O telediagnóstico surge para agilizar a avaliação de exames e laudos médicos, ampliando o acesso à saúde básica para a população e salvando vidas.
Atualmente, o uso da tecnologia tem otimizado muitos processos clínicos, simplificado e agilizado a emissão de laudos médicos para diagnósticos e tratamentos.
Além disso, através do telediagnóstico, se torna possível a ampliação do acesso à saúde básica para toda a população brasileira, o combate às doenças e a chance de iniciar tratamentos precoces e salvar vidas.
Dessa forma, ao enviar os exames para uma clínica, os profissionais especializados realizam a análise e preparam o laudo para, depois, direcionar os resultados aos médicos responsáveis pelo paciente.
Mas afinal, o que é o telediagnóstico e a tão falada telerradiologia, de fato? Quais são os seus benefícios e quais exames atendem?
O que é o telediagnóstico?
O telediagnóstico é uma solução usada para emitir laudos e avaliações de exames através de imagens e gráficos transmitidos de maneira digital.
Existem registros da prática desde 1994, sendo que em 2011 o Governo Federal lançou o Programa Nacional de Telessaúde Brasil Redes, regulamentado pela Portaria MS nº 2.546/2011, com o intuito de expandir o Sistema Único de Saúde (SUS) e desenvolvê-lo mediante parcerias firmadas entre instituições públicas e privadas do país.
Hoje, os laudos e avaliações são disponibilizados em alta resolução para transmissão e digitalização em plataformas específicas que são homologadas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA). Assim, os documentos são acessados à distância, não havendo necessidade de locomoção para buscá-los.
Com isso, os médicos que atendem em áreas rurais e regiões distantes dos grandes centros conseguem, através do telediagnóstico, detectar doenças e lesões dos pacientes com maior agilidade e assertividade.
Quais são os principais benefícios do telediagnóstico?
Aqui falaremos um pouco mais dos benefícios de implementar o telediagnóstico.
Ampliação ao acesso à saúde
Esse é um dos principais benefícios do telediagnóstico porque torna o sistema básico de saúde alcançável em comunidades remotas. Sem esse facilitador, os pacientes precisam se locomover por longas distâncias para buscarem os resultados de exames e laudos.
Em muitos casos, eles não têm condições de realizar a viagem, então não iniciam o tratamento necessário para combater as doenças ou lesões que possuem.
No entanto, quando os documentos são entregues diretamente aos médicos através do telediagnóstico, os pacientes recebem o tratamento adequado porque não precisam se locomover entre cidades.
Agilidade de tratamento de diagnósticos
O tempo da emissão de laudos, exames e diagnósticos através do telediagnóstico é reduzido, possibilitando que os médicos prescrevam o melhor tratamento para cada paciente o mais rápido possível.
Troca de conhecimento
Geralmente, os médicos que atendem em locais distantes atuam nas mais diversas vertentes da medicina para suprir a demanda da população, e para analisar certos exames e chegar ao diagnóstico correto, precisam de especialistas.
Com o telediagnóstico, esses médicos têm a oportunidade de entrar em contato com outros profissionais da saúde que atuam em áreas específicas para trocarem conhecimento e chegarem ao tratamento correto para cada paciente.
Valores melhor direcionados
Como os médicos recebem os exames e laudos pela internet, não havendo a necessidade dos pacientes se locomoverem para buscá-los, eles economizam o valor referente à essa viagem.
Dessa forma, têm a possibilidade de direcionar esse dinheiro do deslocamento para, por exemplo, medicamentos relacionados ao tratamento.
Quais são os principais exames laudados pelo telediagnóstico?
Existem 11 modalidades de exames que podem ser laudados através do telediagnóstico, são eles:
- Espirometria;
- Eletrocardiograma;
- Raio-X;
- Eletroencefalograma;
- Eletroencefalograma com mapeamento;
- Holter;
- MAPA;
- Tomografia;
- Mamografia;
- Acuidade visual;
- Ressonância magnética.
O que é a telerradiologia?
