Durante muito tempo acreditava-se que saúde corporativa se tratava apenas de oferecer um plano de saúde aos funcionários. Contudo, com o passar do tempo, essa visão foi sendo modificada resultando em um conceito de saúde corporativa como a prática de ações preventivas que promovam o bem-estar dos funcionários no ambiente de trabalho do dia a dia
Dessa forma, essa prática engloba questões como elaborar ações que promovam o bem-estar físico e psicológico dos funcionários como uma maneira de prevenir acidentes de trabalho e sobrecarga psicológica.
Falaremos sobre a implementação da saúde corporativa nas empresas e seus benefícios.
O que é saúde corporativa?
O conceito de saúde corporativa ganhou uma visão mais abrangente que abandona a ideia meramente corretiva e emergencial que as empresas aplicavam quando se falava em saúde dos funcionários.
A prática de atuação apenas na emergência não estava resultando em baixo número de atendimento, uma prova disso é o aumento dos números de acidentes de trabalho observados entre 2012 e 2019. Veja o exemplo desses números obtidos pelo Observatório de Segurança e Saúde no Trabalho:
- 4,89 milhões de acidentes de trabalho com carteira assinada;
- 17.874 mortes de trabalhadores com carteira assinada, o que resulta em um falecimento a cada 3h43min;
- 382,15 milhões de dias de trabalho perdidos com afastamentos acidentários;
- R$ 85,816 milhões gastos com afastamentos acidentários;
- 2,85 milhões de notificações no Sistema Nacional de Agravos de Notificação (SINAN).
Segundo a Organização Mundial da Saúde, o conceito de saúde é o bem-estar biopsicossocial do indivíduo, ou seja, não é apenas a ausência de doença. Vindo de encontro a esse conceito e aos alarmantes número de acidentes mostrados acima, é possível perceber a necessidade de mudança de comportamento.
Assim, empresas têm buscado cada vez mais a prática de proporcionar não apenas soluções corretivas para melhoria da saúde da equipe, mas também proporcionar bem estar contínuo e de longo prazo para manter a saúde de seus colaboradores em dia.
Logo, essas ações são bastante diversificadas e podem ser implementadas de várias formas dentro das organizações como explicaremos a seguir.
Como implementar?
A implementação da saúde corporativa nas empresas a princípio parece complicada, mas com pequenas ações de médio e longo prazo é possível obter um projeto de saúde corporativa satisfatório. São exemplos de práticas para implementar a saúde corporativa dentro de uma organização:
Mapeamento do perfil de saúde dos funcionários
O primeiro passo é um mapeamento do perfil de saúde dos trabalhadores. Assim, é possível saber por exemplo, quais são as doenças crônicas mais presentes naquele grupo de funcionários e a partir disso, oferecer ações preventivas e corretivas direcionadas exatamente para aquelas patologias.
Mudanças de hábitos
Todos sabemos que uma boa saúde começa pela adoção de hábitos de vida saudáveis. Diante disso, a empresa que incentiva sobretudo a boa alimentação e a prática de exercícios físicos, já possui boa parte de suas ações encaminhadas.
Isso pode ser feito, por exemplo, quando a empresa oferece alimentação saudável aos funcionários, por meio de um refeitório que ofereça opções de tais alimentos. Ou ainda, a empresa pode contar com a presença de profissionais da saúde como fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais e psicólogos.
Esses profissionais podem comparecer periodicamente à empresa para orientar os funcionários com relação à prática de ginástica laboral, atividades físicas e relaxamento mental.
Campanhas de combate ao alcoolismo e ao tabagismo também são ótimos exemplos de como se pode melhorar a saúde dos funcionários a longo prazo por meio da conscientização e da educação em saúde..
Atenção à ergonomia empresarial
Atualmente, a maioria das empresas trabalha por meio da tecnologia. Isso significa que grande parte dos funcionários trabalham horas sentados à frente do computador, o que traz uma necessidade de atenção maior à ergonomia presente nos equipamentos como mesa, cadeira e até mesmo a orientação aos funcionários sobre a melhor postura corporal durante o dia de trabalho.
Quais os impactos para a organização?
Os impactos positivos e benefícios para a organização são inúmeros. Vão desde a redução de custos nas despesas de saúde dos funcionários até a melhoria da visibilidade da empresa no mercado. Veja alguns dos benefícios.
Engajamento de funcionários
A empresa que demonstra preocupação com o bem-estar de seus funcionários e coloca todas essas ações em prática só tem a ganhar. Afinal, os funcionários se tornam mais satisfeitos em trabalhar naquele local e consequentemente tornam-se mais engajados e alinhados com os objetivos da empresa.
Melhores resultados
A satisfação e o engajamento dos colaboradores gera uma cadeia produtiva de médio e longo prazo que impacta diretamente nos resultados da organização, pois os funcionários tendem a trabalhar mais focados visando a geração de valor e resultados.
Melhora no employer branding
Com funcionários satisfeitos e melhores resultados a empresa passa a ser mais bem vista pelo mercado. Desse modo, pode virar referência dentro de seu segmento.
Redução de custos
Outro importante benefício impacta positivamente na empresa com a implementação da saúde corporativa é a redução de custos. Afinal, a prevenção é mais barata que a correção e os custos com a saúde do funcionário são consideravelmente reduzidos.
Conseguiu perceber quantos benefícios a saúde corporativa pode trazer para a empresa e sua equipe? É um trabalho extenso, mas não complicado visto os benefícios e resultados alcançados.
Para continuar por dentro dos nossos conteúdos, inscreva-se na nossa newsletter.