Login

Nosso Blog

PACS: o que é, como funciona e quais seus benefícios

o que é pacs - médico avaliando imagens de exames através do computador
Precisando reduzir custos do seu hospital? Conheça nossos laudos a distância!

O PACS é uma tecnologia que possibilita a transmissão de imagens dos pacientes através da nuvem, resultando na redução de custos para clínicas e hospitais e na otimização dos processos que envolvem o diagnóstico médico. Para conhecer mais sobre o PACS acompanhe esse conteúdo.

médico usando computador e o seu estetoscópio do lado na mesa

Ao integrar diversas soluções de armazenamento, processamento e transmissão de imagens e exames, as tecnologias que viabilizam o PACS permitem uma otimização do fluxo de trabalho dos profissionais da área da saúde por meio da integração de diversos processos médicos.

Dessa forma, com essa facilidade, há a redução dos custos dos estabelecimentos de saúde por meio da padronização de processos, controle de qualidade e simplicidade. Além disso, há também a expansão do acesso à saúde pela população.

Esses fatores resultam em um diagnóstico e tratamento preciso aos pacientes. Mas afinal, o que é o PACS, como ele funciona e quais são os benefícios proporcionados a fundo?

O que é PACS e qual a sua importância?

tablet em cima da mesa com um estetoscópio em sua volta

PACS é a sigla de Picture Archiving and Communication System, um sistema destinado a simplificar o compartilhamento de arquivos de pacientes entre as clínicas de diagnóstico por imagens e os hospitais, armazenando os conteúdos de maneira segura e padronizada na nuvem.

Essas soluções são importantes para expandir o acesso à saúde básica em áreas remotas e distantes de grandes centros metropolitanos através do diagnóstico a distância (saiba tudo sobre esse assunto clicando aqui). Dessa maneira, a equipe realiza o tratamento com maior agilidade, preservando a saúde e a vida da população.

Quando surgiu o PACS?

calendário sendo desenhado por uma mão segurando uma caneta

O PACS teve seu início na década de 1980, quando a internet começou a se popularizar e a medicina começou a passar pelas transformações tecnológicas.

Com o avanço das necessidades médicas, a transmissão de dados de um setor para outro, entre clínicas e até mesmo entre diferentes hospitais, tornou-se necessária.

Antes do PACS, um sistema de um fabricante não conseguia ler as imagens geradas por outro sistema de outra marca. Por exemplo, um sistema específico não poderia visualizar uma tomografia realizada por outro sistema de tomografia de uma marca diferente.

O PACS veio para solucionar esse obstáculo e permitir que as informações médicas e transmissão de dados fluam de maneira compatível e acessível, facilitando a troca de dados e agilizando o processo de diagnóstico e tratamento.

Como o PACS funciona?

equipamentos de medicina em uma sala de hospital

O sistema PACS funciona integrando os processos de comunicação, visualização, manipulação e armazenamento de imagens dos pacientes, o que otimiza o fluxo de trabalho dos profissionais da saúde.

Essa integração coloca em prática em cinco etapas:

  1. Os equipamentos utilizados em exames de diagnóstico capturam a imagem do paciente;
  2. O servidor converte as imagens em dados para transmiti-las;
  3. Uma vez que os dados transmitiram, o PACS armazena eles;
  4. No PACS, as imagens se tornam disponíveis para visualização dos especialistas realizarem a interpretação das imagens e enviarem para a nuvem;
  5. Por fim, os médicos solicitantes têm acesso ao laudo, podendo visualizá-lo e imprimi-lo.

Portanto, ao buscar por um sistema PACS que atenda às necessidades dos profissionais da área de saúde, indicamos optar por um sistema que otimize esse fluxo de trabalho, integrando a digitalização das imagens, a transmissão, visualização e o acesso final.

Principais funcionalidades do PACS

Dentre as diversas funcionalidades do PACS, podemos destacar as seguintes:

  • Biblioteca médica com acervo de imagens de referência: tendo esses materiais de apoio, é possível realizar o laudo dos exames com muito mais agilidade e segurança tendo manuais de imagens especializadas para confirmar um diagnóstico e até mesmo tirar dúvidas.
  • Marcador automático de vértebras: no método tradicional, é preciso marcar manualmente cada vértebra no exame. Já com o marcador automático de vértebras, o sistema PACS identifica automaticamente a posição das vértebras nos exames, facilitando e agilizando a elaboração dos laudos médicos.
  • Download progressivo: o sistema de download progressivo do PACS permite carregar e visualizar as imagens aos poucos, não sendo necessário aguardar o download completo de todos os arquivos.
  • Reconhecimento por voz: com esse recurso, o profissional pode ditar as informações enquanto o laudo é transcrito automaticamente, não sendo necessário digitar.
  • Calculadora para radiologistas: com esse recurso é possível medir órgãos não esféricos sem precisar recorrer a uma calculadora física ou dispositivo móvel, possibilitando obter medidas exatas de áreas específicas e volumes, o que facilita a identificação de patologias.

