Login

Nosso Blog

Assinatura digital nos laudos online: como funciona

Assinatura digital - uma mão segurando uma caneta em cima de uma folha de papel
Precisando reduzir custos do seu hospital? Conheça nossos laudos a distância!

Entenda como é a assinatura digital nos laudos online

A contratação da telerradiologia e a implementação da telemedicina na rotina são práticas que já vêm sendo adotadas por muitas instituições de saúde e, com a pandemia da COVID-19, ganhou mais visibilidade e aceitação por parte dos profissionais e dos pacientes. Afinal, esses serviços trazem inúmeros benefícios para os estabelecimentos de saúde, que podem contar com médicos radiologistas a distância para laudar, ajudando a desafogar a fila de espera, por exemplo. Porém, é necessário estar atento em relação a assinatura digital em laudos online.

Com a expansão dos laudos radiológicos a distância, muitos profissionais, clínicas e hospitais interessados em contratar os serviços de telerradiologia têm dúvidas sobre a assinatura digital em laudos online, por isso, continue a leitura e saiba mais sobre como funciona!

O que é e como funciona a assinatura digital nos laudos?

Primeiramente, a assinatura digital é um certificado eletrônico que contém um conjunto de informações capazes de identificar uma pessoa física ou jurídica que deseja assinar documentos criptografados com valor legal e de forma online.

É possível adquirir o certificado digital somente por meio de empresas conhecidas como Autoridades Certificadoras e que são reguladas pela Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira (ICP-Brasil). Esse órgão é uma autarquia vinculada à Casa Civil da Presidência da República.

Após aquisição do certificado digital por meio das empresas certificadoras, o mesmo poderá ser instalado nos computadores dos estabelecimentos de saúde ou da empresa de telerradiologia utilizado pelo profissional e inserido no laudo no momento da assinatura, garantindo a segurança da informação por meio do sistema de chaves criptografadas.

No momento de assinar o laudo digital, o especialista da empresa de telemedicina aciona o certificado que estará instalado na máquina e ele, então, registra eletronicamente no documento a assinatura que garante a sua autenticidade.

Além disso, o certificado digital oferece informações muito importantes como nome, CPF ou CNPJ do responsável pela assinatura, data e hora e até possíveis alterações realizadas no documento após assinatura.

Segundo o Conselho Federal de Medicina (CFM), a assinatura médica eletrônica tem como principais características:

  • Autenticidade: garantia da identidade de quem executou a transação.
  • Integridade: garantia de que o conteúdo da transação não foi alterado.
  • Confidencialidade entre as partes.
  • Não repúdio às transações efetuadas ou documentos assinados.

Ou seja, na emissão de laudos de radiologia online, a assinatura digital garante a origem e o recebimento dos laudos de forma íntegra e rápida aos médicos solicitantes e aos pacientes, proporcionando velocidade e autenticidade ao documento.

Portanto, podemos entender que a assinatura digital dos laudos online pelo serviço de telerradiologia tem validade jurídica e garante segurança ao documento.

Além de assinatura digital de laudos radiológicos, a assinatura eletrônica também pode estar presente em outros tipos de documentos eletrônicos de saúde, como atestados médicos, receituários e prontuários, válidos em todo o território nacional por clínicas, laboratórios e farmácias.

Qual é a importância da assinatura digital para laudos online?

Amplamente utilizado para serviços de telemedicina e telediagnóstico, a assinatura digital para laudos online elimina a necessidade de um documento físico e de papel e caneta, facilitando e agilizando a rotina médica e do paciente.

No entanto, essa inovação tecnológica na medicina precisa oferecer segurança das informações contidas no documento para o médico solicitante e para o paciente.

No caso específico dos laudos de radiologia emitidos online, a assinatura digital tem relevância e é muito importante pelo fato de garantir que o exame realmente foi laudado por um profissional especialista na área de atuação exigida.

Dessa forma, os profissionais e as instituições de saúde que contratam o serviço de telemedicina terão a certeza de que os laudos online foram feitos de forma correta e que poderão ter a confiança de se embasar neles para propor os melhores tratamentos e com rapidez para seus pacientes.

Assim, fica mais fácil firmar parcerias ou contratos com empresas geograficamente distantes, por exemplo, ao oferecer assinatura digital para laudos online.

Vantagens da assinatura digital

A assinatura digital para laudos online viabiliza o atendimento médico em áreas remotas. Todo paciente que necessita de cuidados pode receber atendimento completo de especialistas.

No caso de clínicas e hospitais, a contratação de empresas de telerradiologia pode ser muito útil para ajudar a desafogar o fluxo de exames a espera para serem laudados e até mesmo para emitir laudos à distância com mais rapidez – até mesmo em uma pandemia, e isso só é possível graças a assinatura digital.

