O perfil dos consumidores em geral já não é o mesmo de alguns anos atrás e, cada dia mais, as pessoas estão valorizando mais a experiência. Isso vale para os pacientes, uma vez que são consumidores de serviços de saúde. Nesse sentido, é muito importante investir em recursos que proporcionem uma melhor experiência para fidelizar pacientes de clínicas radiológicas.
Saber como aumentar a eficiência da sua clínica radiológica é necessário para que os pacientes deem mais valor ao estabelecimento de saúde. O intuito é que eles percebam o quanto a clínica radiológica se preocupa em prestar serviços de qualidade. Isso gera a fidelização dessas pessoas, que certamente voltarão ao local quando necessitarem novamente, e lembrarão do serviço para indicar para o próximo.
No entanto, para que você tenha sucesso na fidelização de pacientes no serviço da clínica radiológica, algumas estratégias precisam ser adotadas. Continue a leitura e saiba agora mesmo quais são elas para fidelizar pacientes!
Por que fidelizar pacientes?
Criar táticas e investir para fidelizar pacientes é uma prática essencial para donos de clínicas radiológicas, pois, o investimento necessário para conquistar um novo paciente é bem maior do que para fidelizar aqueles que já frequentam o respectivo estabelecimento de saúde.
Por isso, a fidelização de pacientes deve ser encarada como um objetivo da clínica e uma meta a ser seguida por toda equipe, podendo influenciar consideravelmente no número de pacientes e na quantidade de atendimentos da instituição de saúde.
No entanto, para conseguir tal objetivo, é importante que as clínicas radiológicas que queiram se destacar no mercado e fidelizar pacientes mantenham rotinas padronizadas, equipe de profissionais e colaboradores bem treinados, oferecer um ambiente agradável e equipamentos com tecnologia de ponta. Além disso, é necessário investir na informatização do centro de diagnóstico por imagem, trazendo mais agilidade e organização aos procedimentos.
Com a gestão desses processos bem definidos, é possível oferecer um padrão de excelência no atendimento e melhorar a experiência do paciente no estabelecimento de saúde, o que refletirá na fidelização de pacientes e na recomendação dos serviços para outras pessoas.
Ao decorrer desse artigo, vamos falar detalhadamente sobre como fidelizar os clientes em seu centro de imagem, continue a leitura!
Como fidelizar pacientes em sua clínica radiológica?
Conquistar novos pacientes é relevante, pois, assim, é possível atingir novos públicos e ampliar o faturamento do centro de imagem. Entretanto, investir na fidelização de clientes é o que garante a sustentação financeira do serviço, pois, uma base de clientes permanente, geralmente, é capaz de gerar os valores necessários para pagar os custos fixos da clínica, além de, inclusive, atrair novos pacientes.
Considerando as atuais exigências dos pacientes de hoje em dia, reunimos 8 estratégias para fidelizar clientes em sua clínica radiológica para que eles voltem à instituição de saúde sempre que necessário, além de indicar os seus serviços.
PROPORCIONE AGENDAMENTO EFICIENTE E ONLINE
Cada vez mais as pessoas buscam otimizar a sua rotina utilizando smartphones, evitando se deslocar ou até mesmo perder tempo fazendo ligações. Com os avanços da tecnologia tão presente no cotidiano, as pessoas passaram a fazer muitas das suas atividades de maneira online. O agendamento de consultas e exames, por exemplo, é algo que já se tornou comum para os pacientes e é um diferencial a oferecer.
A experiência do paciente se inicia quando ele deseja agendar um exame de imagem. Portanto, se você deseja fidelizar pacientes de hoje em dia, é preciso contar com uma solução informatizada para garantir a eficiência do agendamento online, sendo intuitivo, rápido e fácil.
DISPONIBILIZE RESULTADO DE EXAMES ONLINE
O centro de diagnóstico por imagem não deve oferecer apenas o agendamento de exames de forma online, mas também o acesso aos resultados de exames. Tudo isso evita com que o paciente tenha que comparecer à unidade para buscar o resultado sem que haja necessidade, dessa forma, disponibilizando o acesso online oferece mais praticidade na rotina e deslocamento.
TREINE OS SEUS COLABORADORES
Considerando que o atendimento deve ser humanizado e acolhedor para fidelizar pacientes, é fundamental que os colaboradores da clínica sejam constantemente treinados.
A melhoria contínua do atendimento aos pacientes depende de capacitações que atualizem a equipe e os avaliem também, tudo isso em busca de oferecer um atendimento diferenciado e que vai contribuir positivamente para que os pacientes possam voltar.
PROPORCIONE UM AMBIENTE AGRADÁVEL
Para fidelizar os pacientes, é necessário se atentar para a ambientação da sua clínica de imagem, pensando na acessibilidade e conforto para o público.
