Login

Nosso Blog

RIS na radiologia: transformando o diagnóstico e gestão de imagens

sistema-ris-radiologia-mulher-olhando-para-monitor-com-raio-x-no-conceito-de-neurocirurgia
Precisando reduzir custos do seu hospital? Conheça nossos laudos a distância!

A plataforma RIS na radiologia é uma ferramenta que traz benefícios, aperfeiçoamento das estratégias clínicas e soluciona problemas em todos os processos e rotinas instituídas nos estabelecimentos de saúde.

Dessa forma, podemos garantir resultados promissores e inovadores na área, especialmente nos Centros de Diagnóstico por Imagem.

Por isso, se você não conhece a importância do uso do RIS na radiologia ou gostaria de saber mais, leia o conteúdo e fique por dentro dessa tecnologia!

RIS na radiologia: Entendendo o Sistema de Informações Radiológicas

medico-olhando-por-tomografia-computadorizada-ris-na-radiologia

RIS é a sigla em inglês para Radiology Information System, ou traduzindo para português, Sistema de Informação de Radiologia.

Como o próprio nome indica, trata-se de um sistema de software com funcionalidades que facilitam o acesso, a manipulação e o gerenciamento de informações no setor de radiologia de instituições de saúde.

Sendo assim, a principal proposta do RIS é simplificar e automatizar as rotinas administrativas dentro de um centro de diagnóstico por imagem, facilitando todo o fluxo de trabalho, como:

  • Cadastro de pacientes;
  • Registros de dados clínicos de pacientes;
  • Atualização de fichas de atendimento;
  • Filas de espera;
  • Plataforma de buscas de exames e filtros de informações;
  • Acesso a imagens de exames por meio da integração com o sistema PACS;
  • Digitação e emissão de laudos médicos;
  • Gestão de entrega de resultados de exames;

Saiba mais sobre a gestão de pacientes: a importância da otimização no flux, leia.

Basicamente, o sistema RIS é uma plataforma completa de gestão para a radiologia de clínicas e hospitais, capaz de otimizar procedimentos administrativos e tornar o CDI ainda mais produtivo e competitivo no mercado.

Entenda: Eficiência na gestão de clínicas de diagnóstico por imagem!

Funcionalidades do RIS na Radiologia Moderna

conceito-de-saude-medicina-e-radiologia-medicos-examinando-um-raio-x-foco-seletivo-nas-maos

O software RIS permite manter todas as informações atualizadas e em tempo real, tornando fácil a exportação e facilitando a tomada de decisões.

Como falado mais acima, o RIS conta com várias funcionalidades que otimizam bastante a rotina administrativa e dos médicos. Entretanto, as funcionalidades do RIS vão além, na qual podemos destacar as seguintes:

Agendamento e cadastro eficiente de pacientes

A funcionalidade de marcação de consultas do RIS organiza os horários para os exames, levando em consideração possíveis conflitos, como a não autorização do convênio.

Gestão do paciente com RIS

O RIS fornece informações dos pacientes, incluindo horário de chegada, tempo de espera, especificações do atendimento, tipo de exame a ser realizado, protocolo de exame, histórico de exames anteriores e entre outros.

Dessa forma, localiza-se o paciente com maior facilidade, resultando em atendimento mais ágil.

Portanto, essa ferramenta é muito útil para os gestores dos CDI que podem propor melhorias na equipe para tornar melhor a experiência do paciente.

Entenda como a tecnologia pode ajudar o CDI a melhorar a experiencia do paciente.

Laudos Digitais e Compartilhamento no RIS: Avanço na Radiologia

Ao implementar o RIS nas instituições de saúde, o paciente conta com a agilidade na emissão de laudos por via digital e compartilhamento do resultado direto com o médico solicitante, ou seja, não é necessário imprimir papel.

Assim, as instituições de saúde se beneficiam com tal prática, pois economizam com os gastos de impressão e tornam a experiência do paciente positiva.

Otimizando a Transmissão de Dados e Exames

Integrado com o sistema PACS por meio da internet, o RIS permite a transmissão de dados sobre o exame, agilizando o diagnóstico.

Fique por dentro: PACS: o que é, como funciona e quais seus benefícios.

Portanto, isso permite com que o paciente tenha o diagnóstico mais rapidamente, além de contar com a telerradiologia para que isso ocorra.

Rastreabilidade e Eficiência no Trabalho com RIS

O RIS rastreia todas as atividades inseridas. Dessa forma, o software permite que a equipe do CDI possam ter o controle e monitoramento do fluxo de exames, além das urgências.

Portanto, um sistema panorâmico garante que colaboradores e médicos alcancem maior eficiência e organização, proporcionando aos pacientes a percepção de uma clínica ou hospital altamente organizado.

