Login

Nosso Blog

Saúde baseada em valor: o que é e como aplicar

saúde baseada em valor - médico sorrindo para um paciente idosa
Precisando reduzir custos do seu hospital? Conheça nossos laudos a distância!

O que você busca para o seu negócio? A saúde baseada em valor que foca no paciente ou o modelo tradicional que é baseado no volume de serviços.


A saúde baseada em valor não é recente, mas é capaz de inovar o modelo tradicional do sistema de saúde, o qual possui diversas falhas. Em 2016, Michael Porter, professor da Harvard Business School e diretor do Institute for Strategy and Competitiveness at HBS, publicou o livro “Repensando a saúde: estratégias para melhorar a qualidade e reduzir custos”, abordando a saúde baseada em valor pela primeira vez.

Depois disso, as clínicas e os hospitais ao redor do mundo vêm se movimentando para adotar esse modelo de sistema em seus estabelecimentos e conquistar mudanças positivas para os profissionais da saúde e para os pacientes.

O que é saúde baseada em valor?

A saúde baseada em valor é um modelo focado no custo-benefício dos serviços, os quais têm como principal foco os pacientes.

Através desse modelo é possível alcançar a melhoria da experiência da população com a saúde, já que são elaboradas ações preventivas e contínuas que possuem como objetivo tornar a vida de cada paciente mais saudável a longo prazo.

Para isso, uma avaliação individual é realizada para coletar dados como:

  • pressão;
  • altura;
  • peso;
  • ritmo cardíaco;taxas de glicose e colesterol;
  • e mais informações relevantes para acompanhar a qualidade de vida das pessoas.

Qual é a diferença entre saúde baseada em valor e o modelo atual?

Enquanto o modelo tradicional de saúde atua com o tratamento e cura de doenças, o modelo de saúde baseada em valor foca nos cuidados pela saúde, prevenindo e remediando situações que são capazes de desencadear enfermidades nos pacientes.

Por exemplo, se há o aumento de pacientes que fumam em um determinado grupo, o sistema busca combater essa elevação da taxa ao propor ações preventivas com o foco de combater o tabagismo

Além disso, o novo modelo propõe a redução dos custos de serviços, se contrapondo ao modelo tradicional, que gera altos gastos no setor da saúde e bastante desperdício. 

Quais são as suas vantagens?

As vantagens que a aplicação do novo modelo traz para o sistema de saúde beneficia tanto os profissionais da área quanto os pacientes, principalmente porque:

  • Abre caminho para um futuro sustentável ao implementar novas maneiras de assistência efetiva e remuneração que entregam valor;
  • Amplia os serviços e as conveniências oferecidas aos pacientes;
  • Otimiza a experiência das pessoas e reduz os desperdícios hospitalares ao racionalizar o uso dos recursos e leitos;
  • Aumenta a experiência e o conforto dos pacientes ao diminuir procedimentos desnecessários e os riscos assistenciais.

Como aplicar saúde baseada em valor?

Já existem organizações de saúde ao redor do mundo que adotaram o modelo de saúde baseada em valor e mostram resultados significativos em relação à qualidade de vida dos pacientes com custos reduzidos.

Atualmente, há uma estrutura capaz de orientar as clínicas e hospitais a respeito da sua aplicação. Acompanhe cada etapa a seguir:

Etapa #1: organizar os pacientes conforme as suas necessidades

Quando um paciente apresenta um quadro clínico, na maioria das vezes, mais de um especialista é necessário para que o diagnóstico e o tratamento sejam realizados. Porém, o sistema de saúde ainda apresenta uma grande falha de assistência médica, que é a falta de estruturação dos serviços.

Essa lacuna no sistema resulta em altos custos referentes à saúde da população e na baixa qualidade dos resultados para os pacientes.

Para combater isso e proporcionar uma assistência eficiente, é preciso organizar os pacientes em grupos de necessidades de atendimento, como, por exemplo, “pessoas com dor de coluna” ou “idosos com múltiplas doenças crônicas”.