A telerradiologia é uma prática regulamentada pela resolução nº 2.107/2014 onde um profissional especializado da área de radiologia interpreta, de maneira remota, as imagens de um paciente para realizar o seu diagnóstico.
Essa solução é uma ramificação do telediagnóstico e é fundamental por não existir tantos radiologistas no mercado que tenham a expertise de interpretar, por exemplo, imagens de ressonância magnética e de especialidades médicas, como a pediatria e a neurologia.
Portanto, quando o paciente realiza o exame, a imagem é enviada para uma clínica em que possua um profissional de radiologia preparado para realizar o laudo e, depois, direcioná-lo ao médico que está acompanhando o caso para o devido diagnóstico e tratamento.
Assim como o telediagnóstico, a prática da telerradiologia também é uma ótima maneira de fazer o atendimento básico de saúde chegar em áreas rurais e regiões distantes de centros metropolitanos.
Quais são os principais benefícios da telerradiologia?
Os benefícios da telerradiologia envolvem, além da possibilidade do laudo à distância através de um radiologista capacitado, a agilidade no atendimento, a qualidade dos laudos e a sua liberação em poucos instantes.
Vejamos mais sobre esses benefícios a seguir.
Agilidade no atendimento
Quanto se trata de hospitais e de clínicas existem duas questões levantadas a respeito do atraso no atendimento e da sobrecarga dos laudos médicos para radiologistas, são elas:
- A falta de profissionais preparados para atender certas especialidades médicas;
- A manutenção e/ou a danificação dos equipamentos.
A telerradiologia surge como solução para agilizar o atendimento ao contornar tais situações adversas capazes de comprometer a emissão dos laudos e exames, disponibilizando um serviço 24 horas em todos os dias da semana.
Qualidade dos laudos e a sua liberação rápida
A telerradiologia reúne profissionais capacitados em diversas especialidades médicas, como a neurologia, a ortopedia, a cardiovascular, entre outros. Então, além dos laudos serem realizados com agilidade, eles são elaborados com qualidade e a segurança da interpretação correta das imagens.
Redução de custos
Os custos operacionais são reduzidos através da telerradiologia por dois principais fatores, acompanhe:
- Não é preciso manter uma estrutura completa para a interpretação do laudo, basta um computador com internet para receber as imagens dos pacientes;
- É possível reduzir as despesas provenientes de folhas de pagamento e encargos sociais, assim como os custos relacionados às impressões de chapas de equipamentos de radiologia analógica.
Assim, a organização consegue direcionar os valores economizados para outras necessidades do estabelecimento e, ainda assim, atender com maior assertividade e precisão no diagnóstico dos pacientes.
Segurança da operação
Assim como o telediagnóstico, a telerradiologia é um serviço seguro e protegido pela criptografia de dados, além de outras medidas que garantam a confidencialidade dos laudos, exames e diagnósticos dos pacientes.
Com a transmissão instantânea de documentos, em pouco tempo os resultados são entregues aos médicos através do armazenamento na nuvem, onde podem ser acessados através de quaisquer dispositivos móveis com internet.
Quais são os principais exames laudados pela telerradiologia?
Os exames que são comumente laudados através da telerradiologia são:
- Ressonância magnética;
- Tomografia computadorizada;
- Raio-X;
- Mamografia;
- Densitometria óssea;
- Medicina nuclear.
Inclusive, mesmo que esses exames sejam possíveis de serem laudados à distância, sempre há um responsável médico no local para acompanhar o processo e prestar suporte, garantindo uma interpretação exata das imagens.
Conclusão
É comum que haja questionamentos a respeito do telediagnóstico e da telerradiologia, assim como quaisquer outros procedimentos médicos. Porém, é válido a ressalva de que todos os documentos transferidos de maneira digital são protegidos por criptografia na nuvem.
Além disso, a utilização da tecnologia evita que ocorram erros humanos, como a troca de laudos entregues aos pacientes ou atrasos devido a extravios e derivados.
Agora que você compreendeu os benefícios do telediagnóstico para a sua clínica ou para o seu hospital, assim como da telerradiologia, se inscreva na nossa newsletter para acompanhar todos os conteúdos relevantes para a sua ocupação.