Login

Nosso Blog

Como vencer o medo de realizar exames de imagem?

paciente-masculino-deitado-em-aparelho-de-tomografia
Precisando reduzir custos do seu hospital? Conheça nossos laudos a distância!

Para muitas pessoas, a simples menção de realizar um exame de imagem, como uma ressonância magnética ou tomografia computadorizada, pode desencadear uma onda de ansiedade e medo.

Esse receio não é incomum e pode ser atribuído a uma variedade de razões, desde o desconforto físico, emocional e até mesmo claustrofobia, ou seja, medo de ficar em ambientes muito pequenos ocasionada pelos aparelhos parcial ou totalmente fechados.

Neste artigo, vamos dar algumas dicas eficazes para enfrentar e superar esse medo. Compreender que você não está sozinho em sentir essa ansiedade é o primeiro passo para conquistar uma experiência mais tranquila e positiva ao realizar esses importantes exames de diagnóstico, continue a leitura!

Dicas para superar o medo de realizar exames de imagem

1) Conheça o procedimento antecipadamente

Informe-se sobre o procedimento específico que você vai realizar. Entender o que esperar durante o exame pode ajudar a diminuir a ansiedade.

Em determinadas situações, quando as imagens são capturadas apenas da cintura para baixo, é possível que a pessoa mantenha a cabeça fora do tubo do aparelho, diminuindo a sensação de claustrofobia.

Saiba mais sobre posicionamento radiológico, aqui!

2) Converse com o profissional de saúde

Não deixe de discutir suas preocupações com o médico que solicitou o exame, bem como analisar outras alternativas de exames disponíveis para o diagnóstico.

Além disso, é possível realizar a tomografia e a ressonância com sedação, quando indicado pelo médico. Ao mesmo tempo, a equipe do centro de imagem podem fornecer informações adicionais e tranquilizá-lo sobre todo o processo!

3) Use dispositivos de conforto quando disponibilizados

Muitos centros de imagem oferecem dispositivos de conforto, como óculos de realidade virtual ou música relaxante, para distrair e acalmar os pacientes durante o exame.

4) Traga um acompanhante

Durante todo o exame, médicos, enfermeiros e técnicos de radiologia acompanham o paciente. Se permitido pelo centro de imagem, traga um amigo ou membro da família para acompanhá-lo durante a realização do exame. Assim, sua presença pode oferecer conforto e apoio emocional.

5) Peça ajuda profissional se necessário

Se o medo persistir e interferir significativamente na sua capacidade de realizar o exame, considere procurar aconselhamento de um profissional de saúde mental especializado em lidar com ansiedade médica.

6) Seja positivo!

Do mesmo modo, lembre-se de que os exames de imagem são ferramentas importantes para o diagnóstico e tratamento das condições médicas. Mantenha uma atitude positiva e foque nos benefícios das informações precisas sobre sua saúde.

Embora existam dúvidas e medos em relação aos exames de imagem, como tomografia computadorizada e ressonância magnética, é importante ressaltar que esses aparelhos são altamente seguros. Esses exames são fundamentais para identificar uma variedade de doenças, incluindo cânceres e tumores, e não causam dor durante sua realização.

Gostou desse artigo? Se inscreva abaixo na newsletter da VX para receber conteúdos semanais sempre atualizados sobre a área da saúde.

Compartilhe:

Fale com um especialista e reduza custos do seu hospital.

A VX Medical Innovation oferece laudos de subespecialistas mesmo em locais distantes dos grandes centros urbanos, agilize o diagnóstico com laudos em até 2 horas e reduza os custos operacionais e otimize processos internos. Vamos conversar.
plugins premium WordPress