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7 Passos para investir em telerradiologia

investir em telerradiologia - desenho de um médico segurando um exame de imagem saindo de um celular
Precisando reduzir custos do seu hospital? Conheça nossos laudos a distância!

As facilidades que a evolução tecnológica trouxe para o nosso dia a dia também alcançaram a medicina. Hoje, a internet nos permite fazer uma série de coisas sem sair de casa, otimizando o nosso tempo e deslocamento.

A telemedicina foi uma das áreas da medicina que mais se beneficiou das constantes evoluções da tecnologia. Além da criação de novas metodologias de tratamento, as novas tecnologias facilitaram a vida dos pacientes encurtando distâncias e diminuindo o tempo necessário pela espera do resultado de um exame, como é o caso dos serviços de telerradiologia.

Se você é gestor de um hospital ou clínica, é hora de compreender os passos para investir em um serviço de telerradiologia e proporcionar melhor qualidade aos seus pacientes, simplificando-os e a um custo mais baixo.

Como funciona a telerradiologia?

A telerradiologia consiste na capacidade de enviar e receber exames de imagem para serem laudados remotamente e assinados eletronicamente, dessa forma, possibilitando a emissão dos resultados de forma online.

Toda a parte de atendimento médico e hospitalar permanece da mesma forma. No entanto, as imagens geradas nos exames de imagem são transmitidas por um sistema PACS para uma central, que fica responsável por recebê-las e armazená-las com segurança. Essa central conta com uma equipe de médicos radiologistas especialistas que serão os responsáveis por laudar os exames por meio das imagens e solicitações enviadas pelo centro de imagem.

A ideia da telerradiologia é centralizar as operações de laudo em uma única empresa, com capacidade de atendimento 24 horas, promovendo assim uma maior vazão à demanda de forma a ter os resultados em mãos no menor tempo possível.

Os resultados dos exames podem ser entregues em até 24 horas, via internet, direto para o sistema da instituição de saúde. Cabe ressaltar que em caso de exames de urgência, é possível ter o resultado em poucos minutos. Essa possibilidade de diagnóstico mais ágil torna possível a identificação de doenças de forma mais rápida, melhorando as chances de sucesso em tratamentos específicos e tornando a experiência do paciente positiva.

Portanto, os benefícios da telerradiologia para clínicas e hospitais são inúmeros para o centro de imagem, mas podemos enfatizar os principais:

  • Minimização dos custos em geral;
  • Mais eficiência e qualidade no atendimento ao cliente;
  • Maior flexibilidade na escala da equipe;
  •  Apoio na falta de profissionais;
  • Equipe administrativa e médica disponível 24 horas;
  • Expansão da capacidade de atendimentos;
  • Entrega de resultados de qualidade e agilidade;

Como implementar a telerradiologia?

A telerradiologia não é algo relativamente novo na medicina diagnóstica, pois ela surgiu na década de 90. Entretanto, no Brasil, com a melhora significativa da qualidade da internet, ela conseguiu avançar e ser consolidada pelo Conselho Federal de Medicina (CFM) em 2009, mas ganhou mais visibilidade e notoriedade devido aos benefícios promovidos durante as medidas de enfrentamento à pandemia da Covid-19.

No entanto, a telerradiologia vai muito além de laudos emitidos remotamente por médicos radiologistas. Ela permitiu a assistência à saúde em locais que anteriormente não possuíam especialistas da área disponíveis para a realização de laudos, e dessa forma, impactou positivamente na ampliação da qualidade do atendimento nesses locais.

Portanto, muitos gestores de centros de diagnóstico por imagem têm buscado mais informações e conhecimento sobre a telerradiologia e os passos para implementá-la nas instituições de saúde.

7 passos para escolher a solução em telerradiologia ideal

Se você está procurando otimizar os processos do seu centro de diagnóstico por imagem e melhorar a qualidade dos seus laudos e entrega rápida, a telerradiologia é a solução para o seu centro de imagem.

Confira os passos para escolher a solução ideal para implementar em sua clínica ou hospital.

1. ENTENDA COMO FUNCIONA A TELERRADIOLOGIA

O primeiro passo é buscar informações sobre como funciona a telerradiologia na prática e quais são os benefícios que ela pode trazer para o seu centro de imagem.

2. PESQUISE POR EMPRESAS DE TELERRADIOLOGIA CERTIFICADAS

Uma boa dica para conhecer mais sobre a elaboração de laudos à distância é procurar por empresas de telerradiologia, para entender como funciona o processo de implementação, custos e benefícios.

Além disso, é importante se certificar que a empresa de telerradiologia esteja em consonância com as exigências da resolução 2.107/2014 do Conselho Federal de Medicina (CFM).

