Login

Nosso Blog

Home care: entenda o que é e como funciona esse serviç

home care - médica conversando com pacientes e fazendo anotações
Precisando reduzir custos do seu hospital? Conheça nossos laudos a distância!

Você já conhece ou ouviu falar em home care? Essa tem sido uma modalidade de assistência médica domiciliar que vem apresentando um enorme crescimento nos últimos anos, principalmente considerando o isolamento social e as mudanças impostas pela pandemia do novo coronavírus.


Outros fatores que apontam essa crescente busca pelo home care é a maior valorização pela qualidade de vida, o desejo por mais conforto e comodidade na realização de procedimentos médicos, um atendimento personalizado e também o receio de uma possível contaminação hospitalar ou piora de um quadro clínico. 

Quer saber mais sobre o home care, como ele funciona e quais os benefícios dessa modalidade de serviço? Continue a leitura e confira este conteúdo que preparamos sobre o assunto.

O que é home care?

O home care ou assistência médica domiciliar, é uma modalidade de serviços médicos que garante os cuidados com a saúde e/ou a continuidade de tratamentos necessários para o quadro do paciente em casa.

Essa assistência permite, em alguns casos, a desospitalização antecipada de pacientes, isso sem que haja prejuízos ao tratamento, além de permitir um acompanhamento eficiente, evitando reinternações frequentes em decorrência de piora de condições crônicas.

A prática do home care é regulamentada pela resolução n° 1.668/2003 do Conselho Federal de Medicina, onde é possível encontrar normas técnicas necessárias à assistência domiciliar do paciente, definindo assim responsabilidades do médico, do hospital e de empresas públicas e privadas envolvidas no tratamento.

Quais são os serviços oferecidos em home care?

No modelo de assistência médica home care, o paciente pode contar com diversos tipos de atendimento, como por exemplo:

  • fisioterapia;
  • fonoaudiologia;
  • atendimento nutricional;
  • cuidados de enfermagem;
  • coletas de exames;
  • adaptação de pacientes crônicos a uma nova rotina;
  • administração de medicamentos, entre outros.

O que difere o home care de serviços prestados por cuidadores?

No caso do home care, os profissionais são todos especializados na área, tendo aptidão para exercer as tarefas exigidas, mas não prestam cuidados constantes como o cuidador. Já o cuidador presta serviços básicos, como auxiliar na alimentação e na higiene pessoal.

Como o home care funciona?

Por dispor de serviços variados, o home care vai funcionar conforme as necessidades e especificidades de cada paciente. A modalidade de atendimento exige os conhecimentos necessários para a realização de procedimentos específicos a serem realizados.

Nesse tipo de assistência médica o paciente pode receber visitas periódicas dos profissionais de saúde ou um acompanhamento intensivo, isso de acordo com a necessidade e evolução do tratamento.

Em ambos os casos, os pacientes podem contar com todo suporte de saúde necessário para realizar tratamentos de saúde e se recuperar de alguma condição.

Quais os benefícios do tratamento home care?

Além de trazer mais comodidade para os pacientes, essa modalidade de acompanhamento dispõe de diversos benefícios, como por exemplo: 

1. Garantia de mais conforto aos pacientes

A possibilidade de ser tratado em casa pode ajudar a preservar a dignidade dos pacientes, garantir mais conforto e maior qualidade de vida. Geralmente, os pacientes preferem ser tratados em um lugar que consideram mais confortável, como o ambiente de casa. Os cuidados em domicílio também podem garantir que o paciente seja acompanhado e ainda siga com sua rotina adaptada em casa.

2. Redução do tempo de internação hospitalar

Outra vantagem do home care é a redução do tempo de internação, possibilitando a saída do paciente do ambiente hospitalar e permitindo a continuidade do tratamento ou acompanhamento em casa, reduzindo também reinternações por recorrência e/ou piora de condições de saúde.

3. Menores riscos de infecções hospitalares

Outro benefício do home care é que quando o paciente é tratado fora do ambiente hospitalar, ele fica menos exposto a riscos de infecções.  

4. Envolvimento familiar

O sentimento de isolamento também pode ser um agravante para o estado de saúde física e mental dos pacientes. Os serviços de home care proporcionam o cuidado integral da saúde mantendo o paciente em seu convívio familiar e interagindo com a sua rotina social em casa. Esse atendimento que conta com a participação da família leva à uma maior adesão aos tratamentos.

5. Atenção individualizada

Essa modalidade de atendimento é feita de forma totalmente individualizada, considerando tanto a rotina familiar quanto a do paciente, o que faz com que o atendimento seja mais humanizado.

Telemedicina aliada ao home care

Para viabilizar o atendimento em home care, a medicina se modernizou nos últimos tempos com o uso de técnicas e tecnologias para auxiliar na melhora e na universalização do atendimento. Em março de 2020 o Senado aprovou um projeto de lei que autoriza a utilização da telemedicina durante a pandemia do Covid-19. Desse modo, os centros de saúde podem oferecer atendimento para os pacientes a distância. 

A telemedicina intensificou o cuidado à distância e permitiu o acesso a pessoas afastadas e isoladas de maneira segura e eficaz. Desse modo, é importante saber o papel determinante da telemedicina na implantação e manutenção do home care. Como as consultas nessa modalidade de atendimento podem ser agendadas ou de urgência, é mandatório que se haja um sistema de comunicação eficaz que permita o contato direto entre os atendentes e seus pacientes.

Por fim, é sempre importante estar atento às novas tecnologias médicas que podem ser utilizadas para otimizar os tipos de atendimento existentes e amplificar a gama de novas modalidades sempre buscando o melhor para os pacientes e seus familiares.

Conclusão

Esperamos que você tenha gostado e que este conteúdo tenha sido útil. Caso tenha alguma dúvida ou queira falar com um especialista, entre em contato conosco.

Nós da VX Medical Innovation temos o objetivo de promover acesso à saúde através da tecnologia, superar os desafios da medicina diagnóstica e encurtar distâncias para impactar a vida de milhões de pessoas. Para não perder nenhuma novidade e receber nossos conteúdos exclusivos,  inscreva-se em nossa newsletter.

Até a próxima!

Compartilhe:

Fale com um especialista e reduza custos do seu hospital.

A VX Medical Innovation oferece laudos de subespecialistas mesmo em locais distantes dos grandes centros urbanos, agilize o diagnóstico com laudos em até 2 horas e reduza os custos operacionais e otimize processos internos. Vamos conversar.
plugins premium WordPress