Quais os benefícios de implementar o sistema PACS em clínicas e hospitais?

médica apontando para soluções tecnológicas na área da saúde

Os benefícios que a implementação do PACS leva aos profissionais da saúde e aos pacientes são diversos, conheça os quatro principais a seguir.

Diminuição dos riscos de perda de laudos

Quando as imagens e informações são armazenadas na nuvem, o acesso e a localização é simples e segura porque, além de ser criptografado, os médicos utilizam filtros de busca para localizá-los, sendo acessados por quaisquer dispositivos móveis conectados à internet.

Redução de custos e contribuição à sustentabilidade

Com a redução do número de impressões de laudos e exames, as clínicas e hospitais obtêm uma substancial redução de custos uma vez que o processo se torna online, digitalizado e armazenado na nuvem.

Além disso, realizando a substituição de imagens impressas para digitalizadas, é possível contribuir para a sustentabilidade do planeta porque diminui a utilização de materiais necessários para o processo que poluem o meio ambiente.

Simplificação do acesso às imagens e laudos

Com o PACS integrado ao prontuário eletrônico do hospital ou clínica de imagem, o radiologista tem facilidade para acessar e coletar dados do histórico do paciente, com informações sobre consultas, prescrições, solicitações de exames e laudos.

Além dessa facilidade, acontece a agilidade no diagnóstico e tratamento dos pacientes e o aumento da produtividade da equipe porque as informações são compartilhadas e acessadas mais rapidamente, estando sempre disponíveis na nuvem.

Amplificação da saúde e qualidade de vida da população

O PACS, sendo uma solução atrelada ao telediagnóstico (entenda o que é o telediagnóstico clicando aqui), é capaz de expandir o sistema básico de saúde em municípios, regiões e comunidades que estão localizadas distantes de cidades grandes porque torna acessível o contato com especialistas sem que haja a necessidade do paciente se locomover longas distâncias para buscar os laudos médicos.

Assim, o diagnóstico se torna preciso devido ao suporte de especialistas e a saúde e a qualidade de vida dos pacientes são preservadas porque o tratamento se inicia com maior agilidade.

Como escolher um bom sistema PACS?

Existem várias empresas e fornecedores que disponibilizam sistemas do tipo PACS. No entanto, há diferenças em termos de funcionalidades, interface, hospedagem e outras características.

Portanto, ao optar por um sistema PACS, é necessário avaliar alguns fatores, entre eles:

  • Visualizador de imagem integrado robusto;
  • Segurança de dados;
  • Capacidade de integração com software de terceiros.

Integração entre RIS e PACS

peças de um quebra-cabeças se unindo

Os sistemas RIS e PACS oferecem muitas vantagens para clínicas e hospitais, e quando eles são integrados, trazem ainda mais benefícios para os gestores e colaboradores da área de saúde.

Um ótimo exemplo desses benefícios é que, com a integração entre RIS e PACS, todas as informações dos pacientes, incluindo imagens de exames e dados de cadastro, ficam reunidas em um único lugar.

Isso torna o acesso mais fácil e centraliza as informações, o que aumenta a produtividade e a segurança dos dados.

É importante destacar que essa integração também é possível mesmo quando se utilizam equipamentos e sistemas de marcas diferentes. Por exemplo, se um laudo é feito no sistema PACS, ele fica acessível no RIS e vice-versa.

Não deixe de ler sobre RIS: O que é, como funciona, e quais são os benefícios do seu uso.

PACS: um aliado da telerradiologia

Os exames armazenados no sistema PACS podem ser facilmente compartilhados com empresas que prestam serviços de laudo à distância, por exemplo.

É necessário apenas enviar o exame diretamente do PACS para a central de uma empresa de telerradiologia, como a VX. Esta, por sua vez, encaminhará as imagens para um especialista, que será responsável pela elaboração do laudo médico.

Conclusão

Como visto nos tópicos acima, o PACS auxilia na rapidez do acesso ao histórico do paciente e simplifica a rotina dos profissionais porque economiza tempo e aprimora o compartilhamento de dados e informações relevantes sobre os pacientes através de dispositivos móveis.

O resultado dessa otimização é a chance de chegar a um diagnóstico mais rapidamente, apontando os tratamentos mais eficientes para as doenças apresentadas por cada pessoa que busca auxílio médico.

Então o Picture Archiving and Communication System na teleradiologia traz vantagens para ambos os lados, tanto para os profissionais da área de saúde quanto para os pacientes.

Agora que você sabe o que é PACS e compreendeu a sua importância, funcionamento e os seus benefícios mais a fundo, se inscreva na nossa newsletter abaixo e continue acompanhando os conteúdos relevantes para a sua área de atuação.

Compartilhe:

Fale com um especialista e reduza custos do seu hospital.

A VX Medical Innovation oferece laudos de subespecialistas mesmo em locais distantes dos grandes centros urbanos, agilize o diagnóstico com laudos em até 2 horas e reduza os custos operacionais e otimize processos internos. Vamos conversar.
plugins premium WordPress