Login

Nosso Blog

Entenda como a telerradiologia pode ajudar o seu centro de imagem

centro de imagem - médico analisando imagem de um exames de tomografia pela tela do computador
Precisando reduzir custos do seu hospital? Conheça nossos laudos a distância!

A telerradiologia é uma solução que vem ganhando força na área da saúde ao simplificar o diagnóstico de doenças e condições dos pacientes por meio da análise de imagens e emissão de laudos à distância por especialistas remotos.


Com os avanços tecnológicos impactando, também, a medicina, as clínicas e hospitais ganham a chance de tornarem os diagnósticos de pacientes cada vez mais rápidos e precisos por meio da telerradiologia.

Porém, essas tecnologias inovadoras que otimizam os processos médicos não representam benefícios apenas para os pacientes em seus tratamentos, mas também agregam várias vantagens presentes na rotina médica de instituições de saúde.

Então, para conhecer mais sobre a telerradiologia e entender como ela pode ajudar o centro de imagem, acompanhe este conteúdo e veja como ela beneficia o seu centro de imagem. Acompanhe a leitura!

O que é a telerradiologia?

A telerradiologia é uma área da Radiologia que usa tecnologias de comunicação remota para transmitir e interpretar exames radiológicos à distância. Portanto, essa abordagem permite diagnósticos precisos e mais rápidos sem a necessidade de os profissionais de saúde estarem fisicamente presentes onde o exame foi realizado.

No Brasil, o uso ético e legal da telerradiologia é regulamentada pelo Conselho Federal de Medicina (CFM) em Resolução 2.107/14, a qual pauta pontos principais a serem considerados no exercício dessa atividade, como:

  • Sigilo dos dados e informações pessoais e sensíveis dos pacientes durante sua prática;
  • Autorização do paciente para que haja a transmissão de seus dados em meio digital;
  • Proibição de exames de ultrassonografia e procedimentos intervencionistas.

Como a telerradiologia pode ajudar no seu centro de imagem?

A telerradiologia ou radiologia à distância é uma solução que simplifica a transmissão dos laudos de pacientes e torna o diagnóstico mais ágil e eficiente para o centro de imagem. Além disso, ela é uma solução capaz de agregar diversas vantagens para os centro de imagens que implementam esse sistema.

Abaixo, vamos conhecer as cinco principais vantagens da telerradiologia para hospitais e centros de imagem, confira:

1. Redução de possíveis erros no laudo ou diagnóstico do paciente

Na telerradiologia, especialistas analisam e laudam as imagens, reduzindo as chances de erros no laudo. Portanto, isso resulta em diagnósticos precisos e, consequentemente, em tratamentos mais assertivos.

2. Redução dos custos

A redução dos custos é uma vantagem importante pois, para manter uma equipe de plantonistas existe um custo considerável.

Por outro lado, com o diagnóstico por distância, permite que essa atividade seja terceirizada na instituição, o que, além de manter a mesma qualidade do serviço ou até mesmo otimizá-lo, entrega a oportunidade de realizar pagamentos pelo centro de imagem de acordo com a demanda.

Nesse sentido, os custos com impressões e papéis também são reduzidos consideravelmente com a implementação de laudos à distância disponibilizados online.

3. Prestação de serviços em um curto espaço de tempo

As empresas que prestam serviço de telerradiologia, como a VX., contam com equipes de radiologistas especialistas em tempo integral, prontos para realizarem a análise de imagens e a emissão de laudos à distância em um curto espaço de tempo, atendendo inclusive urgências e emergências hospitalar.

4. Segurança dos dados e informações pessoais

Os gestores de centros de imagem se preocupam principalmente com os dados pessoais e sensíveis de seus pacientes, que são protegidos pela Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) n° 13.709/18. Vazamentos, roubos ou exposições dessas informações resultam em sanções.

Sendo assim, na telerradiologia, utilizamos sistemas como o PACS e o RIS para transmitir imagens e laudos codificados no servidor, garantindo a proteção dos pacientes.

Assim como, o acesso aos arquivos de pacientes é restrito a médicos e equipes autorizadas.

5. Satisfação dos pacientes devido à agilidade no diagnóstico

A telerradiologia traz para o centro de imagem da clínica ou hospital a possibilidade emissão de laudos precisos, eficientes e rápidos para o paciente iniciar o tratamento o quanto antes.

Portanto, além da qualidade do laudo feito por especialistas, a rapidez na liberação do diagnóstico aumenta consideravelmente a satisfação e experiencia do paciente.

Como funciona a telerradiologia nos Centros de Diagnóstico por Imagem?

Como mencionado neste conteúdo, a telerradiologia permite que os radiologistas realizem os laudos à distância, eliminando a necessidade de sua presença física na clínica de imagem.

Portanto, quando o paciente realiza um exame radiológico, os equipamentos de imagem captam a imagem digitalmente e a convertem em dados. Esses dados são transmitidos pelo sistema PACS e enviados imediatamente para uma instituição de telerradiologia, como a VX.

No serviço a distância, o radiologista analisa a imagem para elaborar o laudo. A equipe encaminha o laudo assinado digitalmente para o CDI via PACS, liberando-o para que o paciente possa acessá-lo.

O que considerar ao escolher uma boa solução em telerradiologia?

Ao buscar por uma empresa de telerradiologia, é imprescindível que os CDIs busquem por uma solução com sólida experiência no mercado e capaz de proporcionar qualidade, agilidade e excelência na emissão de laudos à distância.

Portanto, no momento de terceirizar o serviço, tenha cautela na escolha e seja criterioso. Recomenda-se que a equipe de profissionais seja reconhecida pela sua experiência e especializada.

Um outro ponto é importante ao considerar sua escolha, é a variedade de exames que a solução em telerradiologia consegue laudar. Ou seja, quanto maior a variedade, melhor para atender a demanda da sua clínica por oferecer serviços mais completos para os pacientes.

Conclusão

Agora você conhece a telerradiologia e como ela pode ajudar no centro de imagem, otimizando a rotina de laudos, diminuindo os custos e agregando mais valor ao serviço por melhorar a satisfação dos pacientes.

Compartilhe:

Fale com um especialista e reduza custos do seu hospital.

A VX Medical Innovation oferece laudos de subespecialistas mesmo em locais distantes dos grandes centros urbanos, agilize o diagnóstico com laudos em até 2 horas e reduza os custos operacionais e otimize processos internos. Vamos conversar.
plugins premium WordPress