Login

Nosso Blog

Telelaudo: o que é, como funciona e benefícios

telelaudo - médica segurando tablet com uma caneta
Precisando reduzir custos do seu hospital? Conheça nossos laudos a distância!

O telelaudo vem mudando a forma como hospitais e clínicas de todo o país o atendimento aos pacientes. Mas o que exatamente acontece no telelaudo? Qual a diferença para um laudo comum?

médico analisando exames de imagem impressos

A principal transformação que o telelaudo gera é a possibilidade de um médico subespecialista realizar a análise de maneira remota. Sendo assim, o telelaudo é o laudo médico feito e entregue à distância.

Isso muda a estrutura de custos das clínicas e hospitais, visto que contratar especialistas para demandas específicas fica mais barato e é possível trabalhar com várias especialidades.

Além disso, o telelaudo possibilita a realização de um diagnóstico ainda mais rápido, visto que não é necessário que o médico esteja presente na clínica.

Isso faz com que o médico radiologista subespecialista realize mais laudos em um mesmo período de tempo, já que ele não precisa atender aos pacientes enquanto analisa os exames.

E como funciona o processo?

O paciente vai até a clínica, realiza o exame e compartilha-o com o médico subespecialista, independentemente da localidade geográfica em que ele esteja.

Isso só é possível com o apoio de tecnologias de telemedicina, que apresentam soluções com foco na segurança dos dados dos pacientes e se certificam de que os médicos estão entregando todas as análises necessárias dentro do diagnóstico realizado.

Saiba mais sobre o processo de diagnóstico a distância

Ou seja, o médico precisa se identificar, assinar o laudo digitalmente, demonstrar suas hipóteses e se certificar de deixar as conclusões explícitas dentro da sua entrega digital.

Não deixe de ler: Assinatura digital nos laudos online: como funciona

Assim, na prática, o resultado final de um laudo feito presencialmente e a distância não apresenta diferença, exceto pela assinatura do médico que, no segundo caso, é preenchida digitalmente.

fluxo de como funciona o processo de telelaudo, explicado em 4 etapas

Por que realizar o telelaudo?

Implementar o serviço de telelaudo em uma clínica ou hospital requer algumas adaptações dentro do processo de atendimento ao paciente. Entre elas, os gestores de centros de imagem devem:

  • Escolher uma ferramenta de telemedicina;
  • Capacitar, com o auxílio da empresa contratada, os profissionais da clínica para utilização da nova tecnologia.

E por que realizar essas adaptações?

telelaudo médico segurando uma caneta sobre uma prancheta

Com a utilização do telelaudo a clínica tem vários benefícios. Vamos passar pelos principais deles aqui:

Maior agilidade na entrega de exames

Sabemos que, dependendo de qual é a hipótese diagnóstica, cada minuto conta para que uma intervenção médica tenha sucesso no prognóstico do paciente.

Como o paciente é atendido por um profissional e, assim que seu exame fica pronto, já pode ser enviado para um médico radiologista que está à disposição para a elaboração dos laudos. Sendo assim, o resultado final é entregue de maneira muito mais rápida.

Assim, as intervenções cirúrgicas ou medicamentosas podem ser realizadas o quanto antes, podendo salvar vidas e tornando a experiência do paciente muito melhor.

Redução de Custos

Os custos relacionados aos laudos passam a ser variáveis e não fixos.

Quando os laudos são feitos internamente, ou seja, de forma presencial, a equipe de radiologia é fixa, portanto, independentemente da quantidade de laudos realizados, os membros da equipe do CDI recebem um salário predeterminado.

Agora, quando a clínica ou o hospital opta pelo telelaudo, ela paga por laudo emitido, o que significa que o custo estará relacionado na quantidade de exames enviados e laudados pelo serviço de radiologia à distância, tornando o risco da operação muito menor e aumentando a lucratividade do negócio.

Maior produtividade

Um médico que realizaria uma quantidade específica de exames por dia, conseguirá analisar mais exames remotamente e focar na realização do laudo.

Quando o médico radiologista fica focado, sem passar por interrupções comuns em hospitais e clínicas, a sua produtividade se torna ainda maior.

Além disso, normalmente, o profissional de medicina recebe por produtividade, então quanto mais laudos ele fizer, maior é o seu rendimento.

Além disso, como a equipe trabalha virtualmente e se contrata de maneira mais flexível, é mais fácil encontrar profissionais para cobrir alguma demanda extra, tornando o atendimento mais produtivo e evitando longas filas de atendimento, mesmo se a demanda for maior que o previsto.