Ainda antes da contratação do serviço de telerradiologia, o gestor da clínica ou hospital pode observar outras questões de extrema importância da empresa a ser contratada, tais como:

  •  Tipos de exames radiológicos atendidos;
  • Tempo de entrega dos resultados;
  •  Suporte e treinamentos;
  •  Lista de médicos radiologistas e as subespecialidades;
  •  Instituições de saúde atendidas;
  • Modo de armazenamento e segurança dos dados recebidos;

A VX. Telerradiologia, por exemplo, conta com uma equipe de especialistas e subespecialistas em radiologia capaz de oferecer o mais alto nível de precisão e confiabilidade. Nosso processo é simples, rigoroso e inovador, garantindo a qualidade dos nossos serviços e entregas focadas no sucesso dos nossos clientes.

3. BUSQUE POR SERVIÇO PERSONALIZADO

Com a notoriedade que os serviços de radiologia a distância tiveram em razão da pandemia da COVID-19, houve um aumento expressivo pela busca e demanda da telerradiologia, aumentando consequentemente o número de empresas dispostas a prestar esse tipo de serviço.

Para dar continuidade na implementação, a melhor maneira é solicitar orçamento personalizado para as principais empresas de telerradiologia no mercado, para entender detalhadamente como funciona todo o processo e buscar aquela que se adeque a realidade de cada centro de diagnóstico por imagem.

Também um dos primeiros passos para entrar no mundo dos laudos online é fazer um comparativo entre os custos diretos e indiretos que incidem tanto na radiologia local quanto no serviço à distância. 

4. PREPARE A INFRAESTRUTURA INTERNA DO CDI

A infraestrutura necessária para implementar a telerradiologia nos estabelecimentos de saúde não é muito complexa, porém, como pré-requisito para o funcionamento é necessário equipamentos radiológicos digitais para a realização dos exames e acesso a uma boa rede de internet.

Como já dito mais acima, basicamente toda a parte de atendimento médico e hospitalar continua da mesma forma.

Não menos importante, é preciso que o armazenamento de dados sensíveis e informações entre o serviço de saúde com a empresa de telerradiologia seja feito em um ambiente seguro e confiável, ou seja, é necessário verificar junto a empresa contratada se eles dispõem de armazenamento na nuvem ou servidor local para fazer a integração dos serviços.

Aposte na automatização de alguns processos para maior agilidade e melhoria no fluxo de tarefas da equipe. A integração de um prontuário eletrônico, por exemplo, pode ser importante para garantir a eficácia no atendimento.

5. VERIFIQUE A QUALIDADE DO SISTEMA E DO SUPORTE

A empresa de telerradiologia contratada deve estar sempre disponível para atender as necessidades e demandas mais urgentes.

Além disso, é importante que o serviço de laudos à distância tenha um suporte prontamente à disposição 24 horas em caso de dúvidas ou para qualquer outra eventualidade.

A interface para a comunicação, envio e recebimento de imagens e relatórios assinados eletronicamente deve ser simples e o ideal é que não apresente falhas.

6. ESTABELEÇA AS DEMANDAS INTERNAS E EXTERNAS

Durante o processo de implementação, os gestores dos serviços de imagem devem definir quais serão as demandas internas e quais serão as demandas para a empresa de laudos online contratada, de forma a adequar e alinhar todo o processo com as equipes.

O protocolo de demandas internas e externa bem definido é muito importante, pois, para o envio das imagens para serem laudadas remotamente, é preciso reunir geralmente:

  • Pedido médico contendo o nome completo do paciente, solicitação do exame, justificativa e assinatura médica;
  • Questionário clínico pré-exame;
  • Termo de consentimento para realizar o tráfego de informações via internet.

7.   MONITORE OS PROCESSOS IMPLANTADOS

Implementado o serviço de telerradiologia no centro de diagnóstico por imagem, é hora de avaliar os resultados. O monitoramento dos indicadores deve ser feito de forma periódica a fim de evidenciar todo o processo.

Alguns dos principais indicadores que devem ser monitorados após a contratação do serviço de telerradiologia, são:

  • Custos;
  • Qualidade do serviço prestado;
  • Agilidade de entrega dos laudos técnicos;
  • Quantidade de exames laudados;
  • Capacidade de atendimento;

A partir dessa avaliação, é possível identificar o nível de satisfação tanto do paciente como de toda a equipe. Além disso, é possível planejar os próximos passos do centro de saúde, como a ampliação da capacidade de atendimento e aumento da gama de exames oferecidos.

Conclusão

Quando se imagina em investir em novas tecnologias para instituições de saúde, em geral, muitos imaginam que seja algo trabalhoso e que envolve muitos gastos para as empresas, mas felizmente esse não é o caso dos laudos a distância.

A telerradiologia se mostra muito mais simples do que se imagina para a implantação e a boa notícia é que a redução de custos é visível logo no primeiro mês.

Conte com a VX Telerradiologia

Nossa equipe está disponível, a qualquer momento, para oferecer soluções mais humanas, aproximando e gerando valor para todos os envolvidos no processo de telerradiologia.

Conte com a VX, a empresa de telerradiologia mais próxima de você.

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