Login

Nosso Blog

Vantagens da radiologia digital para sua clínica

Radiologia digital - médico usando uniforme e uma tela contendo um exame de imagem
Precisando reduzir custos do seu hospital? Conheça nossos laudos a distância!

A evolução da tecnologia tem contribuído significativamente em todas as áreas de trabalho, exercendo um impacto direto na sociedade e nas empresas. Um dos segmentos que mais têm sentido os benefícios das ferramentas tecnológicas é a área de radiologia.

Radiologia digital x convencional

A radiologia convencional foi a primeira fase do radiodiagnóstico na medicina. 

É a modalidade que desenvolveu os primeiros exames por imagem realizados com pacientes, e desempenhou importante papel no avanço científico, especialmente dentro da medicina, pois antes dela, não havia ferramentas de imagem que pudessem auxiliar no diagnóstico médico e na tomada de decisões, inclusive de intervenções cirúrgicas. 

Hoje, clínicas e centros de imagem trabalham com diferentes tipos de radiologia, sendo a convencional – mais obsoleta – e a digital, advinda dos avanços tecnológicos na medicina. 

A tecnologia da radiologia digital surgiu em 1970 e passou por constantes melhorias e modernização nas últimas décadas, incluindo a conexão ao computador, e posteriormente, à internet e à rede de computação na nuvem.

Resumidamente, na radiologia convencional, há uma placa conhecida como chassi que possui em seu interior uma película radiográfica. Os raios X passam pelo corpo do paciente de modo que os tecidos mais densos absorvem mais radiação do que os outros. Dessa forma, a película que está posicionada atrás do paciente recebe diferentes intensidade de radiação.

Como o filme é sensível aos raios X, ele grava uma imagem latente. Os filmes radiográficos são os responsáveis pela formação e pelo armazenamento da imagem radiográfica convencional, que, após passar por um processo de revelação, será utilizada para o diagnóstico. Para a revelação do filme, é necessário imergi-lo em substâncias químicas, que são preparadas no local.

Já na radiologia digital, não há uma película radiográfica, o que dispensa o processo trabalhoso de revelação. 

Então, podemos dizer que a radiologia digital é um método de conversão direta, na qual um detector digital detecta as intensidades de radiação transmitidas através do paciente, que são convertidas em formato digital. Os dados são então processados, e a imagem, exibida. Esse detector digital substitui o chassi e o leitor de imagens utilizados na radiologia convencional.

Atualmente, a radiologia digital atua com excelência em definição, contraste e qualidade na imagem, além de prover rapidez na elucidação dos mais diversos casos clínicos.

Principais vantagens da radiologia digital

A radiologia digital proporciona uma série de vantagens e benefícios aos profissionais da área radiológica e aos pacientes. 

É importante que gestores de clínicas e centros de imagem considerem as vantagens da radiografia digital para investir no crescimento do negócio e na modernização da clínica.

Abaixo, vamos citar as principais vantagens da implementação da radiologia digital para os institutos de saúde. Confira!

Melhor custo x benefício

Uma das melhores vantagens: a redução de recursos e custos.

Quando falamos sobre a radiologia convencional, nos referimos a um método de emitir imagens por meio de placas que passam por um processo de revelação para impressão e visualização.

Esse processo é bastante trabalhoso e demorado para a equipe, e requer mais recursos e custos para a “materialização” da imagem.

Na radiologia digital, esse processo todo é otimizado. Hoje em dia, as imagens feitas durante um exame são enviadas em modo digital, utilizando placas eletrônicas e são armazenadas na nuvem. 

Essa possibilidade reduz e até mesmo elimina a utilização de placas convencionais, agilizando a operacionalização dos processos, pois o tempo de processamento de imagem digital é menor.

Melhora da qualidade da imagem

Outro ponto muito relevante na radiologia digital e um dos principais é a melhora na qualidade da imagem.

A técnica digital proporciona maior definição de detalhes, o que permite maior precisão e qualidade do exame.

A melhoria da qualidade das imagens radiográficas também proporciona a possibilidade de ampliação de imagens e melhores ajustes no contraste. Dessa forma, se o profissional quiser observar detalhes, os ajustes poderão ser feitos.

Outro fator muito importante a se analisar é o quanto o diagnóstico se torna mais preciso na radiografia digital, pois, com maior possibilidade de verificação e detalhamento, se tem maior certeza do que é visto.

Agilidade no resultado e rapidez nos atendimentos

Na radiologia convencional, como explicitado no início desse conteúdo, necessita de um processo de revelação dos filmes manualmente, aumentando substancialmente o tempo para a liberação das imagens e com chances de comprometer a qualidade.

Já na radiologia digital, a imagem é gerada em tempo real, o que pode ser vital em muitos casos, e permite que o especialista avalie a qualidade da imagem radiológica imediatamente, reduzindo a necessidade de refazer exames e expor o paciente a radiação novamente.

