Login

Nosso Blog

Impactos da tecnologia na área da saúde

tecnologia na saúde - profissionais da saúde utilizando a tecnologia
Precisando reduzir custos do seu hospital? Conheça nossos laudos a distância!

A tecnologia na saúde tem trazido muitos impactos positivos, tanto para os pacientes quanto para médicos e instituições de saúde. Já estamos acostumados a ver a tecnologia avançar e mudar a rotina de todos. Podemos citar exemplos simples, que além de facilitar o dia a dia, foram também fundamentais no enfrentamento à pandemia, como videochamadas, compras por aplicativos, dentre outros.


De maneira análoga, a tecnologia pode impactar diretamente nos serviços prestados na área de saúde. Essa ferramenta pode aumentar o alcance do cuidado médico, melhorar sua eficácia e contribuir para a melhora profissional dos envolvidos.

Para conhecer e entender como a tecnologia na saúde pode causar bons impactos, continue a ler o artigo e saiba como o futuro da área da saúde é promissor. 

Os benefícios da tecnologia na saúde

Sem dúvida alguma os benefícios que a tecnologia traz para a área da saúde são inúmeros e abrangentes. Tais vantagens vão desde um diagnóstico precoce através de avanços aplicados ao diagnóstico por imagem até a agilidade no atendimento de pacientes e melhoria na gestão dos serviços.

Veja a seguir os principais benefícios do avanço da tecnologia na saúde: 

Agilidade no atendimento

Quem não se lembra de estar horas ao telefone tentando marcar uma consulta? Hoje em dia isso mudou muito e já é possível agendar uma consulta em minutos pelo celular com alguns toques na tela. 

Ademais, não podemos nos esquecer de citar a possibilidade do atendimento a distância, que viabiliza o diagnóstico precoce e diminui o tempo de espera para início de um tratamento. Além disso, hoje um médico pode ter acesso ao resultado do exame de um paciente pela internet, agilizando assim as providências a serem tomadas.

Assistência clínica mais eficaz

O mais importante aqui está na aplicabilidade da medicina preventiva por meio do diagnóstico por imagem, uma vez que o avanço tecnológico já permite prever doenças como glaucoma e até mesmo tumores, por meio de imagens computadorizadas e 3D, por exemplo.

Dessa forma, a medicina se torna mais efetiva e consegue buscar com mais agilidade o tratamento e as possibilidades de cura de cada paciente, o que por sua vez reduz os custos tanto hospitalares quanto do próprio paciente.

Não podemos nos esquecer que não só o atendimento, prevenção, diagnóstico e tratamento dos pacientes são beneficiados pela tecnologia na saúde, há também benefícios para a área de gestão das instituições de saúde. Confira abaixo:

Medicina humanizada

Quando se fala em medicina humanizada, estamos falando de um atendimento e tratamento personalizado e próximo para cada paciente. A tecnologia na saúde contribui para a humanização do atendimento, pois, além de diminuir os obstáculos da distância física, permite que o profissional otimize tarefas operacionais e burocráticas e tenha mais disponibilidade para se dedicar ao atendimento do paciente e às suas demandas.

A partir do momento que o médico dispõe de tecnologias que tornam todo o processo mais eficaz, confiável e menos operacional, possibilitamos que a medicina se torne mais humanizada,  fidelizando pacientes e profissionais.

Otimização de tempo

Todo o processo executado pela medicina é multidisciplinar, de forma que, quando a tecnologia é empregada, impacta nos diversos nichos da cadeia de atuação dos profissionais da saúde. Por conseguinte, a automatização desses processos dinamiza o tempo gasto em cada um dos diagnósticos e leva a um trabalho de melhor qualidade e eficiência aos pacientes.

