Sabe-se que a teleconsulta é uma vertente da telemedicina que tem por finalidade, viabilizar o atendimento à distância para algumas especialidades médicas. A prática para realização das consultas por meio da tecnologia em que se faz o uso de videoconferência e vídeo chamadas para possibilitar atendimento, diagnóstico e tratamento de pacientes.
Dessa forma, o paciente consegue ter acesso a uma consulta em situações como distância física, e emergências, o que diminui o agravamento de casos que precisam ser atendidos com urgência.
Vale ressaltar que é necessário ter cuidado na utilização do termo teleconsulta, pois algumas instituições de saúde divulgam o serviço como sendo o agendamento online de consultas. Para ajudar a entender um pouco mais sobre todo o processo das teleconsultas, preparamos este artigo.
Porque é importante a teleconsulta?
Como dito acima, o que faz com que a prática da teleconsulta esteja se tornando cada vez mais importante no cenário atual, é o fato de tornar possível o atendimento a distância,tendo em vista a pandemia de covid-19. Acrescenta-se a isso, a agilidade no atendimento, que pode salvar vidas.
O que é teleconsulta e como funciona?
O formato de consulta remota e online pode ser realizado de diversas formas veja abaixo algumas delas:
- Entre médicos: pode ocorrer de um médico solicitar opinião de um colega de profissão a respeito de diagnóstico e/ou prescrição de medicamentos para determinado quadro clínico. através da teleconsulta os profissionais podem chegar a um acordo sobre o que deve ser feito;
- Entre médico e paciente: médico e paciente podem realizar a consulta diretamente, sem necessidade de mediação de outro profissional. É muito comum ocorrer em casos de atendimento de emergência e acompanhamento da evolução do quadro do paciente;
- Síncrona: após o acerto das agendas de médico e paciente, é feito o encontro remoto e simultâneo para a realização da consulta;
- Assíncrona: a consulta não é realizada de forma simultânea, de modo que médico e paciente não precisam estar disponíveis no mesmo horário.
Além dessas formas da teleconsulta, existem também modalidades em que ela pode ser realizada. Veja:
- Teleorientação: o médico o realiza o encaminhamento do paciente para a especialidade adequada ao seu caso;
- Telemonitoramento: quando o paciente já está sendo acompanhado pelo médico, o telemonitoramento possibilita o acompanhamento da evolução daquele quadro dando continuidade ao tratamento que está sendo realizado;
- Teleconsulta: é a interação entre médicos para avaliação do diagnóstico do paciente citada anteriormente;
- Teleconsulta no SUS: a rede pública de saúde também conta com o teleatendimento. Ele é destinado para pessoas que estão com suspeita de Covid-19 e também para aqueles que estão cadastrados na fila de consultas especializadas. Mas é claro que cada região apresenta regras sobre o atendimento, porém, a ideia é a diminuição das filas e a agilidade nos processos médicos.
Quais as vantagens da teleconsulta?
A implantação da teleconsulta, apesar de estar em fase inicial no Brasil, mudará a forma de atendimento e cuidados médicos. Alguns especialistas ainda apresentam algumas resistências em relação à inovação, entretanto, já é possível identificar os benefícios que a teleconsulta pode trazer. Veja os principais:
Aumento na acessibilidade das consultas
Um dos maiores benefícios, obviamente, é a facilidade de acesso às consultas. Os pacientes não terão a necessidade de realizar o deslocamento até o consultório para que o atendimento aconteça.
- Tudo isso beneficiará, principalmente, aquelas pessoas que vivem em regiões de difícil acesso, ou então os cidadãos que possuem dificuldade de locomoção. Esse fato fará com que as filas em postos de saúde sejam diminuídas, além de proporcionar uma agilidade no diagnóstico de doenças leves.
- Controle e segurança de dados
- A implantação da teleconsulta só foi possível devido aos avanços tecnológicos. Hoje em dia, um médico que atende de forma remota pode contar com softwares que proporcionam um controle maior sobre os atendimentos.
Dessa forma, os dados dos pacientes estarão em um ambiente mais seguro, onde o controle é muito maior do que o tradicional prontuário feito no papel.
- Custos reduzidos
A redução dos custos também pode ser vista com uma das principais vantagens da teleconsulta. O simples fato de o paciente não ter a necessidade de se locomover até o local de atendimento faz com que gastos com o deslocamento sejam evitados.
Também pode ser visto uma redução dos valores gastos pelos serviços públicos, uma vez que cada atendimento presencial tem um preço para a rede de saúde pública ou privada. Nesse caso, tanto os profissionais de saúde quanto os pacientes são beneficiados.
Como a pandemia auxiliou a regulamentação da Teleconsulta no Brasil?
A pandemia do novo coronavírus trouxe muitas mudanças para a vida da população. Uma delas foi a lei 13.989, aprovada pelo congresso em 2020, autorizando a prática da telemedicina durante o período de pandemia.
A lei vale tanto para o serviço público de saúde quanto para o privado, mas é claro que no segundo caso as regras podem ter algumas modificações que irão variar de acordo com o plano de saúde do paciente.
A criação dessa lei e a disseminação dos atendimentos remotos fizeram com que os médicos e demais profissionais de saúde tivessem uma nova visão sobre os atendimentos. Muitos começaram a perceber que a forma on-line de consulta tem seus benefícios e que tem potencial para ser mantida mesmo após a pandemia.
Outras áreas da saúde que também estão fazendo teleconsulta
Além dos atendimentos médicos, existem outras áreas que também estão realizando a teleconsulta. Esse fato pode ser visto como mais uma etapa das transformações que a área da saúde está passando.
Dentre as especialidades, pode-se citar:
- Enfermagem: esses profissionais podem executar a prescrição médica em casos de urgência e emergência;
- Psicologia: os profissionais de saúde mental podem realizar consultas a distância, englobando o atendimento clínico e de pesquisa;
- Fonoaudiologia: está permitida a avaliação e apoio de forma remota, porém, com o profissional presente junto ao paciente.
É claro que as modalidades citadas devem seguir as resoluções de cada órgão regulamentador.
Pode-se entender então que a teleconsulta é mais uma forma de aprimorar e melhorar os atendimentos médicos e de saúde em geral. O ideal é que cada profissional e paciente busquem informações para entender melhor sobre as possibilidades e então usufruir dos benefícios que ela proporciona.
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