Login

Nosso Blog

PADI: o que é e como funciona o programa?

programa padi - médica sentada olhando para a câmera com uma tela de computador expondo exames de diagnóstico por imagem
Precisando reduzir custos do seu hospital? Conheça nossos laudos a distância!

Existe uma certificação chamada Programa de Acreditação em Diagnóstico por Imagem (PADI), já ouviu falar? Essa certificação garante, como existe nas diversas áreas, que as melhores práticas dos serviços seja realizada na área de diagnósticos de imagens.


O PADI é um programa do Colégio Brasileiro de Radiologia e Diagnóstico por Imagem (CBR), que é uma entidade acreditadora na área da radioliga.

Essa certificação é uma das formas de atestar a qualidade e a autenticidade de profissionais e empresas. Além disso, serve como prova que a clínica em questão é confiável e que os profissionais têm os conhecimentos exigidos para realizar suas atividades.

Quer saber mais sobre como o programa funciona, quais serviços podem se candidatar e quem pode se beneficiar? Então continue a leitura deste conteúdo e confira. Boa leitura!

O que é PADI e qual a sua importância?

O Programa de Acreditação em Diagnóstico por Imagem (PADI) é realizado pelo Colégio Brasileiro de Radiologia e Diagnóstico por Imagem (CBR). O programa tem o objetivo de aperfeiçoar as clínicas através de um controle de qualidade e tem adesão voluntária.

As clínicas acreditadas pelo programa são reconhecidas pela Agência Nacional de Saúde (ANS) como tendo os melhores índices de qualidade, índices esses que são estabelecidos pela lei nº 13.003/14 e regulada pela Resolução Normativa nº 364.

Desse modo, podemos afirmar que o CBR é uma das organizações que auxiliam a ANS na definição de critérios para averiguar a qualidade da prestação de serviços na saúde suplementar, estimulando assim uma melhoria contínua dessas clínicas e um melhor atendimento para os pacientes.

Com isso, os pacientes podem fazer escolhas mais bem pensadas e avaliadas baseando-se na qualidade. As operadoras, por sua vez, podem investir em redes mais efetivas e os prestadores de serviço podem melhorar suas ações e processos.

Como o programa funciona?

Como já foi dito, o certificado PADI tem o objetivo principal de definir critérios mínimos para acreditação do sistema de gestão da qualidade dos serviços de Radiologia e Diagnóstico por Imagem e incentivar as prestadoras de serviços de saúde a buscarem a excelência em seus serviços.

Esses critérios podem ser aplicados em qualquer porte dos serviços previstos, ou seja, independentemente do número de funcionários, número de exames realizados e perfil dos exames disponíveis. O certificado PADI pode ser aplicável a clínicas públicas, privadas e até mesmo filantrópicas, mas isso desde que cumpram os requisitos descritos no Regulamento do Padi.

Basicamente o programa avalia as etapas de exame de diagnóstico por imagem, isso desde o agendamento ao recebimento do laudo.

Para isso, o programa foi estruturado em cinco grandes áreas, que são:

  • Governança e Gestão: visão mais administrativa do âmbito de diagnósticos. Envolve tanto políticas adotadas para governança, quanto os objetivos e metas traçados.
  • Gestão da Qualidade: a gestão da qualidade além de assegurar maior proteção, identifica oportunidades de melhorias, o que gera maior qualidade dos serviços prestados. Avalia também a eficácia do sistema de gestão de qualidade.
  • Realização do Exame: princípio que contempla a execução do exame. Visa garantir maior segurança para pacientes e colaboradores durante esse momento e incentiva práticas adequadas para cada situação.
  • Apoio Diagnóstico: trata-se de oferecer suporte para capacitar os profissionais especializados e incentivar a atualização de equipamentos da clínica, acompanhando os avanços tecnológicos.
  • Gestão da Infraestrutura, Radiação e Segurança: princípio voltado para as instalações. Tem como objetivo assegurar os equipamentos e infraestrutura necessários para execução dos processos.

Os princípios e critérios foram definidos com base nas melhores práticas e nos requisitos legais básicos.

Quais os serviços podem se candidatar ao PADI?

A adesão ao PADI é voluntária e podem se candidatar ao programa os seguintes serviços de Diagnóstico por Imagem:

  • Densitometria Óssea;
  • Mamografia;
  • Medicina Nuclear;
  • Radiologia geral;
  • Radiologia Intervencionista;
  • Ressonância Magnética;
  • Tomografia Computadorizada;
  • Ultrassonografia.

Quem pode se beneficiar com o programa?

Podemos afirmar que os principais beneficiados são os pacientes, afinal, o PADI estimula a constante melhoria na qualidade das clínicas e dos serviços e divulga para todos quais são as clínicas acreditadas.

Mas claro, os benefícios não são apenas para os pacientes. O atendimento de todas as normas e processos para ser acreditado também gera maior segurança aos resultados, o que com toda certeza traz mais confiabilidade com relação aos resultados gerados.

As clínicas, profissionais de saúde e os serviços são muito beneficiados, pois passam por avaliações detalhadas, o que gera muitas oportunidades de melhoria e correções. Fora os treinamentos e participação ativa na efetivação do programa, o que melhora a capacitação profissional.

Uma clínica acreditada também se beneficia quando o assunto são estratégias de marketing, não só melhorando a imagem da empresa para seu público, como também atraindo novos clientes.

Afinal, como participar do PADI?

Para se inscrever no Padi, é necessário se enquadrar nos critérios descritos no Regulamento do Padi, realizar a inscrição neste site, preencher o formulário com informações completas sobre a clínica e realizar o upload dos seguintes documentos:

  • Alvará da prefeitura;
  • Alvará da vigilância sanitária;
  • Inscrição no Conselho Regional de Medicina (CRM);
  • Inscrição do responsável técnico no CRM;
  • Inscrição no Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde (CNES).

Conclusão

Como é possível notar, contar com a acreditação PADI traz diversos benefícios para clínicas de Radiologia e Diagnóstico por Imagem. Não apenas trazendo reconhecimento para a clínica no mercado, mas também tornando os profissionais mais habilitados com as melhores práticas em diagnóstico por imagem e otimizando os processos, de forma com que eles sejam mais claros e eficientes.

Esperamos que este conteúdo tenha te ajudado a entender melhor o que é o PADI e como ele funciona. Quer receber mais informações como essas? Então assine a nossa newsletter e fique por dentro das novidades e receba conteúdos exclusivos.

Até a próxima!

Compartilhe:

Fale com um especialista e reduza custos do seu hospital.

A VX Medical Innovation oferece laudos de subespecialistas mesmo em locais distantes dos grandes centros urbanos, agilize o diagnóstico com laudos em até 2 horas e reduza os custos operacionais e otimize processos internos. Vamos conversar.
plugins premium WordPress