Login

Nosso Blog

Saúde 5.0: entenda o conceito e como apli

saúde 5.0 - mulher com o cabelo preso utilizando uma máscara branca
Precisando reduzir custos do seu hospital? Conheça nossos laudos a distância!

A saúde 5.0 é um conceito que prioriza o bem-estar do paciente, mas também que acredita que a transformação digital é capaz de otimizar o atendimento e tratamento de pessoas.


A saúde 5.0 é um conceito que engloba a implementação da inteligência artificial, da Internet das Coisas (IoT) e de outras soluções inovadoras que surgiram para acompanhar o avanço da conectividade de pessoas e humanização de processos dentro da área da saúde.

Como afirma Vitor Liberatori, Gerente de Produtos Sr. da Elsevier: 

“É essencial entendermos que a transformação digital da saúde, ou a Saúde 5.0, tem como foco o bem-estar do paciente. A tecnologia pode e deve estar presente em cada uma delas, de modo a colaborar com a tomada de decisão dos profissionais que atuam em cada fase, para aumentar a assertividade do tratamento e engajar o paciente e as pessoas que o assistem fora dos hospitais e consultórios.”

Nesse contexto, o conceito da saúde 4.0 é o momento em que houve o investimento em tecnologia para que os recursos tecnológicos fossem implementados à prática de medicina.

Um bom exemplo disso são os prontuários eletrônicos, uma solução da telemedicina que simplifica o registro, armazenamento e controle digital dos dados e informações de pacientes por meio da nuvem, e sendo regulamentado pela Resolução CFM nº 1639/2002.

Assim, médicos e profissionais que se encontram na área da saúde têm a chance de prestarem um melhor atendimento e suporte aos pacientes, otimizando sua experiência em relação à equipe médica e ao estabelecimento de saúde.

A saúde 4.0 também incentivou a Internet das Coisas, a qual integra o mundo real ao digital por meio de ferramentas da rotina médica que são ligadas à internet, além do Big Data, que captura, analisa e interpreta grandes volumes de dados de diversas fontes.

O Big Data é uma inovação significativa para a medicina porque identifica características semelhantes de pacientes e os separam em grupos, simplificando e auxiliando os médicos a anteciparem complicações de saúde e realizarem o monitoramento da eficiência de tratamentos.

Então conhecendo esse conceito, a saúde 5.0 surge para, além de conectar os pacientes, médicos e tratamentos em geral, humanizar os processos, colocando as pessoas como foco do sistema de saúde.

Por fim, é possível afirmar que uma das grandes diferenças da saúde 4.0 para a saúde 5.0 é que o paciente tem acesso ao prontuário médico, compreendendo o seu diagnóstico e tratamento por completo, alcançando maior eficiência nos resultados.

Quais as inovações que integram esse conceito?

As inovações que fazem parte do conceito de saúde 5.0 incluem a telemedicina, a inteligência artificial, a Internet das Coisas e os wearables, as quais estão detalhadas abaixo.

Inovação #1: telemedicina

A telemedicina é uma prática regulada no Brasil desde 2002, ganhando força em 2020 devido à pandemia do coronavírus e sendo autorizada em emprego emergencial pela Lei 13.989 de abril de 2020.

Com essa autorização e com grande parte da população evitando se dirigir a hospitais e clínicas, 75% dos estabelecimentos médicos privados acataram o uso de procedimentos online, assim como 58,3% deles possuem serviços próprios de telemedicina.

A teleconsulta é uma das soluções da telemedicina que vem ganhando espaço em instituições de saúde porque simplifica a comunicação com os pacientes, não havendo necessidade de locomoção e exposição entre as partes, além de reduzir custos e agilizar o atendimento.

Inovação #2: Inteligência artificial

A inteligência artificial é utilizada na saúde 5.0 para garantir a agilidade e um atendimento humanizado em todas as etapas dos processos de pacientes, realizando tarefas em larga escala com alta disponibilidade e personalização.

