Login

Nosso Blog

Espirometria: o que é, para que serve e como se preparar

espirometria - mulher segurando um equipamento de respiração
Precisando reduzir custos do seu hospital? Conheça nossos laudos a distância!

Com o passar dos anos a evolução tecnológica permitiu o desenvolvimento de várias ferramentas para exames dos diversos sistemas do corpo humano. Além disso, com a pandemia da COVID-19 iniciada em dezembro de 2019, assuntos relacionados ao sistema respiratório entraram em voga e as pessoas começaram a ficar mais atentas aos sinais de alteração pulmonar.


Com o objetivo de ajudar no rastreamento de doenças do sistema respiratório e no acompanhamento de doenças pré-existentes, a espirometria é uma importante ferramenta utilizada pelos pneumologistas. Então para você que já tem um histórico ligado a essa área do corpo, vale muito a pena saber do que se trata este exame e quando é pedido.  

Agora chega de papo e confira algumas das principais questões sobre os exames de espirometria. Vamos lá! 

O que é espirometria e qual a sua importância?

Na prática, a espirometria é um exame que mede a capacidade de inspiração e expiração no momento em que o indivíduo respira.

Esse exame do sistema respiratório é bem rápido, com uma duração menor que meia hora. Além disso, ele não é invasivo e é indolor.

Existem muitas perguntas acerca da espirometria. E aqui você pode conferir as principais. E sabe qual é o melhor? Você também encontra as respostas. Procurar sempre o melhor para sua saúde é fundamental e hoje te trazemos as melhores informações acerca desse exame para averiguação de questões pulmonares para você.  Fique com a gente e descubra muito mais!

Para que serve a espirometria?

O exame de espirometria possui objetivo de auxiliar no diagnóstico de problemas respiratórios. Então, servirá bastante na busca para o tratamento de doenças pulmonares entre outras relacionadas a esta parte da saúde humana. A espirometria é um exame bastante pedido e tem uma valia alta dentro de um consultório médico. 

Ainda assim, a espirometria pode ter diferentes utilidades. Pode servir, por exemplo, como exame de rotina para um atleta ou mesmo fazer parte da avaliação para acompanhamento de doenças respiratórias. 

Quando é indicado este exame?

Como citamos acima, a espirometria está interligada à descoberta de questões pulmonares e seu trato. Um médico geralmente pede um exame como esse quando há suspeita de alguma patologia nesse sistema.

Veja abaixo exemplo de quais suspeitas levam o médico a pedir exame de espirometria:

  • Asma, 
  • doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC), 
  • bronquite,
  • fibrose pulmonar,
  • entre outros

O resultado da espirometria ajudará o médico na definição da melhor conduta terapêutica a ser abordada e melhora o prognóstico do paciente,

Qual deve ser o preparo para a espirometria?

Existem recomendações fundamentais para você levar em consideração no momento de se preparar ao fazer o exame de espirometria. De maneira sucinta, não é preciso estar em jejum para realizar o exame. No entanto, você deve evitar ingerir alguns alimentos e bebidas. Quer saber ao certo como se preparar para a espirometria? Siga acompanhando a gente!

Dentre algumas restrições alimentares, você deve evitar 12 horas antes:

  • Café.
  • Chá.
  • Bebida alcoólica

Para a realização do exame não é necessário nenhum preparo especial, entretanto, alguns cuidados como não fumar antes de realizar o exame e estar completamente descansado antes de sua realização são fundamentais para um resultado mais fidedigno com a realidade. Além disso, não se deve utilizar os broncodilatadores em um período prévio de 04 horas ao exame, essa recomendação serve para evitar mascarar alterações nas capacidades pulmonares. Já em casos de gripe ou resfriado o médico deve ser informado para avaliação da viabilidade do exame.

Quais as contra indicações para realização do exame?

Existem algumas contra-indicações na realização do exame de espirometria e é fundamental você vir a descobrir quais estamos falando. Vamos lá?

Não é indicado realizar exames de espirometrias caso você esteja com:

  • Infecções respiratórias ativas ou recentes
  • Dor torácica 
  • Infarto do miocárdio 
  • angina recente.
  • Aneurisma de aorta.
  • Descolamento de retina 
  • Cirurgia ocular recente.
  • Tosse com sangue (hemoptise).

Está com alguma das contra-indicações citadas acima e mesmo assim seu médico passou para você fazer a espirometria? É importante que você ressalte frente a seu médico especialista que está com alguma das questões acima antes de fazer o exame, caso ele autorize, é porque o exame se faz muito necessário. Vale lembrar, que na medicina cada caso deve ser manejado com total atenção e singularidade.

Como é feito este procedimento?

Em média, leva-se menos de 30 minutos para realizar o exame do início ao fim. O exame pode ser solicitado por um pneumologista ou até mesmo por um clínico geral.

Durante o exame é colocado uma presilha no nariz do paciente e o mesmo só poderá respirar pela boca. Após essa etapa, é dado ao paciente um aparelho em que ele terá que soprar forte.

Talvez seja preciso usar um remédio que dilata os brônquios do paciente em questão. Porém, o remédio só será usado caso seja necessário. Se isso vier a ocorrer, os chamados broncodilatadores serão responsáveis por deixar o exame agir de maneira mais visível. Será preciso realizar novamente o sopro.

Durante todo este processo, um computador registra todos os dados obtidos através do exame para que um médico especialista possa avaliar os fluxos pulmonares

Por fim, o artigo demonstrou a importância do exame de espirometria para averiguação do trato respiratório humano. Este exame é feito de maneira tranquila e pouco demorada. Vale a pena lembrar as contra-indicações e também estar atento às nossas dicas de preparo ante ao exame. 

Ficou com dúvidas? Deixe-nos uma pergunta e será um prazer responder a todos! 

Se inscreva em nossa newsletter.

Compartilhe:

Fale com um especialista e reduza custos do seu hospital.

A VX Medical Innovation oferece laudos de subespecialistas mesmo em locais distantes dos grandes centros urbanos, agilize o diagnóstico com laudos em até 2 horas e reduza os custos operacionais e otimize processos internos. Vamos conversar.
plugins premium WordPress