Mas a assinatura eletrônica tem ainda mais algumas vantagens, confira.

Praticidade e velocidade

A primeira vantagem dentre muitas na qual podemos destacar é a praticidade e a velocidade. O paciente não precisa se deslocar até a clínica para pegar o resultado. Com o formato eletrônico da assinatura digital, ele pode acessar os resultados dos exames pela internet de forma prática e simples.

Cumprimento da legislação

Ao aderir a assinatura digital criptografada nos laudos à distância, é necessário que o estabelecimento cumpra as recomendações de segurança requeridas pela legislação dessa área – Resolução n.º 1890/09 e Resolução n.º 1.821 do Conselho Federal de Medicina, impedindo que o documento não tenha validade jurídica ou que o seu Centro de Imagem venha sofrer com sanções do órgão.

Cumprimento de boas práticas em relação a fraudes

O uso da assinatura digital em laudos online garante a prevenção a fraudes, pois dificulta a falsificação de laudos uma vez que todos os processos e modificações podem ser facilmente rastreados.

Segurança das informações

O certificado digital oferece mais segurança aos médicos e aos pacientes, resguardando o sigilo dessas informações.

Isso porque somente pode ter acesso a um laudo, por exemplo, quem possui o par de chaves criptografadas com senha, impedindo que pessoas não autorizadas acessem esse conteúdo.

Validade jurídica dos documentos

Os laudos de saúde com assinatura digital têm validade jurídica e podem ser utilizados como provas em questões judiciais.

Flexibilidade

Com a assinatura digital, o médico ou a instituição de saúde poderá acessar as informações sobre laudos, exames e histórico do paciente de qualquer dispositivo eletrônico.

Ou seja, o profissional não precisa estar fisicamente na clínica ou hospital para poder dar andamento aos laudos.

Assim, fica mais fácil contar com profissionais de saúde e Centros de Imagem geograficamente distantes, por exemplo.

Redução de custos

A emissão de laudos à distância e outros documentos eletrônicos pertinentes da área de saúde permitem que a clínica ou hospital reduzam a necessidade de papéis e custos com impressões, já que toda a informação necessária é criptografada pelo certificado digital e fica disponível no sistema, sem que perca a validade jurídica desses documentos.

Informação integrada

Emissão de laudos eletrônicos é uma boa opção para clínicas e hospitais que integram os seus atendimentos com outras especialidades.

Disponibilizando em uma plataforma médica digital o laudo eletrônico assinado digitalmente, qualquer médico com as credenciais e permissão de acesso poderá acessar, favorecendo o tratamento do paciente e evitando a perda de informações importantes.

Sendo assim, os resultados de exames podem ser anexados ao prontuário eletrônico do paciente, reduzindo a necessidade de espaço físico para armazenamento e otimizando o tempo dos médicos entre os atendimentos.

Eficiência operacional

Quando se tem os dados dos pacientes armazenados em um software médico criptografado, há otimização dos processos internos e administrativos do estabelecimento de saúde. Todos os dados médicos ficam salvos em nuvem, com as informações trafegando em uma rede segura e criptografada.

Portanto, cada vez que o paciente retornar a clínica ou hospital, é só acessar o registro e ter à mão informações sobre o histórico médico e os exames realizados, de forma rápida e simples.

Justamente a assinatura e o certificado digital é quem garante a integridade e a confiabilidade dessas informações.

Conclusão

Como você pode notar, a assinatura digital nos laudos online ajuda a tornar a clínica ou hospital mais modernos e integrados, em especial os Centros de Imagem que podem contar com a telerradiologia para emissão de laudos online mais rapidamente. Além do mais, é uma utilização muito segura contra fraudes e auxilia na otimização da rotina do Centro de Diagnóstico por Imagem.

A obtenção do certificado digital para assinatura eletrônica reduz processos burocráticos como a necessidade do carimbo médico em todos os papéis e facilita muito o cotidiano dos pacientes.

Portanto, antes de contratar um serviço de radiologia a distância, convém verificar se a empresa conta com a tecnologia de assinatura digital para emissão de laudos online, pois é ela que garante a idoneidade das informações enviadas e recebidas nos sistemas dos exames.

 Se você achou interessante esse artigo e deseja acompanhar mais artigos relevantes sobre a comunidade médica e saúde, assine a newsletter da VX

Compartilhe:

Fale com um especialista e reduza custos do seu hospital.

A VX Medical Innovation oferece laudos de subespecialistas mesmo em locais distantes dos grandes centros urbanos, agilize o diagnóstico com laudos em até 2 horas e reduza os custos operacionais e otimize processos internos. Vamos conversar.
plugins premium WordPress