Um ambiente limpo, com manutenções em geral em dia, ar-condicionado em temperatura agradável, poltronas e/ou cadeiras confortáveis, boa iluminação, água à disposição, televisão e acesso a rede de Wi-fi fazem toda a diferença na percepção que o cliente terá de sua clínica.
Outro ponto bastante importante é oferecer ambientes acessíveis para cadeirantes e demais deficiências, além de ter uma sinalização clara dos serviços oferecidos para que o paciente não se sinta perdido no local.
ORGANIZAÇÃO DA AGENDA E PONTUALIDADE
Ter uma agenda organizada em relação aos horários de exames e procedimentos garante a qualidade no serviço prestado. Além disso, é necessário que o profissional seja pontual para que o paciente não fique esperando, afinal, com a rotina caótica, ninguém gosta de perder tempo pelo atraso do profissional.
Entretanto, sabemos que imprevistos podem acontecer, mas o médico radiologista e sua equipe devem deixar um intervalo adequado entre um atendimento e outro e, se necessário, avisar ao paciente com antecedência sobre qualquer atraso para que ele possa se programar.
TENHA A TELERRADIOLOGIA COMO ALIADA E OFEREÇA LIBERAÇÃO DE RESULTADOS NO MENOR TEMPO POSSÍVEL
Telerradiologia é a prática da radiologia a distância, utilizando as tecnologias de informação e de comunicação para o envio de dados e imagens radiológicas com o propósito de emissão de relatório remotamente.
Além dos diversos benefícios que a telerradiologia traz para a clínica de diagnóstico por imagem, os pacientes se beneficiam com essa modalidade remota por meio do recebimento dos resultados de forma rápida, sem ter que aguardar por longos períodos após o exame para receber o seu laudo e prosseguir com o diagnóstico e tratamento.
Esse benefício é fundamental para melhorar a experiência e o atendimento dos pacientes, e dessa forma, os pacientes podem contar com um atendimento mais eficaz, qualificado e diferenciado.
INVISTA NO PÓS-ATENDIMENTO
A experiência do paciente e a fidelização dele não acaba após ele realizar um exame no serviço de radiologia. Então, para encantar o público, é preciso investir no pós-atendimento.
Como maneira de demonstrar que a clínica se preocupa e acompanha o paciente, o pós-atendimento é muito útil para transmitir credibilidade e segurança dos serviços prestados.
Através de avisos via e-mail, telefone ou aplicativo de mensagens é possível enviar lembretes de que está na hora de retornar para um check-up, por exemplo. Além disso, é possível enviar mensagens de felicitações em aniversários ou em datas especiais, demonstrando e criando um relacionamento mais próximo com o público.
REALIZE PESQUISAS DE SATISFAÇÃO COM O PÚBLICO
E por fim, ainda sobre o pós-atendimento, não podemos esquecer do quão importante é realizar a pesquisa de satisfação do cliente para a melhoria dos processos e do atendimento da clínica radiológica.
Apesar de prezar pela excelência em todos os processos para fidelizar o cliente, só conseguiríamos saber se o público está realmente satisfeito com o serviço prestado por meio da pesquisa.
Por isso, disponibilize um formulário online via e-mail ou aplicativo de mensagens para saber como foi o atendimento após a realização do exame. A clínica demonstra que se preocupa com a opinião do paciente e, ao receber os feedbacks, fica mais fácil corrigir as falhas e melhorar os processos para encantar, fidelizar o público e fazer a clínica se destacar.
Como a VX Telerradiologia pode auxiliar a clínica radiológica a fidelizar pacientes?
Sabemos que hoje em dia o tempo pela espera por resultados de exames conta na avaliação e percepção que os pacientes têm das clínicas de diagnóstico por imagem, e isso pode influenciar na escolha do local de realização do exame, afinal, o tempo pela espera é um fator crítico para o diagnóstico e tratamento rápido.
Pensando nisso, instituições de diagnóstico por imagem estão se beneficiando com laudos à distância, além de poder ampliar os exames realizados da clínica radiológica.
A VX Telerradiologia conta com especialistas qualificados que, por meio do recebimento de imagens de exames juntamente com os dados do paciente, emitem laudos remotamente e os liberam em pouco tempo ou em tempo real, no caso de exames urgentes.
Conclusão
Ao decorrer desse post, mencionamos 8 estratégias para implementar na clínica radiológica para aprimorar o atendimento e fidelizar o público.
Prestar os serviços pautado no atendimento humanizado e acolhedor, além de investir em tecnologias e serviços de comunicação, adaptar o ambiente da clínica para ser mais agradável e contar com a telerradiologia para dar suporte para a equipe de radiologistas do local e assim conseguir liberar mais rapidamente resultados de exames, são estratégias fundamentais para ganhar credibilidade no mercado, fidelizar a base de clientes e atrair novas pessoas.
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