O telediagnóstico surge para agilizar a avaliação de exames e laudos médicos, ampliando o acesso à saúde básica para a população e salvando vidas.
Atualmente, o uso da tecnologia tem otimizado muitos processos clínicos, simplificado e agilizado a emissão de laudos médicos para diagnósticos e tratamentos.
Por meio do telediagnóstico, é possível a ampliação do acesso à saúde para toda a população, o combate às doenças e a chance de iniciar tratamentos precoces e salvar vidas.
Mas afinal, o que é o telediagnóstico de fato? Quais são os seus benefícios e quais exames atendem?
O que é o telediagnóstico?
O telediagnóstico é uma solução usada para emitir laudos e avaliar exames através de imagens transmitidos de maneira digital.
Hoje, os laudos e avaliações são disponibilizados em alta resolução para transmissão e digitalização em plataformas específicas homologadas ANVISA, como o PACS e o RIS. Assim, os documentos são acessados à distância, não havendo necessidade de locomoção para buscá-los.
Com isso, os médicos que atendem em áreas remotas e distantes dos grandes centros conseguem emitir laudos com maior agilidade e assertividade.
Qual a diferença entre telediagnóstico, telemedicina e telerradiologia?
A Telemedicina abrange todas as práticas médicas realizadas com o auxílio de tecnologias, incluindo a promoção da saúde, assistência médica, educação, pesquisa e prevenção de doenças e lesões.
Portanto, a telemedicina compreende uma variedade de serviços, incluindo o telediagnóstico, a telerradiologia e entre outros.
Entretanto, os profissionais utilizam o telediagnóstico para otimizar o processo de emissão de laudos de exames, facilitando o acesso a especialistas e garantindo que possam realizá-los de maneira mais segura e eficiente.
Quais são os principais benefícios do telediagnóstico?
Aqui falaremos um pouco mais dos benefícios de implementar o telediagnóstico no centro de imagem.
Ampliação ao acesso à saúde
Esse é um dos principais benefícios do telediagnóstico porque torna o sistema básico de saúde alcançável em comunidades remotas, agilizando o tratamento. Sem esse facilitador, os pacientes precisam se locomover por longas distâncias para buscarem os resultados de exames e laudos.
Agilidade de tratamento de diagnósticos
O telediagnóstico reduz o tempo de emissão de laudos, permitindo que os médicos prescrevam o melhor tratamento para cada paciente o mais rapidamente possível.
Troca de conhecimento
Geralmente, os médicos que atendem em locais distantes atuam nas mais diversas vertentes da medicina para suprir a demanda da população. No entanto, para analisar certos exames é necessário um especialista.
Com o telediagnóstico, esses médicos têm a oportunidade de entrar em contato com outros profissionais que atuam em áreas específicas para trocarem conhecimento.
O que diz a lei sobre telediagnóstico no Brasil?
Segundo a Resolução CFM Nº 2.314, o telediagnóstico é definido como a prática médica realizada remotamente, envolvendo a transmissão de gráficos, imagens e dados para que um médico especialista em determinada área, devidamente registrado com qualificação de especialista (RQE), emita laudo ou parecer em resposta à solicitação do médico assistente.
Quais são os principais exames laudados pelo telediagnóstico?
Existem 11 modalidades de exames que podem ser laudados através do telediagnóstico, são eles:
- Espirometria;
- Eletrocardiograma;
- Raio-X;
- Eletroencefalograma;
- Eletroencefalograma com mapeamento;
- Holter;
- MAPA;
- Tomografia;
- Mamografia;
- Acuidade visual;
- Ressonância magnética.
O que é a telerradiologia?
A telerradiologia é uma prática regulamentada pela resolução nº 2.107/2014 onde um profissional especializado da área de radiologia interpreta, de maneira remota, as imagens de um paciente para realizar o seu diagnóstico.
Essa solução é uma ramificação do telediagnóstico e é fundamental por não existir tantos radiologistas no mercado que tenham a expertise de interpretar, por exemplo, imagens de ressonância magnética e de especialidades médicas, como a pediatria e a neurologia.
Portanto, quando o paciente realiza o exame, a imagem é enviada para uma clínica em que possua um profissional de radiologia preparado para realizar o laudo e, depois, direcioná-lo ao médico que está acompanhando o caso para o devido diagnóstico e tratamento.
Assim como o telediagnóstico, a prática da telerradiologia também é uma ótima maneira de fazer o atendimento básico de saúde chegar em áreas rurais e regiões distantes de centros metropolitanos.
Quais são os principais benefícios da telerradiologia?
Os benefícios da telerradiologia envolvem, além da possibilidade do laudo à distância através de um radiologista capacitado, a agilidade no atendimento, a qualidade dos laudos e a sua liberação em poucos instantes.
Vejamos mais sobre esses benefícios a seguir.
Agilidade no atendimento
Quanto se trata de hospitais e de clínicas existem duas questões levantadas a respeito do atraso no atendimento e da sobrecarga dos laudos médicos para radiologistas, são elas:
- A falta de profissionais preparados para atender certas especialidades médicas;
- A manutenção e/ou a danificação dos equipamentos.
A telerradiologia surge como solução para agilizar o atendimento ao contornar tais situações adversas capazes de comprometer a emissão dos laudos e exames, disponibilizando um serviço 24 horas em todos os dias da semana.
Qualidade dos laudos e a sua liberação rápida
A telerradiologia reúne profissionais capacitados em diversas especialidades médicas, como a neurologia, a ortopedia, a cardiovascular, entre outros. Então, além dos laudos serem realizados com agilidade, eles são elaborados com qualidade e a segurança da interpretação correta das imagens.
Redução de custos
Os custos operacionais são reduzidos através da telerradiologia por dois principais fatores, acompanhe:
- Não é preciso manter uma estrutura completa para a interpretação do laudo, basta um computador com internet para receber as imagens dos pacientes;
- É possível reduzir as despesas provenientes de folhas de pagamento e encargos sociais, assim como os custos relacionados às impressões de chapas de equipamentos de radiologia analógica.
Assim, a organização consegue direcionar os valores economizados para outras necessidades do estabelecimento e, ainda assim, atender com maior assertividade e precisão no diagnóstico dos pacientes.
Segurança da operação
Assim como o telediagnóstico, a telerradiologia é um serviço seguro e protegido pela criptografia de dados, além de outras medidas que garantam a confidencialidade dos laudos, exames e diagnósticos dos pacientes.
Com a transmissão instantânea de documentos, os resultados são entregues rapidamente aos médicos por meio do armazenamento na nuvem, acessíveis através de dispositivos móveis com conexão à internet.
Quais são os principais exames laudados pela telerradiologia?
Os exames que são comumente laudados através da telerradiologia são:
- Ressonância magnética;
- Tomografia computadorizada;
- Raio-X;
- Mamografia;
- Densitometria óssea;
- Medicina nuclear.
Inclusive, mesmo que esses exames sejam possíveis de serem laudados à distância, sempre há um responsável médico no local para acompanhar o processo e prestar suporte, garantindo uma interpretação exata das imagens.
Conclusão
É comum que haja questionamentos a respeito do telediagnóstico e da telerradiologia, assim como quaisquer outros procedimentos médicos. No entanto, é importante destacar que todos os documentos transferidos digitalmente são protegidos por criptografia na nuvem.
Além disso, a utilização da tecnologia evita que ocorram erros humanos, como a troca de laudos entregues aos pacientes ou atrasos devido a extravios e derivados.