Essa maior produtividade significa maior agilidade para o paciente e maior clareza do processo de atendimento, tornando mais fácil entender possíveis gargalos e melhorar a experiência do cliente.

Melhor atendimento ao cliente final

Ao conseguir maior produtividade médica, a equipe interna da clínica ou do hospital também trabalham melhor, alcançando não só um atendimento mais ágil, mas também a possibilidade de realizar um contato de maior qualidade junto ao cliente.

Como os processos operacionais relacionados à entrega dos exames são mais rápidos, os profissionais conseguem focar no atendimento mais personalizado a cada cliente, tornando a sua experiência memorável.

Isso faz com que ele retorne à clínica ou ao hospital e indique seus serviços a pessoas próximas, tornando o fluxo de pacientes maior.

Vale ressaltar que a eficiência e rapidez na entrega do laudo faz toda a diferença na percepção do cliente em relação ao centro de imagem.

Alta qualidade de laudos

Além de se preocupar com a qualidade dos equipamentos, uma equipe de médicos radiologistas capacitados é necessária para garantir uma alta qualidade de laudos.

Com o telelaudo, profissionais subespecialistas simplificam o acesso, e dessa forma, o centro de imagem consegue entregar o melhor resultado final ao paciente.

Essa segurança passada aos pacientes faz total diferença na experiência do cliente, tornando-os promotores da marca, fazendo com que retornem quando novas demandas de exames surgirem e indiquem o serviço para pessoas próximas.

Quais são os tipos de exames que podem ser laudados à distância?

médico conversando com paciente idoso sentado em uma tomografia com imagens de exame atrás em uma tela

Qualquer exame de imagem que não exija a presença local de um médico para sua realização pode ter seu laudo emitido à distância. São eles:

Importância do telelaudo para a área da saúde

mão manuseando peças quadradas de madeira com imagens sobre medicina

O serviço de telelaudo é uma forma essencial de diagnóstico médico que vem ganhando crescente importância na área da saúde.

Com os avanços tecnológicos, tornou-se viável que médicos e especialistas analisem exames e dados de pacientes remotamente, o que agiliza e torna mais eficiente o processo de diagnóstico.

Para pacientes que residem em áreas isoladas, obter um laudo médico especializado pode ser desafiador, pois nem sempre há profissionais disponíveis em clínicas locais.

Nessas situações, o telelaudo se torna uma solução valiosa, permitindo que os pacientes obtenham diagnósticos precisos sem a necessidade de deslocamento para centros urbanos.

Adicionalmente, durante a pandemia de COVID-19, o telelaudo desempenhou um papel fundamental, permitindo que as pessoas recebessem diagnósticos e tratamentos remotamente.

Fique por dentro sobre a importância do telelaudo para a área da saúde, leia aqui o conteúdo sobre isso!

Como é a regulamentação do telelaudo?

notebook com frases soltas no ar, como: regulation, compliance

O telelaudo é uma prática relativamente recente na área da saúde, e sua legalidade no Brasil ainda é objeto de discussão.

Entretanto, em 2019, o Conselho Federal de Medicina (CFM) publicou uma resolução que regulamenta o uso do telelaudo no país.

A Resolução Nº 2.107/2014 do Conselho Federal de Medicina (CFM) é a diretriz que normatiza e orienta tanto as empresas que prestam os serviços quanto os centros de diagnóstico que fazem uso dele.

A resolução estipula requisitos como a necessidade de consentimento por escrito do paciente ou responsável legal, o uso de tecnologias que garantam a segurança das informações dos pacientes e a manutenção do sigilo médico, entre outros.

Conheça detalhadamente como é a regulamentação do telelaudo, acesse aqui.

Conclusão

Concluímos que é relevante melhorar constantemente o atendimento aos pacientes, utilizando as principais inovações do mercado para trazer mais resultados para a clínica ou hospital ao entender um pouco mais sobre o telelaudo. Para ficar por dentro dessas possibilidades e entender como ter ainda mais resultado neste mercado, você precisa se inscrever na newsletter da VX abaixo.

Compartilhe:

Fale com um especialista e reduza custos do seu hospital.

A VX Medical Innovation oferece laudos de subespecialistas mesmo em locais distantes dos grandes centros urbanos, agilize o diagnóstico com laudos em até 2 horas e reduza os custos operacionais e otimize processos internos. Vamos conversar.
plugins premium WordPress