As facilidades que a evolução tecnológica trouxe para o nosso dia a dia também alcançaram a medicina. Hoje, a internet nos permite fazer uma série de coisas sem sair de casa, otimizando o nosso tempo e deslocamento.
A telemedicina foi uma das áreas da medicina que mais se beneficiou das constantes evoluções da tecnologia. Além da criação de novas metodologias de tratamento, as novas tecnologias facilitaram a vida dos pacientes encurtando distâncias e diminuindo o tempo necessário pela espera do resultado de um exame, como é o caso dos serviços de telerradiologia.
Se você é gestor de um hospital ou clínica, é hora de compreender os passos para investir em um serviço de telerradiologia e proporcionar melhor qualidade aos seus pacientes, simplificando-os e a um custo mais baixo.
Como funciona a telerradiologia?
A telerradiologia consiste na capacidade de enviar e receber exames de imagem para serem laudados remotamente e assinados eletronicamente, dessa forma, possibilitando a emissão dos resultados de forma online.
Toda a parte de atendimento médico e hospitalar permanece da mesma forma. No entanto, as imagens geradas nos exames de imagem são transmitidas por um sistema PACS para uma central, que fica responsável por recebê-las e armazená-las com segurança. Essa central conta com uma equipe de médicos radiologistas especialistas que serão os responsáveis por laudar os exames por meio das imagens e solicitações enviadas pelo centro de imagem.
A ideia da telerradiologia é centralizar as operações de laudo em uma única empresa, com capacidade de atendimento 24 horas, promovendo assim uma maior vazão à demanda de forma a ter os resultados em mãos no menor tempo possível.
Os resultados dos exames podem ser entregues em até 24 horas, via internet, direto para o sistema da instituição de saúde. Cabe ressaltar que em caso de exames de urgência, é possível ter o resultado em poucos minutos. Essa possibilidade de diagnóstico mais ágil torna possível a identificação de doenças de forma mais rápida, melhorando as chances de sucesso em tratamentos específicos e tornando a experiência do paciente positiva.
Portanto, os benefícios da telerradiologia para clínicas e hospitais são inúmeros para o centro de imagem, mas podemos enfatizar os principais:
- Minimização dos custos em geral;
- Mais eficiência e qualidade no atendimento ao cliente;
- Maior flexibilidade na escala da equipe;
- Apoio na falta de profissionais;
- Equipe administrativa e médica disponível 24 horas;
- Expansão da capacidade de atendimentos;
- Entrega de resultados de qualidade e agilidade;
Como implementar a telerradiologia?
A telerradiologia não é algo relativamente novo na medicina diagnóstica, pois ela surgiu na década de 90. Entretanto, no Brasil, com a melhora significativa da qualidade da internet, ela conseguiu avançar e ser consolidada pelo Conselho Federal de Medicina (CFM) em 2009, mas ganhou mais visibilidade e notoriedade devido aos benefícios promovidos durante as medidas de enfrentamento à pandemia da Covid-19.
No entanto, a telerradiologia vai muito além de laudos emitidos remotamente por médicos radiologistas. Ela permitiu a assistência à saúde em locais que anteriormente não possuíam especialistas da área disponíveis para a realização de laudos, e dessa forma, impactou positivamente na ampliação da qualidade do atendimento nesses locais.
Portanto, muitos gestores de centros de diagnóstico por imagem têm buscado mais informações e conhecimento sobre a telerradiologia e os passos para implementá-la nas instituições de saúde.
7 passos para escolher a solução em telerradiologia ideal
Se você está procurando otimizar os processos do seu centro de diagnóstico por imagem e melhorar a qualidade dos seus laudos e entrega rápida, a telerradiologia é a solução para o seu centro de imagem.
Confira os passos para escolher a solução ideal para implementar em sua clínica ou hospital.
1. ENTENDA COMO FUNCIONA A TELERRADIOLOGIA
O primeiro passo é buscar informações sobre como funciona a telerradiologia na prática e quais são os benefícios que ela pode trazer para o seu centro de imagem.
2. PESQUISE POR EMPRESAS DE TELERRADIOLOGIA CERTIFICADAS
Uma boa dica para conhecer mais sobre a elaboração de laudos à distância é procurar por empresas de telerradiologia, para entender como funciona o processo de implementação, custos e benefícios.
Além disso, é importante se certificar que a empresa de telerradiologia esteja em consonância com as exigências da resolução 2.107/2014 do Conselho Federal de Medicina (CFM).
