O Holter 24 horas é um exame capaz de determinar se existem doenças ou condições cardíacas nos pacientes, além de acompanhar e monitorar a atividade do coração de pessoas que já apresentaram quadros comprometedores de saúde.
Em 1949, o biofísico norte-americano Norman J. Holter surgiu com uma solução inovadora para monitorar as atividades elétricas cardíacas, o monitor Holter. Reconhecendo a importância do seu funcionamento para a população, doou os direitos de sua invenção à medicina.
Hoje abordaremos mais sobre o exame Holter 24h e seus benefícios quando unidos às soluções de telemedicina.
O que é o exame Holter 24 horas e para que serve?
Durante um check-up para avaliar a saúde do coração, o exame Holter pode ser solicitado e ele consiste em um eletrocardiograma contínuo e portátil por 24 horas.
Entenda mais sobre o que é o exame de eletrocardiograma, clique aqui.
Esse exame é uma análise complementar que indica se há presença de arritmias cardíacas não fisiológicas na atividade do coração.
Algumas doenças e condições descobertas através do Holter 24 horas incluem:
- Fibrilação atrial;
- Flutter atrial;
- Isquemia cardíaca, indicador de angina ou infarto do miocárdio;
- Taquicardia sinusal, paroxística supraventricular ou multifocal;
- Bradicardia sinusal;
- Batimentos extrassístoles, indicadores de um distúrbio proveniente de contrações precoces do ventrículo;
- Canalopatias;
- Disfunção autonômica;
- Distúrbios de condução atrioventricular e intraventricular, etc.
Qual a diferença entre MAPA, ECG convencional e Holter 24 horas?
O MAPA é um exame que monitora a pressão arterial do paciente durante 24h. O aparelho utilizado é colocado no braço da pessoa e possui um registrador em sua cintura. Os médicos comumente usam esse exame para as seguintes situações:
- Diagnóstico de pressão alta;
- Analisar o efeito do medicamento em quem está o utilizando como tratamento para hipertensão;
- Determinar se a pressão arterial sistêmica reduz entre 10 e 20 enquanto o paciente dorme.
O Eletrocardiograma convencional (ECG), por sua vez, é um exame no qual os profissionais posicionam eletrodos no peito do paciente para monitorar a atividade do coração naquele momento.
Portanto, a diferença entre o MAPA, o ECG convencional e o Holter é que o primeiro é responsável por registrar a pressão arterial do paciente, enquanto as outras duas registram os batimentos cardíacos e suas possíveis variações.
Enquanto o ECG convencional é um exame rápido, o Holter se estende por 24h, sendo indolor, não invasivo.
Quando o Holter 24 horas deve ser indicado?
Recomenda-se o Holter 24h para algumas condições de saúde, como:
- Tonturas e desmaios;
- Suspeita de fibrilação atrial;
- Sensação de palpitações.
Mas além destes casos, pacientes que precisam realizar o monitoramento cardíaco após infarto do miocárdio ou após cirurgia cardíaca, assim como portadores de marcapasso, também devem realizar o exame Holter 24h.
Inclusive, a Sociedade Brasileira de Cardiologia também sugere a utilização do exame para realizar a documentação da eficiência terapêutica de agentes antiarrítmicos e anti-isquêmicos e antecipar eventos cardíacos futuros.
Como é feito o exame de Holter?
No exame Holter, o paciente permanece com um monitor portátil por 24h, com eletrodos acoplados ao torax (peito) para registrar as atividades elétricas do coração.
Durante esse tempo, é possível detectar possíveis alterações cardíacas que não seriam identificadas em outros exames, como o eletrocardiograma convencional mencionado anteriormente.
Por conseguinte, após as 24h o Holter é desacoplado e o relatório é entregue ao médico cardiologista responsável que vai avaliar os registros que o aparelho captou da atividade cardíaca do paciente.
Além disso, algumas orientações antes da colocação do Holter incluem:
- O paciente deve tomar banho pouco antes do exame;
- Não usar cremes no corpo, principalmente na região que o Holter ficará;
- Caso utilize marcapasso, apresentar as informações relevantes a respeito do dispositivo ao médico responsável.
Enquanto o exame estiver sendo efetuado, é necessário que haja cuidados com o aparelho, como:
- Evitar água, quedas, batidas e sujeiras, também devendo se atentar para não puxar os cabos dos eletrodos por acidente e desligá-lo repentinamente.
No entanto, a rotina deve ser seguida normalmente enquanto o Holter estiver no corpo para os registros serem coerentes com a realidade diária do paciente.
Como a telemedicina auxilia nos laudos deste exame?
A telemedicina faz parte dos avanços tecnológicos na área da saúde que vem beneficiando tanto os hospitais e clínicas quanto seus pacientes, tais como:
Especialistas capacitados e laudos precisos
Os laudos de exames precisam ser precisos e de simples interpretação, mas quando a equipe do hospital ou clínica está sobrecarregada, o laudo se torna passível de erros.
Porém, com a telerradiologia e a telemedicina, os laudos à distância são precisos e válidos, realizados por médicos especialistas em cardiologia que estão devidamente registrados em seu conselho e com o CRM ativo.
Portanto, o primeiro benefício diz respeito à chance de ter laudos exatos emitidos por especialistas capacitados que os assinam digitalmente, conferindo autenticidade ao documento.
Agilidade na entrega do exame e prevenção à vida
O telediagnóstico permite que os profissionais emitam e entreguem laudos remotos de forma mais ágil.
Esse benefício é importante principalmente em situações de urgência, permitindo que haja, quando necessário, uma intervenção precoce da estratégia cirúrgica ou medicamentosa, o que otimiza o prognóstico do paciente.
Redução de custos e armazenamento na nuvem
Uma vez que é possível emitir o laudo do exame Holter 24h à distância, não existe a necessidade de imprimir os resultados.
Inclusive, também existe a redução de custos com a infraestrutura do hospital ou clínica, visto que o armazenamento de resultados físicos requer espaços adequados e seguros para que não ocorra extravio ou roubo de informações e dados pessoais dos pacientes.
Por outro lado, como os médicos compartilham de forma segura e criptografada os dados, informações e resultados dos pacientes armazenados na nuvem, eles seguem todas as recomendações de segurança indicadas na Resolução nº 1.821/2017 do Conselho Federal de Medicina e da LGPD.
Conclusão
Ao longo deste conteúdo se tornou possível conhecer mais sobre o exame Holter 24h, como o que é, quando realizá-lo, para que serve. Além disso, vimos quais são as diferenças deste exame para o ECG convencional e MAPA e ainda conhecemos os seus benefícios quando unido à telemedicina.
Então, assim que o laudo do Holter é emitido à distância, a precisão e qualidade do resultado é otimizada, melhorando o prognóstico do paciente .