Login

Nosso Blog

Radiologia Médica: Diagnóstico e Tratamento Avançados

Radiologia médica - médico de máscara branca segurando um exame de imagem.
Precisando reduzir custos do seu hospital? Conheça nossos laudos a distância!

De grande notoriedade por descobertas e investimentos em saúde, a radiologia médica é uma das especialidades que mais evolui na medicina, exigindo constante atualização dos profissionais que decidem por fazer carreira na área.

A radiologia médica desenvolveu-se como ciência a partir de dezembro de 1895. Utilizada em associação à matemática, à física e à química, trazendo inúmeros benefícios ao diagnóstico e ao tratamento de doenças, por meio da obtenção de imagens.

O que é Radiologia Médica?

radiologia médica - tablet com imagem de um exame de pé

A radiologia médica utiliza diferentes tipos de radiação (ionizante, sonora ou magnética) para transformá-la em imagens. É vital para todos os setores da saúde e essencial para o diagnóstico de muitas condições clínicas.

Entretanto, além de ter finalidade diagnóstica, a radiologia pode também ser usada com fins terapêuticos. Na área médica, os tratamentos com radiologia foram iniciados pela radioterapia, para tratamentos contra o câncer.

Nos últimos anos, a especialidade passou a ser conhecida como radiologia e diagnóstico por imagem, abrangendo exames e diagnósticos que não necessariamente fazem uso da radiação, como ultrassonografia e ressonância magnética.

Atualmente, as imagens geradas pela radiologia médica estão evoluindo à medida que a tecnologia avança. Isso significa que elas são submetidas a técnicas computadorizadas desde a sua formação até o armazenamento, proporcionando melhor resolução e mais nitidez.

Em vista disso, a telerradiologia representa um grande avanço dentro da radiologia médica, permitindo emissão de laudos à distância. Além disso, a tecnologia não é a única aliada que torna a radiologia médica mais ágil. 

Saiba mais sobre Telerradiologia: o que é, como funciona e benefício. Leia aqui!

Hoje em dia a radiologia médica está muito além de simples exames de raio-x.

Ao longo deste artigo, veremos mais sobre essa especialidade tão importante e por que ela tem sido determinante para obter mais agilidade no diagnóstico e atender os pacientes com a qualidade e agilidade necessárias

Como a radiologia médica é dividida?

A área médica da radiologia pode ser subdividida em três principais especialidades:

  1. Radiologia diagnóstica: Tem como objetivo auxiliar no diagnóstico de doenças por meio da obtenção e análise de imagens das estruturas do corpo humano.
  2. Radiologia intervencionista: Utiliza as imagens obtidas nos exames para guiar procedimentos e intervenções cirúrgicas minimamente invasivas, muitas vezes evitando a necessidade de cirurgias abertas ou videocirurgias.
  3. Radioterapia: Utiliza doses elevadas de radiação para tratar o câncer, visando eliminar células cancerígenas ou retardar seu crescimento.

Quais são os exames da radiologia?

A radiologia, antes de tudo, é uma das especialidades da saúde que estão presentes nos mais diversos estabelecimentos de saúde. 

Abaixo, listamos as principais áreas da radiologia médica:

Mamografia

médica auxiliando paciente em um exame de mamografia

A mamografia é o principal exame no Brasil para rastreio do câncer de mama precoce, em evolução ou até mesmo para diferenciar tipos de inflamações nas mamas.

Conheça mais sobre a mamografia: como é e suas vantagens

Densitometria Óssea 

técnico em radiologia auxiliando paciente em um exame de densitometria óssea

O exame de densitometria óssea permite avaliar a deterioração esquelética ou a baixa massa óssea. Portanto, é fundamental no diagnóstico de osteoporose, por exemplo.

Saiba tudo sobre densitometria óssea aqui!

Tomografia computadorizada

médico auxiliando paciente em um exame de tomografia computadorizada

A tomografia computadorizada (TC) é um método de exame muito importante para o diagnóstico médico e amplamente utilizado na rotina de pronto atendimento em razão das suas diversas aplicações médicas.

Fique por dentro sobre tomografia computadorizada, leia esse conteúdo.

Ressonância Magnética

aparelho de ressonância magnética

A ressonância magnética (RM), por sua vez, é um método de diagnóstico por imagem mais completo na radiologia médica. Isso ocorre porque ela fornece diagnósticos de alta precisão, além disso, captura imagens de alta definição dos órgãos e outras estruturas do corpo por meio de seus equipamentos.

