Login

Nosso Blog

Como implementar a Telerradiologia em sua clínica ou hospital?

Implementar a Telerradiologia - Médico olhando telas com imagens de exames enquanto pacinete realiza o exame ao fundo
Precisando reduzir custos do seu hospital? Conheça nossos laudos a distância!

A telerradiologia representa uma inovação no campo da radiologia, permitindo a interpretação de exames radiológicos à distância. Esta modalidade amplia a acessibilidade dos serviços de radiologia, trazendo mais agilidade e precisão nos diagnósticos.

Além disso, a implementação desse serviço remoto nos ambientes clínicos e hospitalares agiliza o processo diagnóstico e amplia as fronteiras do atendimento médico, garantindo um cuidado mais inclusivo e eficiente.

Confira: Telerradiologia: o que é, como funciona e 5 benefícios.

Saiba mais sobre essa modalidade tecnológica aprovada pelo CFM e descubra como implementá-la de forma segura no centro de imagem.

Avalie as necessidades do seu serviço de radiologia

Para implementar a telerradiologia no centro de imagem, é preciso entender as necessidades específicas da instituição, incluindo o volume de exames, as especialidades mais demandadas e a infraestrutura atual. Esse processo permite identificar os recursos tecnológicos e humanos necessários, assim como eventuais lacunas no serviço atual que a telerradiologia poderá suprir.

Assim, é possível desenvolver uma solução de telerradiologia personalizada, que otimize o fluxo de trabalho, melhore a eficiência operacional e garanta a entrega de cuidados de saúde de alta qualidade.

Conectividade e Segurança de Dados

A infraestrutura de TI deve suportar uma conexão de internet confiável e segura, para a transmissão eficiente e protegida de dados. Do mesmo modo, implementar sistemas robustos de proteção de dados é necessário para manter a confidencialidade e integridade das informações dos pacientes.

Sugestão de leitura: LGPD para hospitais e clínicas: como se adequar?

Busque por empresas parceiras e confiáveis

Selecionar um parceiro de telerradiologia envolve avaliar a expertise, as credenciais e a qualidade dos serviços oferecidos.

A escolha deve considerar a capacidade do serviço de laudo à distância em atender às necessidades específicas da instituição, além de seu comprometimento de entrega de serviços de alta qualidade, mas que também estejam alinhadas com a segurança e a privacidade dos dados.

Critérios como experiência no setor, especialização dos radiologistas, conformidade com normas de segurança de dados e a capacidade de integração com sistemas existentes são indispensáveis.

Sugestão de leitura: 5 critérios para avaliar a confiabilidade do serviço de Telerradiologia

Integração com sistemas existentes que otimizam a rotina

A telerradiologia deve se integrar aos sistemas de informação radiológica (RIS) e ao sistema de comunicação e arquivamento de imagem (PACS), garantindo a comunicação e fluidez no acesso e na gestão dos dados dos pacientes.

Avaliação de desempenho e melhoria contínua do serviço

A avaliação de desempenho e a melhoria contínua garantem a eficácia do serviço de telerradiologia. Isso envolve monitorar indicadores chave, como a velocidade de entrega dos laudos, a precisão dos diagnósticos, e a satisfação de pacientes e médicos solicitantes.

Dessa forma, asseguramos uma prestação de serviços de alta qualidade e a adaptação às necessidades em evolução dos pacientes e da própria instituição de saúde.

Visão de futuro para a telerradiologia no centro de imagem

Olhando para o futuro, a telerradiologia se posiciona como um pilar na transformação digital dos serviços de saúde, promovendo eficiência operacional e um atendimento ao paciente mais ágil, preciso e de qualidade. A adoção dessa tecnologia reflete o compromisso com a inovação e a com os cuidados de saúde.,

A VX Medical Innovation é movida pelo propósito de promover o acesso à saúde com eficiência e precisão. Utilizando avanços tecnológicos, estamos empenhados em ampliar a capacidade dos profissionais da saúde, conectando especialistas em radiologia a hospitais e clínicas por todo o Brasil. Nosso compromisso é transformar o cenário da telemedicina, tornando diagnósticos mais ágeis, precisos e acessíveis.

Conclusão

A implementação da telerradiologia em centros de imagem traz vários benefícios, incluindo maior acessibilidade a especialistas, redução no tempo de espera por laudos e otimização dos recursos de saúde. Ela representa um passo importante para modernizar e melhorar a qualidade dos serviços de saúde.

Compartilhe:

Fale com um especialista e reduza custos do seu hospital.

A VX Medical Innovation oferece laudos de subespecialistas mesmo em locais distantes dos grandes centros urbanos, agilize o diagnóstico com laudos em até 2 horas e reduza os custos operacionais e otimize processos internos. Vamos conversar.
plugins premium WordPress