A evolução constante da medicina moderna trouxe à tona a necessidade do diagnóstico por imagem, uma ferramenta que não apenas desvenda os mistérios internos do corpo humano com precisão, mas também assegura tratamentos eficazes. No entanto, a excelência neste campo não se baseia apenas na avançada tecnologia utilizada, mas também na competência e na confiança transmitida pelos profissionais e pelas instituições de diagnóstico de imagem. É aqui que a certificação e a acreditação entram, servindo como selos de qualidade e segurança.
Entenda a diferença entre certificação e acreditação
Apesar de frequentemente usados de forma semelhantes, os termos “certificação” e “acreditação” abordam aspectos diferentes.
A certificação é atribuída a profissionais ou procedimentos específicos, confirmando que estes atendem a determinados padrões de competência e segurança.
Já a acreditação é voltada para instituições de saúde como um todo, avaliando desde a qualidade do atendimento até a segurança do ambiente, garantindo assim a excelência operacional e clínica. Pensando nisso, surgiu o primeiro programa do país para a acreditação de serviços de diagnóstico por imagem, o PADI.
O que é o PADI?
O programa de acreditação em diagnóstico por imagem – PADI, foi criado pelo Colégio Brasileiro de Radiologia e Diagnóstico por Imagem – CBR em 2014, a fim de incentivar e orientar as práticas em qualidade, segurança e excelência das atividades do setor de imagem.
A acreditação PADI tem 3 anos de duração, e é renovável mediante auditoria para reacreditação.
Os serviços elegíveis para acreditação no PADI, são:
- Densitometria óssea
- Mamografia
- Medicina nuclear
- Raio-X
- Radiologia intervencionista
- Ressonância magnética
- Tomografia computadorizada
- Ultrassonografia
- Telerradiologia.
A acreditação PADI pode ser obtida por clínicas e serviços de diagnóstico, independentemente da quantidade de colaboradores e do número de exames realizados.
No entanto, a adesão ao PADI não é obrigatória, mas sua acreditação é muito importante e vantajosa para prestadores de serviço de diagnóstico por imagem, como veremos abaixo.
Importância das certificações no diagnóstico por imagem
Para clínicas e hospitais, as acreditações como o PADI e certificações funcionam como um diferencial competitivo, aumentando a confiança dos pacientes e parceiros, além disso, destacam o serviço diagnóstico no mercado.
Além disso, elas não só comprovam a adesão às melhores práticas como também evidenciam um compromisso contínuo com a excelência e precisão diagnóstica.
Benefícios das certificações para os serviços de diagnóstico
Além de garantir a segurança e a qualidade, as certificações oferecem benefícios tangíveis e intangíveis, cmo:
- Melhoria contínua da qualidade dos serviços;
- Fortalecimento da confiança entre os pacientes e parceiros de negócios;
- Percepção de um serviço mais seguro e de maior qualidade.
Em longo prazo, a certificação também pode abrir portas para novas oportunidades de mercado e parcerias, consolidando ainda mais a reputação da instituição no competitivo setor de saúde.
Principais organizações de certificação e acreditação
O campo do diagnóstico por imagem está repleto de certificações que reconhecem a excelência operacional, técnica e clínica de profissionais e instituições. Dentre elas, além do PADI, algumas se destacam pela sua abrangência e reconhecimento global:
Selos CBR
O Programa de Selos de Qualidade do CBR busca avaliar o equipamento, a qualidade das imagens e o laudo de cada exame, acompanhando e verificando se está em conformidade. Tal certificação confere mais segurança aos médicos solicitantes, à população e às operadoras de saúde.
Certificação Joint Commission International (JCI)
O mais importante órgão certificador de qualidade de instituições de saúde no mundo. Nas instituições certificadas, garante o alinhamento atualizado dos protocolos de tratamento, procedimentos, controle de infecções e manutenções de equipamentos, com o objetivo de promover melhor experiência ao paciente e produtividade à equipe.
Certificação do American College of Radiology (ACR)
Abrange várias modalidades de imagem, como ressonância magnética, tomografia computadorizada e ultrassonografia. Os critérios de avaliação incluem a qualidade das imagens produzidas, qualificações dos profissionais, eficácia dos procedimentos e segurança do paciente. A obtenção dessa certificação indica que a instituição atende ou excede os padrões nacionais de qualidade.
Certificação da Joint Commission on Accreditation of Healthcare Organizations (JCAHO)
No contexto do diagnóstico por imagem, a JCAHO avalia a integração desses serviços dentro do sistema de saúde da instituição, focando na segurança do paciente, na eficácia dos tratamentos e na qualificação dos profissionais envolvidos.
Certificação ISO 9001 para Serviços de Diagnóstico por Imagem
Embora não seja específica para diagnóstico por imagem, a obtenção da ISO 9001 por um serviço de imagem indica que este adota processos que buscam a melhoria contínua, eficiência operacional e satisfação do cliente/paciente.
Conclusão
Em suma, as certificações e acreditações em diagnóstico por imagem são mais do que meros selos de aprovação. Elas refletem um compromisso com a qualidade do serviço prestado e consequentemente a segurança dos pacientes. Encarar as certificações não apenas como um objetivo final, mas como um processo contínuo de aprimoramento, é a chave do sucesso para qualquer instituição que deseje oferecer o melhor em cuidados de saúde.