Maior facilidade no acesso à saúde

A facilitação do acesso à saúde pode ser considerado um dos principais benefícios da utilização da tecnologia, já que a distância física deixa de ser um problema para quem necessita de algum tipo de atendimento. A telemedicina possibilita o acesso à saúde em regiões com escassez de oferta, democratizando o acesso da população à saúde de qualidade. Além disso, é um forte contribuinte no enfrentamento dos obstáculos inerentes aos custos dos sistemas de saúde, devido à sua amplitude de atuação e aos menores custos de operação.

Qual a visão dos médicos sobre a utilização da tecnologia na saúde?

Uma pesquisa realizada pela Associação Paulista de Medicina e pelo Global Summit Telemedicine & Digital Health aponta que mais de 80% dos médicos são favoráveis à utilização da tecnologia no atendimento de pacientes.

O estudo contou com cerca de 1600 profissionais que participaram respondendo um questionário online sobre emprego de tecnologias na área da saúde. Esses médicos afirmam que a tecnologia ajuda na otimização de consultas e aumenta o benefício gerado aos pacientes.

Diante de tantos benefícios torna-se irrevogável que a tecnologia chegou para ficar na saúde, de forma que 91% dos profissionais que responderam o questionário afirmaram já terem utilizado alguma tecnologia no atendimento de pacientes.

Vale ressaltar, no entanto, que o uso de tecnologia na saúde também requer cuidados, isso porque médicos que participaram da pesquisa, salientaram que a prescrição através da telemedicina pode ser muito perigosa quando feita de forma irresponsável.

Desse modo, profissionais sugerem que a prescrição online seja feita desde que o paciente realize uma consulta presencial primeiramente, para que o médico possa avaliar de perto qual a necessidade real daquele quadro.

Além disso, cabe ressaltar a importância do uso de plataformas adequadas e processos de segurança de dados implementados, a fim de garantir o cumprimento à Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), mas esse é um assunto que será abordado em breve. 

Quais são as próximas tendências?

Como em qualquer área, as tecnologias estão sempre se renovando para que todos os benefícios mencionados acima possam ser cada vez mais efetivos em toda a cadeia de funcionamento multidisciplinar da área da saúde. 

Assim sendo, é bom estar de olho nas novidades que surgirão. Confira as principais a seguir: 

Robótica

A robótica e a inteligência artificial são outras inovações da tecnologia na saúde que podem trazer inúmeros benefícios. Um dos principais é a viabilidade de cirurgias que podem ser realizadas com o auxílio de robôs, facilitando assim o trabalho de profissionais que têm dificuldade motora, por exemplo. O médico, através de um console, manuseia as pinças do robô, contribuindo para movimentos mais precisos.

O uso de robôs em cirurgias tem tornado os procedimentos mais eficazes e menos invasivos, porém, deve-se atentar para uma análise de cada caso, pois ainda existem inúmeros procedimentos em que o uso do robô não é a melhor alternativa.

Big Data

O big data é uma área do conhecimento que trata de um grande volume de dados que precisa ser processado para gerar conhecimento utilizável. Sua abrangência para a saúde é gigantesca e pode ser usado para vários fins, como:

  • para identificar as necessidades de pacientes;
  • para medir o desempenho e gerenciar o tratamento;
  • para auxiliar a tomada de decisão da equipe médica e assistencial;
  • para melhorar a qualidade dos serviços;
  • para reduzir custos;
  • para análises preditivas e aprendizado de máquina.

Viram quantas inovações e os benefícios que o uso da tecnologia na saúde podem trazer aos hospitais, clínicas, profissionais e pacientes? A utilização com responsabilidade proporciona maior qualidade de vida.

Para continuar recebendo nossos artigos e se informando sobre este e outros temas relacionados, inscreva-se na nossa newsletter.

Compartilhe:

Fale com um especialista e reduza custos do seu hospital.

A VX Medical Innovation oferece laudos de subespecialistas mesmo em locais distantes dos grandes centros urbanos, agilize o diagnóstico com laudos em até 2 horas e reduza os custos operacionais e otimize processos internos. Vamos conversar.
plugins premium WordPress