Em seguida, soma-se a isso maior agilidade na realização dos procedimentos, o que permite acelerar o agendamento de consultas.

Armazenamento de dados

Junto a um software de gestão e funcionalidades como prontuário médico eletrônico, permitem o armazenamento de imagens na nuvem, com otimização dos dados sobre o histórico de cada paciente atendido, sendo um aspecto fundamental para as instituições de saúde.

Tudo isso facilita na hora que o profissional que irá atendê-lo precisar consultar o que lhe aconteceu ou checar.

No entanto, é necessário se atentar sobre a segurança dos dados dos pacientes de acordo com as exigências da Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD). 

Mais sustentabilidade

Associado ao benefício da praticidade de armazenamento de dados está o fator sustentabilidade da radiologia digital em comparação com a convencional.

O processo de revelação das imagens radiológicas em filmes demanda o uso de diferentes agentes químicos que são tóxicos para o meio ambiente e para o profissional, o que exige cuidados específicos no manuseio e no descarte.

Redução de custos

A radiologia digital exige um investimento inicial maior quando comparado com a radiologia convencional. Entretanto, em longo prazo, se tem redução de custos na radiologia digital, uma vez que não é necessário insumos para revelação dos filmes.

Além disso, os custos de manutenção e operação do equipamento digital são mais vantajosos.

Menor exposição à radiação

Quando comparada com o equipamento convencional, a radiografia digital consegue diminuir em até 90% a dose de radiação durante o exame, o que torna essa modalidade mais segura aos pacientes e aos técnicos de radiologia.

Entretanto, o fato de a radiografia digital emitir menos radiação em relação a radiografia convencional não exclui a necessidade de utilizar os Equipamentos de Proteção Individual (EPI) pelo técnico em radiologia e pelo paciente e seu acompanhante.

Integração com serviços de telerradiologia

Por fim, com a radiologia digital é possível integrar o serviço de telerradiologia para suprir as demandas do setor. 

Ou seja, o exame é realizado localmente no serviço de radiologia e as imagens são enviadas por meio de um software ou nuvem interligada para ser laudado por um especialista a distância. 

Dicas para implementar a radiologia digital

Citamos as principais vantagens da radiologia digital para o seu centro de diagnóstico por imagem e agora vamos te dar algumas dicas fundamentais de como implantar essa tecnologia digital em sua clínica. Confira!

INVISTA EM EQUIPAMENTOS

Além do próprio equipamento de radiologia digital, é necessário investir em computadores com os requisitos mínimos de processamento de dados e com monitores que permitam a visualização adequada das imagens.

É preciso se certificar de que as máquinas estejam em conformidade com o padrão DICOM, pois ele garante que outros dispositivos possam ler os arquivos das imagens. 

Isto permite a troca de informações entre as instituições, como a telerradiologia, sem a necessidade de converter os arquivos.

SISTEMA DE COMUNICAÇÃO DE IMAGENS E ARQUIVAMENTO

O Picture Archiving and Communication System (PACS) proporciona o arquivamento e compartilhamento das imagens de forma padronizada, sendo muito importante para os serviços de radiologia.

O outro sistema é o Radiology Information System (RIS) que pode ser integrado ao PACS. Ele possibilita o gerenciamento dos serviços de radiologia digital por meio da centralização de informações e organização do fluxo de trabalho.

TREINAMENTOS COM A EQUIPE

Capacitar e manter a equipe constantemente atualizada para se beneficiar de todo o potencial que a radiologia digital e suas ferramentas oferecem é fundamental para garantir que os protocolos de exames sejam realizados adequadamente. 

Conclusão

Apesar do custo para a implementação da radiologia digital ser inicialmente mais alto, o custo-benefício está diretamente ligado às vantagens proporcionadas por ela, entretanto, o investimento passa a levar bons resultados financeiros para a clínica em curto prazo. 

Depois de entender as principais vantagens da radiologia digital e de como implementar em sua clínica de imagem, é visível que a ferramenta é útil para tornar o trabalho dos profissionais de saúde mais ágil e seguro, além de fornecer os resultados mais rapidamente.

Portanto, ao aplicar o formato digital na radiografia é possível que o ganho tanto para o serviço de radiologia quanto para o paciente seja cada vez mais eficaz.
Se você achou interessante esse conteúdo e deseja acompanhar mais artigos relevantes da medicina, não deixe de assinar a newsletter da VX para ficar por dentro!

Compartilhe:

Fale com um especialista e reduza custos do seu hospital.

A VX Medical Innovation oferece laudos de subespecialistas mesmo em locais distantes dos grandes centros urbanos, agilize o diagnóstico com laudos em até 2 horas e reduza os custos operacionais e otimize processos internos. Vamos conversar.
plugins premium WordPress