Dessa forma, os profissionais da clínica ou do hospital prestam um atendimento de melhor qualidade focado naquelas condições e, por sua vez, entregam soluções integradas para otimizar a qualidade de vida do paciente.

Etapa #2: elaborar uma solução que atenda os pacientes

Ao organizar os grupos de pacientes é possível elaborar as melhores ações para beneficiar a experiência e a saúde de cada um.

Por exemplo, uma clínica que atende pessoas com câncer, através da saúde baseada em valor, pode oferecer assistência de transporte para pacientes que não possuem um meio de locomoção facilitado para comparecer nas sessões de quimioterapia.

Um outro bom exemplo são pessoas que convivem com a enxaqueca, que não recebem apenas a terapia medicamentosa, mas também orientação psicológica, fisioterapia e sessões de relaxamento para aliviar os sintomas.

Etapa #3: treinar os profissionais que integram o corpo clínico

Quando a saúde baseada em valor é abordada, toda a equipe da clínica ou hospital é treinada para proporcionar uma melhor experiência dos pacientes e otimizar a qualidade dos seus resultados.

Os profissionais que atendem esse modelo de sistema de saúde passam por treinamentos para aprenderem a se comunicar, trabalhar em equipe, tomar decisões de maneira segura e certeira, além de outras características de um time multidisciplinar.

Etapa #4: mensurar os resultados obtidos através da saúde baseada em valor

A mensuração dos resultados conquistados com a saúde baseada em valor é capaz de inovar o sistema de saúde porque aponta as falhas e onde investir em melhorias, tanto para os pacientes quanto para os profissionais.

Assim, os pacientes são agrupados conforme as suas necessidades e os profissionais são desenvolvidos e aperfeiçoados para terem autonomia em suas áreas de atuação e se sentirem seguros no julgamento clínico. 

Essa mensuração é realizada por grupos de pacientes e também é usada para analisar os custos dos serviços que cada um gera, o que traz dados sobre os cuidados implementados às pessoas e áreas que devem receber mais atenção para melhorar a sua eficiência. 

Etapa #5: ampliar as parcerias entre as organizações clínicas

Uma vez que os pacientes têm suas necessidades organizadas em grupos e os profissionais são preparados para prestar o melhor atendimento possível, chega o momento de ampliar as parcerias, levando a qualidade de serviço para outras clínicas e hospitais.

A parceria serve para expandir as tecnologias usadas para levantar soluções e diagnósticos, como é o caso da telemedicina, que é uma ótima solução para regiões que estão longe de grandes centros urbanos e possuem difícil acesso à saúde e a outros médicos especialistas.

Como medir a excelência da saúde baseada em valor?

A excelência da saúde baseada em valor é medida a partir da análise dos resultados. É realizada a mensuração dos dados dos pacientes e a análise dos benefícios decorrentes das ações implementadas para melhorar a saúde e a qualidade de vida das pessoas.

Então, para alcançar a excelência na saúde baseada em valor, é fundamental acompanhar os seus resultados, surgir com otimizações do modelo de sistema e focar na experiência e na saúde dos pacientes, os quais se tornam o centro das atenções nesse novo modelo. 

Conclusão

A saúde baseada em valor está inovando o sistema de saúde porque coloca o paciente como o centro das atenções, otimizando a sua experiência e a sua qualidade de vida com ações preventivas e de longo prazo.

Uma vez que ela é implementada com sucesso, as clínicas e hospitais também ganham vantagens porque alcançam a sustentabilidade econômica e a eficiência dos processos.

E aí? Gostou do nosso conteúdo? Acredita no sucesso da saúde baseada em valor? Então se inscreva na nossa newsletter e continue acompanhando nossos conteúdos.

Compartilhe:

Fale com um especialista e reduza custos do seu hospital.

A VX Medical Innovation oferece laudos de subespecialistas mesmo em locais distantes dos grandes centros urbanos, agilize o diagnóstico com laudos em até 2 horas e reduza os custos operacionais e otimize processos internos. Vamos conversar.
plugins premium WordPress