Login

Nosso Blog

Preparo de exames: saiba qual o ideal para exames de imagem

preparo de exames - médico passando equipamento de ultrassom na barriga de um paciente
Precisando reduzir custos do seu hospital? Conheça nossos laudos a distância!

A radiologia é um campo da medicina extremamente importante para a saúde da população mundial. A realização dos exames de imagem serve, não só para o diagnóstico e tratamento de doenças, mas, principalmente, para a prevenção delas. Por isso, o preparo adequado nos exames de imagem é necessário e de grande importância para o diagnóstico correto e seguro.

O que são exames de imagens?

Os exames de imagem são procedimentos que permitem a observação de órgãos e estruturas internas do organismo sem a necessidade de intervenção cirúrgica, servindo de base para investigar e diagnosticar doenças ou condições médicas.

Os exames são orientados por um médico radiologista e por uma equipe de técnicos em radiologia. E um dos inúmeros benefícios dos exames de imagem é que geralmente não são invasivos e são realizados de maneira bastante rápida e indolor.

Atualmente, existem diversas tecnologias de imagem que conseguem analisar tecidos e células, a fim de detectar lesões, nódulos, tumores ou alterações suspeitas, oferecendo diagnósticos mais precisos e imagens em alta definição e qualidade.

Os exames de imagens podem ser feitos de várias maneiras, como por meio de raios X, ondas sonoras, partículas radioativas e campos magnéticos.

Dessa forma, os exames da radiologia são dos mais variados e ajudam na descoberta precoce e no tratamento de uma série de doenças, conforme veremos a seguir.

Quais os principais exames de imagem?

Dentro dos exames de imagem, existem diversos tipos de exames capazes de ajudar a identificar alterações em todas as partes do corpo.

A seguir, confira os principais exames de imagem na rotina médica.

RAIO-X

Os exames de raio-x são uns dos exames mais solicitados e utilizados na medicina. É um método de diagnóstico por imagem simples, de baixo custo e não invasivo utilizado para produzir imagens de estruturas internas do corpo humano.

Com esse exame é possível analisar várias regiões do corpo de um paciente e detectar várias enfermidades, como:

  • Fraturas; 
  • Infecções pulmonares; 
  • Inflamação e infecções; 
  • Artrite (é possível acompanhar a evolução ao longo dos anos); 
  • Objetos estranhos no corpo;

Clique aqui e confira quais são os tipos de radiografia mais utilizados atualmente.

TOMOGRAFIA COMPUTADORIZADA

A Tomografia Computadorizada (TC) é um método de diagnóstico por imagem não invasivo, de diagnóstico rápido, permitindo a visualização de órgãos, estruturas e tecidos de forma mais detalhada e em cortes axiais ou transversos.

Por apresentar imagens em alta resolução, a TC tem a finalidade de explorar várias partes do corpo: ossos, cérebro, rins, fígado, pâncreas, pulmões, ovários, vias biliares e pleura.

Nesse método de diagnóstico, pacientes diabéticos, alérgicos ao iodo, asmáticos e alérgicos deverão comunicar a equipe de atendimento sobre tais condições de saúde, para ser orientado adequadamente quanto ao preparo do exame.

Veja quais são os tipos de tomografia computadorizada mais solicitadas na rotina médica.

RESSONÂNCIA MAGNÉTICA

O exame de imagem da Ressonância Magnética (RM) consegue analisar diversas características do organismo, entre elas a densidade, tempos de relaxamento e o fluxo sanguíneo nos tecidos.

Esse método de diagnóstico é indicado para investigar doenças do neuroeixo, osteoarticulares, vasculares e cardíacas, na avaliação das vias biliares e do abdome, da pelve e da mama, além de ser útil na avaliação de extensão e recidiva tumoral.

Por não emitir radiação, a RM é útil na avaliação clínica de intercorrências durante a gravidez, e é utilizada na investigação diagnóstica de pacientes que apresentam antecedentes alérgicos ao iodo.

Tipos de ressonância magnética mais solicitados.

DENSITOMETRIA ÓSSEA

A densitometria óssea é um exame que permite analisar e determinar a quantidade de massa óssea presente no corpo, sendo de extrema importância para indivíduos acima de 50 anos.