Ainda antes da contratação do serviço de telerradiologia, o gestor da clínica ou hospital pode observar outras questões de extrema importância da empresa a ser contratada, tais como:
- Tipos de exames radiológicos atendidos;
- Tempo de entrega dos resultados;
- Suporte e treinamentos;
- Lista de médicos radiologistas e as subespecialidades;
- Instituições de saúde atendidas;
- Modo de armazenamento e segurança dos dados recebidos;
A VX. Telerradiologia, por exemplo, conta com uma equipe de especialistas e subespecialistas em radiologia capaz de oferecer o mais alto nível de precisão e confiabilidade. Nosso processo é simples, rigoroso e inovador, garantindo a qualidade dos nossos serviços e entregas focadas no sucesso dos nossos clientes.
3. BUSQUE POR SERVIÇO PERSONALIZADO
Com a notoriedade que os serviços de radiologia a distância tiveram em razão da pandemia da COVID-19, houve um aumento expressivo pela busca e demanda da telerradiologia, aumentando consequentemente o número de empresas dispostas a prestar esse tipo de serviço.
Para dar continuidade na implementação, a melhor maneira é solicitar orçamento personalizado para as principais empresas de telerradiologia no mercado, para entender detalhadamente como funciona todo o processo e buscar aquela que se adeque a realidade de cada centro de diagnóstico por imagem.
Também um dos primeiros passos para entrar no mundo dos laudos online é fazer um comparativo entre os custos diretos e indiretos que incidem tanto na radiologia local quanto no serviço à distância.
4. PREPARE A INFRAESTRUTURA INTERNA DO CDI
A infraestrutura necessária para implementar a telerradiologia nos estabelecimentos de saúde não é muito complexa, porém, como pré-requisito para o funcionamento é necessário equipamentos radiológicos digitais para a realização dos exames e acesso a uma boa rede de internet.
Como já dito mais acima, basicamente toda a parte de atendimento médico e hospitalar continua da mesma forma.
Não menos importante, é preciso que o armazenamento de dados sensíveis e informações entre o serviço de saúde com a empresa de telerradiologia seja feito em um ambiente seguro e confiável, ou seja, é necessário verificar junto a empresa contratada se eles dispõem de armazenamento na nuvem ou servidor local para fazer a integração dos serviços.
Aposte na automatização de alguns processos para maior agilidade e melhoria no fluxo de tarefas da equipe. A integração de um prontuário eletrônico, por exemplo, pode ser importante para garantir a eficácia no atendimento.
5. VERIFIQUE A QUALIDADE DO SISTEMA E DO SUPORTE
A empresa de telerradiologia contratada deve estar sempre disponível para atender as necessidades e demandas mais urgentes.
Além disso, é importante que o serviço de laudos à distância tenha um suporte prontamente à disposição 24 horas em caso de dúvidas ou para qualquer outra eventualidade.
A interface para a comunicação, envio e recebimento de imagens e relatórios assinados eletronicamente deve ser simples e o ideal é que não apresente falhas.
6. ESTABELEÇA AS DEMANDAS INTERNAS E EXTERNAS
Durante o processo de implementação, os gestores dos serviços de imagem devem definir quais serão as demandas internas e quais serão as demandas para a empresa de laudos online contratada, de forma a adequar e alinhar todo o processo com as equipes.
O protocolo de demandas internas e externa bem definido é muito importante, pois, para o envio das imagens para serem laudadas remotamente, é preciso reunir geralmente:
- Pedido médico contendo o nome completo do paciente, solicitação do exame, justificativa e assinatura médica;
- Questionário clínico pré-exame;
- Termo de consentimento para realizar o tráfego de informações via internet.
7. MONITORE OS PROCESSOS IMPLANTADOS
Implementado o serviço de telerradiologia no centro de diagnóstico por imagem, é hora de avaliar os resultados. O monitoramento dos indicadores deve ser feito de forma periódica a fim de evidenciar todo o processo.
Alguns dos principais indicadores que devem ser monitorados após a contratação do serviço de telerradiologia, são:
- Custos;
- Qualidade do serviço prestado;
- Agilidade de entrega dos laudos técnicos;
- Quantidade de exames laudados;
- Capacidade de atendimento;
A partir dessa avaliação, é possível identificar o nível de satisfação tanto do paciente como de toda a equipe. Além disso, é possível planejar os próximos passos do centro de saúde, como a ampliação da capacidade de atendimento e aumento da gama de exames oferecidos.
Conclusão
Quando se imagina em investir em novas tecnologias para instituições de saúde, em geral, muitos imaginam que seja algo trabalhoso e que envolve muitos gastos para as empresas, mas felizmente esse não é o caso dos laudos a distância.
A telerradiologia se mostra muito mais simples do que se imagina para a implantação e a boa notícia é que a redução de custos é visível logo no primeiro mês.
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