Os avanços da tecnologia na área de saúde não param, e podemos citar a telemedicina como uma das principais. No Brasil este avanço se deu de tal forma que já é possível agendar uma consulta em minutos por meio de um aplicativo, entre outras vantagens.
Para ajudar a entender o que é telemedicina e sua história, como se deu seu avanço no Brasil, as suas principais vantagens e como utilizá-la, preparamos este artigo.
O que é telemedicina? Conheça a história da Telemedicina no Mundo
Pode-se dizer que o primeiro indício do surgimento da telemedicina no mundo ocorreu em 1910, com a invenção do estetoscópio eletrônico, que possibilitou a emissão de sinais para o fornecimento de informações médicas a 50 milhas de distância.
Há também, registros que afirmam que a telemedicina começou a ser utilizada e praticada na Segunda Guerra Mundial, quando os profissionais da saúde se comunicavam através do rádio, devido à distância entre eles e os soldados.
Evolução da telemedicina no Brasil
No Brasil a telemedicina foi regulamentada e consolidada a partir do ano de 2002, com a fundação do Conselho Brasileiro de Telemedicina e Telessaúde, que tem por objetivo discutir, aprofundar o estudo sobre o tema e viabilizar a utilização da telemedicina de forma segura.
Por conseguinte, tornou-se possível a ampliação dos serviços oferecidos através da consolidação de leis para realização desse tipo de trabalho. Ademais, a telemedicina nunca foi tão necessária quanto nos tempos atuais, em meio a pandemia do coronavírus, não é mesmo?
No Brasil, em 20 de Março de 2020, o Ministério da Saúde divulgou a regulamentação da Organização Mundial da Saúde que autoriza a utilização da telemedicina mediante situação de pandemia. Tais medidas visam, principalmente, facilitar o atendimento de pacientes à distância, evitando aglomerações e o risco de contágio por Covid-19 em hospitais e clínicas médicas.
Quais são as vantagens da telemedicina?
As vantagens da telemedicina são inúmeras. Vão desde a marcação de consultas em um aplicativo até a redução de custos com deslocamento dos pacientes até os hospitais. Veja abaixo a lista das principais vantagens:
Democratização do acesso à saúde
A tecnologia e a telemedicina auxiliam na democratização do acesso à saúde, pois possibilitam que a população afastada dos grandes centros urbanos tenha acesso ao atendimento médico de qualidade.
Além das questões de distância física dos grandes hospitais por parte da população, é importante ressaltar a falta de recursos financeiros. Estima-se que 70% da população brasileira dependa do SUS e, nesses casos, a telemedicina ajuda a população carente a ter acesso a um atendimento médico de qualidade. A telemedicina ainda pode oferecer um atendimento personalizado, afinal, abrange diversas especialidades médicas, diferentes localidades e possibilita essa individualidade no atendimento.
Quando falamos em telemedicina, podemos dividir sua atuação em:
Telediagnóstico
Os avanços da tecnologia na área da saúde permitem acesso a aparelhos que fornecem informações sobre a evolução do quadro clínico do paciente em tempo real e a distância. Dessa forma, médicos conseguem diagnosticar e atender pacientes em menos tempo e nas regiões mais afastadas e desprovidas de recursos imediatos.
A agilidade com que resultados de exames são disponibilizados atualmente ajuda os médicos a oferecerem um diagnóstico mais rápido e preciso,auxiliando na acurácia do tratamento necessário para cada paciente e no aumento das possibilidades de cura.
Telerradiologia
Outra grande vantagem da telemedicina é a emissão e o fornecimento de documentação médica a distância para os pacientes. Resultados de exames e laudos médicos podem ser solicitados e acessados com apenas alguns cliques.
Mais uma vez, vemos uma grande otimização do tempo, além de mais personalização e qualidade dos diagnósticos.
Teleconsulta
Essa tecnologia permite que você se consulte como seu médico por meio de uma videochamada, mais um caso de economia com tempo e deslocamentos.
Redução de custos
O paciente não precisa se preocupar com os custos de tempo e deslocamento até a clínica médica, uma vez que com acesso à internet você realiza sua consulta e demais atendimentos de onde estiver.
Maior segurança
A tecnologia aplicada à saúde e a telemedicina possibilitam que cada um dos processos citados acima sejam executados com maior segurança para o paciente. Nesse quesito, podemos destacar os seguintes pontos:
Sigilo médico
A telemedicina possibilita o fornecimento de documentação médica a distância. Isso auxilia na manutenção do sigilo médico, pois os documentos são enviados diretamente ao paciente pela internet e protegidos por criptografia, o que impossibilita o extravio e/ou a perda de documentos.
Armazenamento de dados
É possível armazenar todo o histórico de cada paciente para facilitar o acompanhamento e o andamento de um tratamento.
Telecirurgia
Cirurgias complexas podem ser realizadas com a ajuda de robôs que são monitorados por profissionais da saúde com a tecnologia, o que diminui o risco de erros em procedimentos mais difíceis.
Maior cuidado com a saúde
Neste tópico salientamos que a telemedicina auxilia muito na prevenção de doenças.
Toda a facilidade que a telemedicina proporciona através da internet, possibilita também que as pessoas tenham mais atenção e cuidado aos sinais que o corpo envia com relação à saúde. Ao menor sinal de alteração, podemos consultar um médico de rotina para o atendimento inicial.
Logo, quem reclama da falta de tempo para ir ao médico, não tem mais motivos para não se cuidar. Como consequência disso, podemos citar também a preservação da saúde pela diminuição das chances de contágio, como pode ocorrer nos hospitais e clínicas médicas.
Dessa forma aumenta-se a prevenção de doenças e diminui-se a busca apenas pelo tratamento, quando a necessidade já é diagnosticada.
Viu só quantos benefícios a telemedicina tem nos oferecido? Com cuidado e atenção, as vantagens da telemedicina trazidas pelos avanços da tecnologia na saúde podem ajudar e muito no aumento da qualidade de vida e bem-estar.