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Experiência do paciente: entenda como a telerradiologia pode ajudar o seu CDI

experiência do paciente - médico utilizando jaleco branco e estetoscópio, cuidando de paciente idoso
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O sucesso de uma clínica ou hospital não está vinculado apenas aos processos administrativos. Ter um gerenciamento e controle do fluxo de demandas médicas também é importante, bem como atender as expectativas dos pacientes com excelência e rapidez, tornando assim a experiência do paciente gratificante.

Prezar por uma boa experiência do paciente é um dos segredos para conquistá-los, aumentar a fidelização e a lucratividade do Centro de Diagnóstico por Imagem. E por isso, oferecer a telerradiologia na rotina de atendimentos pode agregar positivamente na qualidade e eficiência do serviço oferecido.

Em meio a exames, laudos, diagnósticos e consulta médica, o tempo é um fator relevante e decisivo tanto para a instituição quanto para os profissionais e pacientes envolvidos. Com um recurso que permite otimizar o processo de avaliação é possível transformar e melhorar consideravelmente a experiência e a jornada do paciente.

Neste post, você vai saber como a telerradiologia pode melhorar a experiência dos seus pacientes no Centro de Diagnóstico por Imagem. Continue lendo e veja como a VX Telerradiologia pode beneficiar tanto os médicos como as clínicas.

O que é experiência do paciente?

A experiência do paciente, de acordo com a Beryl Institute, pode ser definida como “todas as interações, moldadas pela cultura da organização, que influenciam a percepção do paciente por meio da continuidade do cuidado”.

Trazendo esse conceito para a prática da área da saúde, mais especificamente dos CDI, podemos definir que a experiência do paciente ou jornada do paciente envolve todos os momentos que ele vivencia dentro de uma clínica, desde a marcação da consulta, recepção, enfermagem, passando pelo médico e até o pós-atendimento, que devem favorecer o seu bem-estar físico e mental, melhorando sua qualidade de vida.

Resumidamente, trata-se de um conjunto integrado de qualidade do serviço oferecido, segurança, custo-benefício e resultados obtidos. Esse conceito abrange toda a gama de interações da pessoa com o sistema de saúde, o que inclui médicos, enfermeiros e demais profissionais. Então, quanto mais facilidade e praticidade o paciente encontrar em seu Centro de Diagnóstico por Imagem, melhor é a percepção que o seu paciente tem do serviço prestado.

Como podemos observar, o conceito acima abrange a qualidade dos cuidados na saúde. Por isso, mais do que realizar exames, diagnósticos e propor tratamento, é preciso ir além e garantir a adoção das melhores práticas médicas.

A partir dessa ideia, conseguimos diferenciar a experiência do paciente com a satisfação do paciente. A primeira prevê a garantia de que todos os serviços prestados foram executados com êxito. A segunda, por sua vez, tem a ver com as expectativas do paciente quanto ao atendimento que lhe foi dado.

No cotidiano dos Centros de Diagnóstico por Imagem, para aumentar a satisfação e a experiência do paciente, é necessário embasar algumas ações, principalmente nessas práticas abaixo:

  1. Otimizar a experiência de diagnóstico por meio de tecnologias inteligentes;
  2. Reduzir o tempo de espera para liberação de laudos;
  3. Liberar com rapidez por meio digital os laudos;
  4. Ter uma equipe médica qualificada e competente para emitir laudos;
  5. Garantir a segurança do paciente, a fim de que o protocolo do exame solicitado pelo médico assistente seja o melhor possível.

Abaixo, vamos falar um pouco mais sobre a importância de oferecer uma experiência de qualidade para o seu paciente e o que isso pode impactar no CDI da sua clínica ou hospital.

Qual a importância de uma boa experiência para o paciente?

Compreender os processos do atendimento do CDI do início ao fim e trabalhar para melhorar a experiência do paciente é fundamental. Para que você entenda por que vale a pena investir no aprimoramento da experiência do paciente no seu CDI, listamos quatro vantagens:

  • Aumenta o envolvimento do paciente com clínica médica: pacientes devem ser vistos como indivíduos únicos. Isso constrói um elo de confiança e parceria entre a equipe médica e o paciente.
  • Melhora a reputação da empresa de saúde: os pacientes estão o tempo todo online e isso pode ser positivo para a clínica. A reputação baseada na experiência do paciente afeta se os pacientes retornam ou não no CDI, ou a recomendam para aqueles em sua rede social. Buscar melhorar a reputação do CDI é fundamental pois as pessoas terão uma percepção melhor dos serviços oferecidos e consequentemente conseguirão captar novos pacientes.
  • Crescimento do lucro da empresa de saúde: quanto maior o reconhecimento pelo serviço de qualidade prestado, maior é a procura pela clínica médica/hospital para a realização de tratamentos, exames e diagnósticos médicos.
  • Diminuição de custos: Fidelizar pacientes é muito mais barato do que conquistar novos clientes. Melhorar a experiência na clínica contribui para a fidelização e, consequentemente, redução dos custos. Essa estratégia ajuda positivamente até mesmo na taxa de cancelamentos de consultas e te ajudará a evitar horários vagos na agenda, o que significa perda de tempo e dinheiro.