Através da inteligência artificial, alguns benefícios são percebidos para a medicina, como melhorias relacionadas aos prontuários eletrônicos, o emprego do deep learning na área da saúde e a ativação de alertas de emergência para os médicos sobre as mudanças no quadro de seus pacientes.

Benefício #3: IoT e wearables

Segundo o Gartner, empresa de desenvolvimento de tecnologias, o mercado de wearables, também conhecidos como dispositivos vestíveis, possui um crescimento anual de aproximadamente 16,7%.

Inclusive, em relação a smartphones, o Brasil se encontra como o quinto país do mundo que mais os consomem. Como aponta o IDC, no segundo trimestre de 2020, mais de 9,6 milhões de aparelhos foram vendidos no país. 

Logo, é possível afirmar que o uso da tecnologia tem sido crescente, tanto no Brasil quanto no mundo, então a IoT e os wearables surgem como soluções inovadoras à saúde 5.0.

Por meio dessas ferramentas, os idosos recebem apoio e suporte dos médicos e suas equipes, os mantendo conectados remotamente às instituições de saúde e emitindo alertas em situações emergenciais.

Esses dispositivos permitem que os sinais vitais sejam rastreados e indicam o estado de saúde de cada paciente, com clínicas médicas e hospitais atendendo o maior número de pessoas possível e reduzindo as visitas aos estabelecimentos físicos.

Assim ocorre a simplificação no acompanhamento da saúde dos pacientes, otimizando a qualidade de vida de cada um de dentro de suas casas, havendo, ainda, a chance dos médicos enviarem lembretes diários de medicação para as pessoas.

Todas as inovações citadas acima servem como soluções da saúde para seguir a evolução tecnológica e comportamental da população, que estão mais conectadas, exigentes e questionando sobre a própria saúde, buscando acompanhar mais de perto os diagnósticos e tratamentos sugeridos pelos médicos e equipe.

Quais os benefícios da saúde 5.0?

Existem sete benefícios provenientes da saúde 5.0, visto que é possível priorizar o conforto dos pacientes, o seu estilo de vida, e ainda assim promover a saúde e otimizar o seu tratamento, focando nas necessidades individuais de cada um.

Conheça estes sete benefícios a seguir:

  1. Atendimento online: o atendimento ao paciente pode ser realizado à distância de maneira simples e integrada às ferramentas de prontuários eletrônicos;
  2. Prontuário eletrônico: os prontuários são facilmente acessados pelos médicos e equipes, além de ser acessível e digital para os pacientes;
  3. Pagamento digital: o pagamento aos serviços prestados pelos estabelecimentos, médicos e equipes são efetuados via cartão de crédito, à vista ou parcelado de maneira online;
  4. Recebimento de consultas: as notificações de consultas são enviadas para os dispositivos online, entregando praticidade e agilidade aos médicos e equipe sem que hajam burocracias que atrasam os processos;
  5. Assinatura digital: permissão para que o Certificado Digital ICP-Brasil seja associado e seja garantido a validade jurídica do documento;
  6. Modelo de fichas: os modelos de fichas são elaborados por profissionais de saúde que são referências em suas áreas e especialidades, além dos receituários serem válidos para todo o território nacional;
  7. Comunicação multicanal: possibilidade de estabelecer uma comunicação com pacientes através de e-mail, SMS, WhatsApp, entre outras opções, com filtros e grupos específicos.

Estes são os sete benefícios da saúde 5.0, agora, além de você conhecer suas vantagens, também conhece as inovações que a integram e as transformações que ela traz para a medicina em prol do paciente. 

Então se inscreva na nossa newsletter e se mantenha atualizado em relação às novidades sobre medicina e telemedicina para sua profissão! 

Compartilhe:

Fale com um especialista e reduza custos do seu hospital.

A VX Medical Innovation oferece laudos de subespecialistas mesmo em locais distantes dos grandes centros urbanos, agilize o diagnóstico com laudos em até 2 horas e reduza os custos operacionais e otimize processos internos. Vamos conversar.
plugins premium WordPress