Login

Nosso Blog

Telediagnóstico: o que é, e os principais benefícios

telediagnóstico - médica avaliando imagens de exame pelo computador
Precisando reduzir custos do seu hospital? Conheça nossos laudos a distância!

O telediagnóstico surge para agilizar a avaliação de exames e laudos médicos, ampliando o acesso à saúde básica para a população e salvando vidas.


Atualmente, o uso da tecnologia tem otimizado muitos processos clínicos, simplificado e agilizado a emissão de laudos médicos para diagnósticos e tratamentos.

Por meio do telediagnóstico, é possível a ampliação do acesso à saúde para toda a população, o combate às doenças e a chance de iniciar tratamentos precoces e salvar vidas.

Mas afinal, o que é o telediagnóstico de fato? Quais são os seus benefícios e quais exames atendem?

O que é o telediagnóstico?

O telediagnóstico é uma solução usada para emitir laudos e avaliar exames através de imagens transmitidos de maneira digital.

Hoje, os laudos e avaliações são disponibilizados em alta resolução para transmissão e digitalização em plataformas específicas homologadas ANVISA, como o PACS e o RIS.  Assim, os documentos são acessados à distância, não havendo necessidade de locomoção para buscá-los.

Com isso, os médicos que atendem em áreas remotas e distantes dos grandes centros conseguem emitir laudos com maior agilidade e assertividade.

Qual a diferença entre telediagnóstico, telemedicina e telerradiologia?

A Telemedicina abrange todas as práticas médicas realizadas com o auxílio de tecnologias, incluindo a promoção da saúde, assistência médica, educação, pesquisa e prevenção de doenças e lesões.

Portanto, a telemedicina compreende uma variedade de serviços, incluindo o telediagnóstico, a telerradiologia e entre outros.

Entretanto, os profissionais utilizam o telediagnóstico para otimizar o processo de emissão de laudos de exames, facilitando o acesso a especialistas e garantindo que possam realizá-los de maneira mais segura e eficiente.

Quais são os principais benefícios do telediagnóstico?

Aqui falaremos um pouco mais dos benefícios de implementar o telediagnóstico no centro de imagem.

Ampliação ao acesso à saúde

Esse é um dos principais benefícios do telediagnóstico porque torna o sistema básico de saúde alcançável em comunidades remotas, agilizando o tratamento. Sem esse facilitador, os pacientes precisam se locomover por longas distâncias para buscarem os resultados de exames e laudos.

Agilidade de tratamento de diagnósticos

O telediagnóstico reduz o tempo de emissão de laudos, permitindo que os médicos prescrevam o melhor tratamento para cada paciente o mais rapidamente possível.

Troca de conhecimento 

Geralmente, os médicos que atendem em locais distantes atuam nas mais diversas vertentes da medicina para suprir a demanda da população. No entanto, para analisar certos exames é necessário um especialista.

Com o telediagnóstico, esses médicos têm a oportunidade de entrar em contato com outros profissionais que atuam em áreas específicas para trocarem conhecimento.

O que diz a lei sobre telediagnóstico no Brasil? 

Segundo a Resolução CFM Nº 2.314, o telediagnóstico é definido como a prática médica realizada remotamente, envolvendo a transmissão de gráficos, imagens e dados para que um médico especialista em determinada área, devidamente registrado com qualificação de especialista (RQE), emita laudo ou parecer em resposta à solicitação do médico assistente.

Quais são os principais exames laudados pelo telediagnóstico?

Existem 11 modalidades de exames que podem ser laudados através do telediagnóstico, são eles:

O que é a telerradiologia?

A telerradiologia é uma prática regulamentada pela resolução nº 2.107/2014 onde um profissional especializado da área de radiologia interpreta, de maneira remota, as imagens de um paciente para realizar o seu diagnóstico.

Essa solução é uma ramificação do telediagnóstico e é fundamental por não existir tantos radiologistas no mercado que tenham a expertise de interpretar, por exemplo, imagens de ressonância magnética e de especialidades médicas, como a pediatria e a neurologia.