Tudo que você precisa saber sobre Ressonância Magnética, confira.

Raio-X

médica e técnica de radiologia manuseando equipamento de raio-x

Todas as especialidades médicas amplamente solicitam o exame de raio-X. O técnico em radiologia opera especificamente nessa área da radiologia, sendo este o seu principal campo de atuação profissional.

Leia mais sobre a radiografia, clicando aqui.

Medicina Nuclear

aparelho de ressonância magnética

A medicina nuclear é uma área recente da radiologia e em alta, indo além de um sistema de aquisição de imagens médicas e atua tanto na produção de imagens para diagnóstico quanto no tratamento de diversas doenças, como o câncer.

Recomendamos para você: medicina nuclear – o que é, como funciona e para que serve!

Ultrassonografia

médica realizando exame de ultrassonografia

Amplamente utilizado na rotina clínica e de urgência, permite avaliar órgãos de forma dinâmica. Por não emitir radiação, o ultrassom é um exame seguro e que, normalmente, não possui contraindicações.

Radiologia intervencionista

A Radiologia Intervencionista é uma especialidade médica da radiologia que atua realizando procedimentos e intervenções cirúrgicas minimamente invasivas guiadas exames por imagens. 

O radiologista intervencionista conduz instrumentos como cateteres por dentro de vasos sanguíneos para acessar órgãos profundos e também realiza biópsias guiadas por imagens, ablação de tumores e entre outros, evitando grandes incisões na pele e em outros tecidos.

Saiba mais sobre a radiologista intervencionista, veja aqui.

Qual é a função do médico radiologista

O médico radiologista tem a função de definir a técnica a ser empregada para a realização do exame, além de analisar as imagens geradas e elaborar laudos técnicos a respeito das condições do paciente evidenciadas no exame de imagem.

O trabalho desses profissionais é fundamental para prevenir, detectar, apoiar e orientar as decisões de outros médicos sobre como proceder sob tal achado clínico.

Diferença entre técnico em radiologia e médico radiologista

Embora seja bastante comum, as pessoas confundem a especialidade médica de radiologia com o técnico de radiologia. No entanto, existe uma grande diferença entre ambos.

Técnico em radiologia

técnico em radiologia auxiliando paciente em exame de tomografia

O curso técnico em Radiologia é uma formação mais rápida que dura cerca de 1 ano e meio a 2 anos, e é destinado a pessoas que já tenham concluído o ensino médio e oferece diploma de nível básico. No geral, formam profissionais para trabalhar em cargos operacionais.

Portanto, o técnico é responsável pela preparação dos pacientes durante os exames de diagnóstico por imagem. Além disso, é ele quem posiciona o paciente corretamente para que os exames tenham bons resultados.

Estes profissionais devem sempre agir com atenção e cuidado, cumprindo seu trabalho com qualidade no processo de realização do exame.

Médico radiologista

médica segurando uma prancheta com exames de imagem na parede

O especialista de radiologia médica é o radiologista que, após formado em medicina, ainda realiza residência médica nesta especialidade, com duração de 3 a 6 anos.

No entanto, quem sempre interpreta as imagens, elabora o relatório e faz as correlações clínicas é o médico radiologista. O laudo elaborado pelo médico radiologista é que vai orientar outros médicos em suas condutas de tratamento, sendo decisivo em diferentes situações.

O trabalho destes profissionais é fundamental para prevenir, detectar e apoiar as decisões de outros especialistas sobre como proceder.

Portanto, para que o resultado dos exames seja assertivo e eficaz, é indispensável o conhecimento, a experiência e a responsabilidade tanto do técnico quanto do médico a respeito do serviço prestado.

Telerradiologia e radiologia

A telerradiologia está cada vez mais expandindo seu crescimento, e por isso, a demanda de médicos radiologistas vêm acompanhando o crescimento do mercado. Aproveite e conheça nossos serviços e veja como nós da VX. podemos atender às suas necessidades! 

Se você gostou desse conteúdo não deixe de acompanhar mais artigos relevantes sobre a comunidade médica e saúde, assine abaixo a newsletter da VX e fique por dentro!

Compartilhe:

Fale com um especialista e reduza custos do seu hospital.

A VX Medical Innovation oferece laudos de subespecialistas mesmo em locais distantes dos grandes centros urbanos, agilize o diagnóstico com laudos em até 2 horas e reduza os custos operacionais e otimize processos internos. Vamos conversar.
plugins premium WordPress