Login

Nosso Blog

Laudo a distância: como ele pode facilitar os plantões?

laudos a distância - médico segurando uma caneta e com uma mão sobre um teclado de computador
Precisando reduzir custos do seu hospital? Conheça nossos laudos a distância!

Os laudos a distância apresenta diversos benefícios para os estabelecimentos médicos, profissionais da área da saúde e pacientes, principalmente durante os plantões. Então para conhecer o seu funcionamento e suas vantagens, acompanhe o conteúdo a seguir.


Há algum tempo a medicina vem focando em reduzir a burocracia dos processos para focar no atendimento ao paciente. 

Essa transformação e evolução tecnológica envolve a melhoria da infraestrutura de acesso à internet no país e a modernização dos processos internos de clínicas e hospitais, viabilizada pela implementação de soluções em telerradiologia que agilizam os tratamentos da população.

Uma das ferramentas da telemedicina são os laudos a distância, que permitem que haja redução nos custos de estabelecimentos médicos, melhora na qualidade de laudos, rapidez e qualificação no atendimento.

Para conhecer mais sobre o que são estes laudos, como eles funcionam e quais são as vantagens agregadas para os centros de imagens e plantões hospitalares, acompanhe o conteúdo abaixo.

Como funciona o laudo a distância?

O laudo a distância é o processo de análise, interpretação e descrição dos resultados de exames por imagem, mas que o médico especialista responsável por elaborar o laudo não está presente na clínica ou centro de diagnóstico onde o exame é realizado.

Esse laudo é compartilhado com os pacientes e com outros profissionais da área da saúde por meio do sistema PACS, o qual possibilita que os laudos e as imagens digitalizadas sejam facilmente enviados e acessados por pessoas autorizadas.

Na prática, o laudo a distância captura as imagens por meio de um detector, as transformando em arquivos padronizados de alta qualidade que são armazenadas e transmitidas pelo PACS, possibilitando sua abertura em diversos aparelhos.

Inclusive, por meio dessa solução, os médicos especialistas conseguem submeter as imagens a mediação, zoom para ampliação e outras ações que possibilitam a realização de laudos mais detalhados devido a uma melhor análise e interpretação de arquivos.

Como ele pode ajudar os centros de imagens?

O laudo a distância é capaz de ajudar os centros de imagens por meio de quatro benefícios principais que otimizam os custos dos estabelecimentos, a qualidade dos laudos, a variedade de exames e a agilidade no atendimento. Acompanhe.

Benefício #1: redução de custos e da sobrecarga de trabalho

O primeiro benefício é sobre a redução dos custos gerados por clínicas médicas e a redução da sobrecarga de trabalho para seus funcionários.

Enquanto os médicos especialistas responsáveis por elaborar os laudos de maneira presencial costumam cobrar por hora trabalhada, o laudo a distância é cobrado individualmente, tornando possível a redução dos custos envolvidos nessa atividade.

Inclusive, transferindo a análise, interpretação e elaboração de laudos para terceiros, se torna possível combater a demanda excessiva de trabalho que os médicos e equipes de clínicas e hospitais encaram diariamente, visto que as jornadas são longas e que, muitas vezes, os privam de descanso.

Benefício #2: otimização na qualidade de laudos

Com a diminuição da demanda para os profissionais da saúde os possíveis erros de laudos são evitados, dessa forma, um melhor serviço é prestado ao paciente.

Por outro lado, quando o laudo é realizado a distância e de maneira digital, a resolução experimentada nas imagens torna as análises e interpretações mais detalhadas, o que resulta em um laudo completo de alta qualidade.

Com um laudo desses em mãos, os médicos estipulam os melhores tratamentos para seus pacientes, otimizando os procedimentos e os resultados clínicos de cada indivíduo.

Benefício #3: variedade maior de exames

O laudo a distância permite que os centros especializados ampliem a gama de exames oferecidos devido à variedade de médicos especialistas e sub-especializados que não eram facilmente encontrados em clínicas e hospitais de todas as cidades, seja pelo custo ou baixa demanda de solicitações e profissionais.

Assim, tanto as clínicas e hospitais quanto os médicos e pacientes são beneficiados ao contar com um grande número de multiprofissionais capazes de elaborar diagnósticos qualificados de vários exames por imagem.

Benefício #4: agilidade e qualificação no atendimento

A agilidade é um fator importante para os médicos e pacientes que aguardam um diagnóstico para que o tratamento se inicie, principalmente quando há indícios de doenças agressivas para o organismo, como câncer.

Quando um laudo é emitido a distância por soluções em telemedicina, a agilidade é garantida porque o processo de elaboração começa em pouco tempo, além de ser possível solicitar urgência.

Como os laudos a distância podem ajudar nos plantões?

O laudo a distância é uma solução excelente para dar suporte aos médicos e equipes em questão de proporcionar serviços avançados e de melhor qualidade, como visto até então.

Em plantões, estes laudos remotos são igualmente importantes porque os médicos especialistas e sub-especializados também atendem em horários diferenciados, como aos finais de semana, feriados e períodos noturnos, o que viabiliza um atendimento completo e de alto padrão durante momentos escassos de profissionais.

Quando um laudo é solicitado no plantão, ele é elaborado de maneira imediata considerando o tempo de download das imagens e da análise, interpretação e descrição do exame, conferindo maior agilidade e qualidade ao serviço.

Essa agilidade e qualidade de laudos a distância em plantões são impactantes para os pacientes, visto que a velocidade é um fator crucial em certos quadros clínicos.

Por que os investimentos na telerradiologia auxilia o atendimento dos hospitais?

A telerradiologia pode ajudar bastante as clínicas e os hospitais que necessitam de uma redução de custo acompanhada de um aumento na qualidade de serviço. Além disso, é importante salientar que há um aumento da saúde dos prestadores de serviço a partir da adequação da carga de trabalho.

O fato é que quando a telerradiologia faz parte da rotina diária de um estabelecimento de saúde, os processos internos são otimizados e os médicos e as equipes conseguem focar sua atenção nos pacientes, humanizando o atendimento e levando melhores tratamentos à população.

Inclusive, é válido ressaltar que antes de haver essa tecnologia, os laudos demoravam bastante tempo para chegar aos médicos, sendo que os pacientes precisavam se locomover para buscá-los e esperar para serem atendidos novamente. Com o laudo a distância, todas essas etapas são realizadas remotamente.

Conclusão

É evidente que o laudo a distância entrega diversos benefícios para quem o utiliza, tanto para clínicas e hospitais quanto para médicos e, principalmente, para pacientes.

Atualmente, é importante que os estabelecimentos médicos tenham soluções em telemedicina e telerradiologia prestando suporte no processo de análise, interpretação e descrição de imagens para que estas vantagens sejam atingidas.

Então se você busca essas soluções para o seu estabelecimento, venha conhecer a VX e se inscreva na nossa newsletter

Compartilhe:

Fale com um especialista e reduza custos do seu hospital.

A VX Medical Innovation oferece laudos de subespecialistas mesmo em locais distantes dos grandes centros urbanos, agilize o diagnóstico com laudos em até 2 horas e reduza os custos operacionais e otimize processos internos. Vamos conversar.
plugins premium WordPress