Portanto, quando o paciente realiza o exame, a imagem é enviada para uma clínica em que possua um profissional de radiologia preparado para realizar o laudo e, depois, direcioná-lo ao médico que está acompanhando o caso para o devido diagnóstico e tratamento.

Assim como o telediagnóstico, a prática da telerradiologia também é uma ótima maneira de fazer o atendimento básico de saúde chegar em áreas rurais e regiões distantes de centros metropolitanos.

Quais são os principais benefícios da telerradiologia?

Os benefícios da telerradiologia envolvem, além da possibilidade do laudo à distância através de um radiologista capacitado, a agilidade no atendimento, a qualidade dos laudos e a sua liberação em poucos instantes.

Vejamos mais sobre esses benefícios a seguir.

Agilidade no atendimento

Quanto se trata de hospitais e de clínicas existem duas questões levantadas a respeito do atraso no atendimento e da sobrecarga dos laudos médicos para radiologistas, são elas:

  • A falta de profissionais preparados para atender certas especialidades médicas;
  • A manutenção e/ou a danificação dos equipamentos.

A telerradiologia surge como solução para agilizar o atendimento ao contornar tais situações adversas capazes de comprometer a emissão dos laudos e exames, disponibilizando um serviço 24 horas em todos os dias da semana.

Qualidade dos laudos e a sua liberação rápida

A telerradiologia reúne profissionais capacitados em diversas especialidades médicas, como a neurologia, a ortopedia, a cardiovascular, entre outros. Então, além dos laudos serem realizados com agilidade, eles são elaborados com qualidade e a segurança da interpretação correta das imagens.

Redução de custos

Os custos operacionais são reduzidos através da telerradiologia por dois principais fatores, acompanhe:

  • Não é preciso manter uma estrutura completa para a interpretação do laudo, basta um computador com internet para receber as imagens dos pacientes;
  • É possível reduzir as despesas provenientes de folhas de pagamento e encargos sociais, assim como os custos relacionados às impressões de chapas de equipamentos de radiologia analógica.

Assim, a organização consegue direcionar os valores economizados para outras necessidades do estabelecimento e, ainda assim, atender com maior assertividade e precisão no diagnóstico dos pacientes.

Segurança da operação

Assim como o telediagnóstico, a telerradiologia é um serviço seguro e protegido pela criptografia de dados, além de outras medidas que garantam a confidencialidade dos laudos, exames e diagnósticos dos pacientes.

Com a transmissão instantânea de documentos, os resultados são entregues rapidamente aos médicos por meio do armazenamento na nuvem, acessíveis através de dispositivos móveis com conexão à internet.

Quais são os principais exames laudados pela telerradiologia?

Os exames que são comumente laudados através da telerradiologia são:

  • Ressonância magnética;
  • Tomografia computadorizada;
  • Raio-X;
  • Mamografia;
  • Densitometria óssea;
  • Medicina nuclear.

Inclusive, mesmo que esses exames sejam possíveis de serem laudados à distância, sempre há um responsável médico no local para acompanhar o processo e prestar suporte, garantindo uma interpretação exata das imagens.

Conclusão

É comum que haja questionamentos a respeito do telediagnóstico e da telerradiologia, assim como quaisquer outros procedimentos médicos. No entanto, é importante destacar que todos os documentos transferidos digitalmente são protegidos por criptografia na nuvem.

Além disso, a utilização da tecnologia evita que ocorram erros humanos, como a troca de laudos entregues aos pacientes ou atrasos devido a extravios e derivados.

Compartilhe:

Fale com um especialista e reduza custos do seu hospital.

A VX Medical Innovation oferece laudos de subespecialistas mesmo em locais distantes dos grandes centros urbanos, agilize o diagnóstico com laudos em até 2 horas e reduza os custos operacionais e otimize processos internos. Vamos conversar.
plugins premium WordPress