Mesclar a humanização do atendimento ao arsenal de tecnologias possibilita personalizar e melhorar a Experiência do Paciente. Além disso, proporcionar infraestrutura de qualidade, fácil acesso, meios de inclusão, agilidade e praticidade no agendamento e remarcações por meio de aplicativos tornam o seu CDI um diferencial no mercado.

Como a telerradiologia pode melhorar a experiência dos pacientes do CDI?

A revolução tecnológica chegou na área da saúde e deu vazão aos serviços de telemedicina, regulamentado pelo Conselho Federal de Medicina. Com as consultas médicas realizadas à distância e pedidos médicos feitos digitalmente, o tempo dos médicos e pacientes passou a ser mais otimizado e bem aproveitado.

Na mesma tendência nasceu a telerradiologia, um serviço que garante maior agilidade e produtividade no acesso a exames para confecção de laudos e elaboração de diagnósticos de qualidade, de qualquer lugar que o médico possa acessar a internet. Assim, é possível otimizar o tempo e os custos de forma automatizada, que vai desde o recebimento dos exames de forma eletrônica pelo médico responsável pela confecção e até a emissão e entrega do documento, garantindo a segurança dos pacientes.

Dentre os principais benefícios de contar com a telerradiologia no Centro de Diagnóstico por Imagem e melhorar a experiência dos pacientes, podemos destacar:

  • REDUÇÃO DOS CUSTOS além de evitar gastos com o deslocamento do médico radiologista até a clínica ou hospital, a emissão de laudos online reduz a necessidade de impressão, o que economiza na compra de papel e toner, além de aquisição, suprimentos e manutenção de equipamentos;
  • DESCENTRALIZAÇÃO E DESBUROCRATIZAÇÃO: a não obrigatoriedade do médico se deslocar até o CDI para confecção do laudo simplifica o processo e melhora a percepção do paciente, que nota maior agilidade no atendimento;
  • PRATICIDADE E RAPIDEZ: o acesso de qualquer lugar com internet e visualização instantânea das imagens é o modo prático e facilitado de conferir os dados para interpretação dos resultados, o que gera mais eficiência e consequentemente entrega rápida dos resultados de forma online, garantindo a satisfação do paciente.
  • EQUIPE MÉDICA E DE APOIO: A telerradiologia proporciona ao CDI uma ampla equipe médica especializada nas mais diversas áreas da radiologia. Profissionais criteriosos, com especialização e de extrema qualidade disponíveis 24 horas por dia. É possível contar também com uma equipe de apoio eficiente e ágil capaz de ajudar o CDI a resolver qualquer problema que possa acontecer, também 24 horas por dia.
  • SEGURANÇA DE DADOS: A confiabilidade é um dos pontos mais importantes no relacionamento do paciente com a clínica, médicos e profissionais. Por isso, o armazenamento criptografado das imagens somente permite acesso às pessoas autorizadas.

Hoje em dia as pessoas buscam o máximo de praticidade em seu dia a dia. Logo, quanto mais o CDI da clínica ou hospital trabalhar para descomplicar a rotina do paciente, mais chances de ser bem-sucedida e tornar a experiência do paciente incrível.

A VX Telerradiologia está no mercado há 4 anos tornando o trabalho de médicos e unidades de saúde como clínicas e hospitais mais eficientes e modernos, com o objetivo de atender clientes que desejam oferecer diferenciais a seus pacientes nos CDIs, oferecendo um sistema de interação completa das atividades que envolvem as áreas médicas e administrativas.

Visando tornar a experiência do paciente a melhor, é possível implantar rotinas de emissão de laudos e contar com algumas facilidades, como por exemplo:

  • Fila por ordem de prioridade e urgência: com o sistema integrado ao CDI da clínica ou hospital é possível encaminhar os exames para o médico radiologista, considerando a ordem de prioridade;
  • Integração com o PACS e outros parceiros;

CONCLUSÃO:

A experiência do paciente visa entregar melhoria em toda a vivência do paciente durante o seu atendimento em instituições de saúde. A tecnologia é aliada da medicina e hoje agrega muito valor para o paciente.  Possibilita, ainda, de forma remota atendimentos e emissão de laudos precisos digitalmente. Tudo isso para dar ao paciente uma experiência personalizada e conectada com seus anseios e demandas.

Os clientes do século XXI estão prezando pela segurança dos dados, praticidade, agilidade e qualidade. Implantar a telerradiologia no CDI para confecção de laudos médicos de qualidade e com rapidez, de forma remota, 24 horas por dia, contribui para tornar a experiência do paciente positiva, além da possibilidade de o centro otimizar os processos, reduzir custos e colocar o paciente no centro de tudo.

Se você gostou desse conteúdo e está em busca de uma Telerradiologia para o seu Centro de Diagnóstico Por Imagem, entre em contato conosco e saiba como podemos contribuir para aumentar a eficiência e sucesso do seu negócio.

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