Login

Nosso Blog

Diagnóstico por imagem: o que é e como funciona

diagnóstico por imagem - médica segurando imagens de exame
Precisando reduzir custos do seu hospital? Conheça nossos laudos a distância!

Os diagnósticos por imagem são procedimentos realizados com o objetivo de analisar partes internas do corpo, ajudando a encontrar causas para sintomas, doenças ou lesões e confirmar possíveis diagnósticos. Ademais, os exames de imagem podem ser utilizados para acompanhar o andamento de um tratamento, entendendo como o corpo do paciente está respondendo àquela abordagem.


Qual a finalidade do diagnóstico por imagem?

O diagnóstico por imagem é fundamental para o entendimento da causa de sintomas, doenças e lesões, sendo que a grande maioria dos diagnósticos realizados por meio da técnica possibilita o estudo do corpo sem a necessidade de cirurgia ou demais procedimentos invasivos.

Isso tornou esse tipo de exame muito difundido por todo mundo, já que costumam ser indolores e realizados de forma rápida.

O objetivo dos exames por imagem é a observação de partes internas do corpo do paciente como, por exemplo, órgãos, ossos, músculos e cartilagens.  A partir das imagens é possível identificar anomalias no funcionamento do organismo, tornando o diagnóstico de patologias e fraturas mais preciso.

Além disso, os exames de imagem podem proporcionar imagens estáticas, como é o caso do raio-X para a melhor visualização de fraturas ósseas, ou imagens em movimento como ressonâncias magnéticas para observação de possíveis doenças.

Alguns dos principais tipos de diagnóstico por imagem são:

Ressonâncias

As ressonâncias magnéticas não usam radiação, mas sim um poderoso ímã para obter uma imagem do corpo do paciente.  Um exemplo é a angiografia por ressonância magnética, um teste que fornece imagens muito detalhadas dos vasos sanguíneos do corpo, ela é uma ferramenta de diagnóstico útil principalmente para encontrar possíveis problemas nos vasos sanguíneos.

Tomografias

As tomografias computadorizadas combinam uma série de varreduras de raios-X ou imagens tiradas de vários ângulos, para isso, o software junta essas informações e  gera imagens transversais (fatias) do corpo. Essas varreduras podem oferecer uma imagem mais completa do que os raios-X padrão e são frequentemente usadas ​​para examinar rapidamente indivíduos que sofreram lesões internas devido a um trauma.

Ultrassonografias

A ultrassonografia é um método que não usa radiação, mas sim ondas de alta frequência, como resultado, é um procedimento seguro mesmo em períodos de maior sensibilidade do corpo, como é o caso da gravidez. As imagens de ultrassom são geradas em tempo real e mostram a estrutura e o movimento dos órgãos internos e o fluxo sanguíneo através dos vasos. É uma ferramenta  que permite aos médicos examinar problemas abdominais, circulação, urologia, obstetrícia, cuidados com o recém-nascido e até mesmo condições músculo-esqueléticas.

Quais são os benefícios do diagnóstico por imagem?

Esse formato de diagnóstico gera uma série de benefícios tanto para o paciente quanto para os profissionais de saúde, citamos alguns dos principais abaixo:

  • Investigação de lesões e dores sem a necessidade de expor o paciente a procedimentos invasivos, tornando mais confortável a realização dos exames;
  • A versatilidade desse tipo de exame também é um ponto importante, ele consegue ajudar a confirmar diagnósticos e investigar sintomas diversos, desde o pé do paciente até a sua coluna vertebral, sendo assim é um dos exames mais pedidos pelos médicos quando existem queixas de dor ou lesões;
  • Com o aumento da precisão desse tipo de diagnóstico, os tratamentos indicados aos pacientes são cada vez mais eficazes já que estão embasados em evidências de maior confiabilidade.

Justamente por todos esses benefícios, o diagnóstico por imagem é muito popular entre os profissionais de saúde e vem ganhando atenção do mercado, com pesquisa e desenvolvimento constantes trazendo novidades atreladas à tecnologia para a melhoria dos exames.

Qual a importância da tecnologia nos diagnósticos? 

A tecnologia ajuda bastante no diagnóstico por imagem. Nas últimas décadas várias formas de captação de imagens e de comunicação e transmissão dos exames foram melhoradas permitindo uma maior eficiência e eficácia nos diagnósticos e tratamentos.

Vamos entender melhor 4 benefícios relacionados aos diagnósticos digitais:

  • A possibilidade de se ter um histórico do paciente arquivado por meio de sistemas adequados, guardando com segurança esses dados eleva a qualidade do atendimento, tornando-o mais personalizado e fazendo com que as indicações de tratamento sejam feitas com maior aprofundamento.
  • O custo relacionado ao processo de impressão das imagens é reduzido, tornando o centro de imagem mais lucrativo e consequentemente mais competitivo no mercado.
  • Menos resíduos são descartados no ambiente, visto que o processo químico de revelação não precisa acontecer. Assim, papéis, plásticos e substâncias químicas normalmente utilizados, não são mais necessários.
  • Com o armazenamento digital dos exames existe uma possibilidade muito menor de perda de informações, reduzindo retrabalho e aumentando a eficiência do serviço prestado para o paciente.

Além disso, a tecnologia possibilitou uma nova modalidade de diagnósticos de imagem:

Diagnósticos a distância:

Os diagnósticos a distância não só são possíveis, como são regulamentados pela Resolução CFM Nº 2.107/14 que estabelece as regras vigentes para a prática de telerradiologia, nome dado à prática remota de diagnósticos de imagem.

Além dos benefícios já citados, os exames de imagem  realizados de maneira digital permitem que os diagnósticos sejam feitos à distância.  Dessa maneira, o centro de imagem, clínica ou hospital passa a apresentar uma vantagem competitiva podendo contar com profissionais altamente qualificados que realizam o seu trabalho de forma remota.

Neste formato é possível reduzir custos fixos relacionados ao pagamento desses profissionais, visto que não precisam se transportar para a clínica, dessa forma há a redução do tempo gasto na atividade de diagnóstico.

Para os profissionais de saúde isso é interessante já que conseguem ser mais produtivos, ter contato com diversos casos de diferentes regiões do país, e mesmo fora dele, podendo elevar seus ganhos por meio do aumento do número de diagnósticos que realizam e ter experiências diversas aumentando o seu know how.

Assim, a previsão é de que os diagnósticos por imagem digitais sigam em sua crescente evolução, com exames cada vez mais detalhados e precisos, com a tecnologia auxiliando os médicos a tomarem as melhores decisões quanto ao planejamento de tratamento de seus pacientes. Para continuar entendendo mais sobre o futuro da radiologia basta seguir a nossa Newsletter!

Compartilhe:

Fale com um especialista e reduza custos do seu hospital.

A VX Medical Innovation oferece laudos de subespecialistas mesmo em locais distantes dos grandes centros urbanos, agilize o diagnóstico com laudos em até 2 horas e reduza os custos operacionais e otimize processos internos. Vamos conversar.
plugins premium WordPress