ULTRASSONOGRAFIA

O exame de ultrassom é uma ferramenta que permite examinar problemas abdominais, circulação, urologia, obstetrícia, cuidados com o recém-nascido e até mesmo condições musculoesqueléticas em tempo real.

MAMOGRAFIA

A mamografia é considerada o principal método de rastreio do câncer de mama. Nesse exame de imagem, nódulos e lesões suspeitas podem ser descobertos pela compressão das mamas em duas espécies de chapa de raio-x, conhecidas como mamógrafo.

Qual o preparo necessário ao realizar exame de imagem?

Para proporcionar a maior precisão nos diagnósticos, além de garantir maior segurança na realização dos exames e a prevenção de intercorrências, é preciso que alguns cuidados sejam tomados por parte do paciente antes ou depois do procedimento.

Antes de se submeter a qualquer exame, a clínica deverá orientar o paciente caso o exame de imagem necessite de preparo ou recomendações específicas.

O centro de imagem deverá fornecer um questionário clínico antes da realização do exame para que o paciente informe seu histórico de saúde, cirurgias, medicamentos em uso e o motivo da solicitação do exame.

Confira abaixo algumas particularidades de preparo dos exames de imagem.

JEJUM

O jejum permite a visualização das estruturas internas com mais facilidade por não ter a sobreposição de gases, como é o caso de tomografias contrastadas, ultrassom do abdome e ressonância magnética.

Esse preparo pode variar entre 4h e 12h, dependendo do tipo de exame solicitado. Alguns procedimentos necessitam de jejum total e outros podem solicitar uma dieta leve ou apenas ingestão de água.

MEDICAMENTOS

Uma dúvida muito recorrente é quanto ao uso de medicamentos diários. Medicamentos anti-hipertensivos, antidiabéticos, anticoagulantes e outros não devem ser suspensos, desde que seja a pedido médico.

É comum em muitos preparos ser solicitado o uso de antialérgicos caso a pessoa seja alérgica ao componente do contraste utilizado na tomografia ou na ressonância, e de laxantes, no caso de procedimentos que necessitam de uma limpeza intestinal.

No entanto, é importante frisar que em caso de dúvida ou alergia ao componente do medicamento, o médico seja consultado previamente.

ÁGUA

A ingestão de água se faz necessário para a realização do exame ultrassonográfico de abdome total, aparelho urinário e pelve para manter a bexiga confortavelmente cheia, proporcionando uma melhor visualização das estruturas na região analisada.

Para exames que são administrados contraste, a ingestão de água após a finalização do exame ajuda a eliminar rapidamente o contraste do organismo.

MANTER-SE QUIETO

Se manter imóvel é a recomendação que está presente em todos os exames de imagem, para garantir que não haja distorção nas imagens e para evitar erros nos laudos.

Para claustrofóbicos ou idosos, os exames de imagem podem ser realizados com sedação – a pedido médico.

No caso de crianças, os pais deverão orientar a ficarem imóveis e acompanhá-las para distraí-las na hora do exame.

EXAMES ANTERIORES

Outra orientação extremamente importante é sobre os exames realizados anteriormente. Sempre que for realizar um novo exame, não esqueça de levar consigo os exames anteriores para que o médico possa comparar o novo exame.

ADORNOS E OBJETOS

Para a segurança do paciente e da equipe técnica, adornos e objetos metálicos não podem ser utilizados durante a realização da ressonância magnética.

Entre os principais itens metálicos proibidos na sala de exame, estão:

Jóias, piercings, relógios, aparelhos auditivos, alfinetes, grampos de cabelo, canetas, canivetes, óculos, celular, arma de fogo e todos os quais podem ser danificados devido o campo magnético;

Em caso de dúvida quanto ao preparo para a realização do exame ou após a realização dele, a equipe da clínica de imagem deverá estar de prontidão para auxiliar o paciente.

Se você achou interessante esse conteúdo e deseja acompanhar mais artigos relevantes da medicina, não deixe de assinar a newsletter da VX para ficar por dentro!

Compartilhe:

Fale com um especialista e reduza custos do seu hospital.

A VX Medical Innovation oferece laudos de subespecialistas mesmo em locais distantes dos grandes centros urbanos, agilize o diagnóstico com laudos em até 2 horas e reduza os custos operacionais e otimize processos internos. Vamos conversar.
plugins premium WordPress