Gestão de faturamento

O RIS pode ser usado para gerenciar as finanças do centro de imagem, portanto, melhorando a eficiência nos repasses de honorários médicos, controle de cobranças e integrando-se às operadoras de saúde.

A implementação desse sistema é muito útil para a gestão financeira do CDI, uma vez que o faturamento da instituição de saúde será menos burocrático e mais ágil.

A Importância Crucial do RIS na Radiologia

imagens-de-varredura-ct-no-arranjo-de-computadores-ris

O RIS em sua versão mais completa, aumenta a eficiência da gestão clínica-hospitalar e proporciona maior comodidade e agilidade ao paciente.

Por isso, baseado em conectividade, integração e disponibilidade, o sistema atende as necessidades dos mais diversos perfis de instituições de saúde.

Aos profissionais, gera enormes vantagens começando pela recepção que dará base para todas as demais etapas do atendimento de qualidade e excelência ao paciente.

Graças ao avanço da tecnologia na saúde, o RIS permite que a rotina de médicos e enfermeiros sejam otimizadas, precisando apenas de validar as informações ao receber o cadastro de cada paciente.

Tecnologia na saúde: quais os benefícios e últimas inovações: clique aqui e saiba mais.

Além disso, o RIS, ao criar o cadastro gera uma lista de atendimentos sinalizando a prioridade do exame, laudos pendentes e outros filtros de grande utilidade para a gestão clínica.

Para os pacientes, os diagnósticos se tornam mais rápidos, podendo contar com as serviços de telerradiologia, e é possível acessar os resultados de forma online e compartilhar com o médico solicitante as imagens e o laudo.

Benefícios do RIS na Radiologia

Ao integrar o RIS no Centro de Diagnóstico por Imagem, podemos listar uma série de benefícios, dentre os quais:

  • Aumento da produtividade da equipe: Com processos mais otimizados, a execução das tarefas pertinentes ao setor de radiologia se tornam mais práticos, assim, melhorando a integração da equipe e aumentando a produtividade;
  • Atendimento agilizado: Os dados e informações de um paciente quando informatizados no RIS podem ser transmitidos facilmente, com segurança, entre toda a equipe de profissionais autorizados;
  • Simplificação de processos administrativos: O RIS possui a opção de contratação de ferramentas de gestão que vão auxiliar os gestores e otimizar as práticas da rotina administrativa;
  • Diagnósticos mais precisos: Com a integração entre RIS e PACS, é possível ter o armazenamento de exames anteriores e acompanhar a evolução de cada paciente bem como o seu tratamento;
  • Aumento da receita: Todos os benefícios e funcionalidades do RIS já citadas nos mostram que reduzem erros e otimizam os processos da instituição, diminuindo custos desnecessários e aumentando consideravelmente a receita

RIS x PACS: Entendendo as diferenças

Os sistemas PACS e RIS podem proporcionar muitos benefícios para os profissionais de radiologia e instituições de saúde e por isso podem ser confundidos constantemente.

PACS significa Arquivo de Imagens e Sistema de Comunicação e serve para armazenar imagens médicas 2D padrão junto com imagens 3D.

Já o RIS, sistema de informação de radiologia, é um dos softwares de gestão mais completos para os centros de diagnóstico por imagem. Sendo assim, ele tem como objetivo principal automatizar todo o fluxo de trabalho de uma clínica radiológica.

De forma simples, utilizamos o sistema PACS para arquivar imagens, e assim, podemos integrar o RIS a esse sistema para otimizar ainda mais a rotina.

Um sistema RIS quando integrado a um PACS é uma ferramenta poderosa para centros de imagem.

Conclusão: O Futuro da Radiologia com o RIS

O RIS é a solução inovadora da tecnologia médica que possibilita praticidade na rotina de centros de diagnóstico por imagem.

É importante ter em mente que as instituições ligadas à radiologia atualmente estão utilizando ferramentas de software, como o RIS, para se manter à frente.

Portanto, se você ainda não implantou essas soluções, corre o risco de ficar para trás, cedendo mais pacientes a concorrentes com soluções mais modernas.

Para mais conteúdos sobre tecnologia na área da saúde e outros assuntos relevantes, se inscreva abaixo na newsletter da VX e acompanhe nosso blog.

Compartilhe:

Fale com um especialista e reduza custos do seu hospital.

A VX Medical Innovation oferece laudos de subespecialistas mesmo em locais distantes dos grandes centros urbanos, agilize o diagnóstico com laudos em até 2 horas e reduza os custos operacionais e otimize processos internos. Vamos conversar.
plugins premium WordPress