no século XIX, a radiologia é um instrumento de apoio médico ao diagnóstico e tratamento de doenças e condições clínicas por imagens, o que revolucionou a radiação na medicina e rendeu o prêmio Nobel de Física na época. Atualmente, com a modernização dos equipamentos, diversos hospitais e clínicas vêm caminhando rumo à digitalização da radiologia, apesar de ainda existirem estabelecimentos que permanecem em suas soluções convencionais.
Mas afinal, qual é a diferença entre a radiologia convencional e digital e qual é a melhor para a demanda atual do sistema de saúde?
A grande diferença entre as duas modalidades de radiologia é a maneira que ocorre a detecção e o armazenamento de imagens. Enquanto na convencional é necessário que haja a captura e revelação do filme radiológico, o qual permite apenas armazenamento físico, na digital é realizada a detecção das imagens de maneira digital, hospedando o arquivo em nuvem.
Como funciona a radiologia digital?
A radiologia digital funciona da seguinte forma: as placas de circuitos sensíveis à radiação capturam os raios-X e geram uma imagem digital transmitida para o computador como sinais elétricos, passíveis de edição, armazenamento e impressão, se necessário.
Após a análise da imagem, um laudo radiológico é emitido e anexado ao arquivo do paciente na nuvem, onde o médico que está acompanhando o caso consegue acessá-lo com mais facilidade e agilidade, definindo a melhor conduta terapêutica para o paciente.
Quais as vantagens da radiologia digital?
A radiologia digital apresenta quatro vantagens principais se comparada à convencional, vantagens estas que são benéficas tanto para os médicos, hospitais e clínicas quanto para os próprios pacientes, conheça quais são a seguir.
Vantagem #1: maior definição das imagens radiológicas
É possível alcançar maior resolução de imagens com a radiologia digital porque as imagens são transmitidas em conjuntos de dados que permitem aos técnicos editarem sua nitidez, contraste, brilho e tamanho, melhorando os detalhes das imagens para que os médicos cheguem a um diagnóstico mais preciso e exato. Além disso, com o avanço da instrumentação tecnológica, os sensores de captação dos raios-x estão cada vez mais desenvolvidos e precisos, o que melhora ainda mais a qualidade do exame.
Vantagem #2: agilidade na entrega do laudo radiológico
A agilidade na entrega do laudo radiológico por meio da telerradiologia é uma enorme vantagem para os médicos e pacientes porque acelera o diagnóstico e início do tratamento.
A captura da imagem e exibição em tela dura cerca de cinco segundos, sendo transmitida aos profissionais da saúde em um prazo muito menor se comparado às técnicas radiológicas convencionais.
Vantagem #3: resultados mais precisos
A terceira vantagem da radiologia digital diz respeito à precisão do diagnóstico, exposição dos pacientes à radiação e o aumento de segurança do procedimento.
A tecnologia utilizada na radiografia digital é mais precisa na captura dos raios-x, por isso, é menos provável que haja erro no exame, o que evita que o paciente tenha que ser exposto à radiação novamente. Isso, por sua vez, é possível devido às avançadas técnicas de aperfeiçoamento de imagem que o software de processamento de imagens dispõe.
Vantagem #4: menos danos ao meio-ambiente
O processo de revelação dos filmes radiológicos convencionais além de levar bastante tempo, lança mão de produtos químicos e da geração de lixo físico para o meio ambiente. Já na radiologia digital, as imagens são transmitidas por meio da nuvem de maneira totalmente online, não havendo estes problemas que a radiologia convencional convive.
Como a radiologia digital auxilia no armazenamento dos exames?
A radiologia digital permite que haja maior segurança no armazenamento de dados porque estes são hospedados na nuvem por meio de um software intitulado Picture Archiving and Communication System, comumente conhecido pela sua sigla: PACS.
O PACS simplifica o compartilhamento de arquivos entre os hospitais e clínicas de maneira rápida, segura, padronizada e com o conteúdo criptografado para maior segurança e conforto dos pacientes.
Dessa forma, os estabelecimentos de saúde não precisam guardar os laudos de maneira física, visto que ocupam bastante espaço e não permitem que haja a proteção dos dados dos pacientes.
Conclusão
A radiologia digital, portanto, é uma solução tecnológica, eficaz e segura para a modernização do sistema de imagens de clínicas e hospitais. Aliada a ferramentas como o sistema PACS, ela garante qualidade, segurança e tranquilidade na rotina do profissional da saúde.Inclusive, a radiologia digital também é indicada para:
- Clínicas e hospitais onde os profissionais de radiologia investem bastante tempo realizando a captura de imagens;
- Estabelecimentos que não possuem espaço suficiente para armazenar os arquivos radiológicos convencionais, os quais são grandes e em demasia;
- Profissionais que buscam entregar uma imagem com boa resolução com a finalidade de aumentar a precisão diagnóstica dos médicos no momento de definir o tratamento aos pacientes;
- Locais que desejam reduzir o descarte de lixo constantemente, muitas vezes com a necessidade de contratar uma empresa especializada no tratamento deste resíduo em específico.
Por fim, se a sua clínica ou hospital busca por soluções de diagnóstico por imagem e laudos à distância para se beneficiar de todas as vantagens citadas neste conteúdo, conheça a VX e converse com um de nossos especialistas.
Gostou deste conteúdo? Não se esqueça de se inscrever em nossa newsletter.