Login

Nosso Blog

Atendimento humanizado na saúde: o que é e qual a importância nesta área

atendimento humanizado na saúde - médica mulher cuidando de uma paciente idoso homem utilizando uma máscara azul
Precisando reduzir custos do seu hospital? Conheça nossos laudos a distância!

O atendimento humanizado é uma prática fundamental nos processos médicos para que o tratamento e diagnóstico sejam eficientes, proporcionando ao paciente o apoio de seus familiares e o conforto de ser bem atendido por toda a equipe.


A humanização na saúde se tornou pauta em diversos hospitais e clínicas médicas, sendo colocada em prática em diversos estabelecimentos para otimizar o atendimento ao paciente de maneira única e diferenciada.

O que é atendimento humanizado na saúde?

As instituições de saúde que buscam implementar um atendimento humanizado estão constantemente promovendo por melhorias em relação à comunicação entre suas equipes com os pacientes, sempre visando estabelecer uma relação próxima que preze pelo respeito, atenção e ética na saúde.

Segundo o Ministério da Saúde, a humanização é, em primeiro lugar, a valorização dos usuários, dos trabalhadores e dos gestores no processo da saúde através de vínculos sólidos, transparentes e responsáveis, além de compartilhar informações relevantes aos pacientes e investir em uma participação coletiva da família com o objetivo de otimizar a humanização.

Qual a sua importância?

O atendimento médico humanizado alinha os conhecimentos médicos aos cuidados com o emocional de cada paciente, o que simplifica a identificação das etapas dos cuidados pela sua saúde. 

Gente cuidando de gente!

Dessa maneira, além do atendimento humanizado auxiliar no diagnóstico, no tratamento e na identificação de novos problemas dos pacientes, podendo ser decorrentes de uma doença primária ou não, ele também dá suporte para o paciente e para sua família.

Como aponta o HumanizaSUS: “Valorizar os sujeitos é oportunizar uma maior autonomia, a ampliação da sua capacidade de transformar a realidade em que vivem através da responsabilidade compartilhada, da criação de vínculos solidários, da participação coletiva nos processos de gestão e de produção de saúde.

Como implementar essa prática?

A recomendação é que toda a política de atendimento ao paciente seja reformulada para que a humanização seja implementada na instituição. Essa implementação é realizada por meio de cinco etapas, acompanhe.

ETAPA #1: CAPACITE A EQUIPE DE ATENDIMENTO

A primeira etapa para a implementação do atendimento humanizado é a capacitação da equipe de atendimento e, também, dos médicos e profissionais de saúde que fazem parte do hospital ou clínica médica.

Logo, cursos voltados para cada área do estabelecimento devem ser oferecidos aos colaboradores, os quais devem se comprometer com o treinamento para que a humanização seja eficiente quando colocada, de fato, em prática.

ETAPA #2: ESTABELEÇA UMA BOA COMUNICAÇÃO

O princípio básico para todo estabelecimento de saúde é uma boa comunicação, tanto na relação entre pacientes e profissionais quanto nas próprias relações internas.

Essa etapa consiste na simplificação da comunicação interna, como canais de comunicação personalizados para as equipes e a busca pelo sentimento de que estão sendo ouvidos quando há alguma reclamação ou melhoria que deva ser atendida.

Em relação aos pacientes, todos os profissionais da saúde devem prezar pela empatia, escuta ativa e uma comunicação transparente, clara e eficiente. Compreender a dor do próximo para que possa amenizá-la como possível.

Ainda é válido, em caso de dúvidas dos pacientes, explicar todas as etapas do tratamento e entregar informações essenciais para que compreendam a importância do tratamento e a evolução de cada etapa do processo.

Lembre-se, cada atendimento é individual e, com isso, cada paciente deve ser tratado de maneira única.

ETAPA #3: FAÇA USO DA TECNOLOGIA

A tecnologia é uma grande aliada do atendimento humanizado ao utilizar canais digitais de atendimento para o agendamento de consultas, além de resultados de exames, declarações e outros processos.

Inclusive, essa etapa de implementação é capaz de reduzir filas de espera e combater o no show de pacientes.

ETAPA #4: DISPONIBILIZE CANAIS DE ATENDIMENTO

Ao disponibilizar canais de atendimento aos pacientes, como presenciais, digitais ou de teleatendimento, torna-se possível abranger os principais meios de comunicação remotos, otimizando a comunicação entre as partes, como o telefone, e-mail e aplicativo de mensagem.

ETAPA #5: PERMITA O ACOMPANHAMENTO DE FAMILIARES

O acompanhamento de familiares é parte importante do atendimento humanizado, desde que não atrapalhem o atendimento ou tragam riscos aos envolvidos.

Essa etapa de atendimento, onde os pacientes podem ser acompanhados de suas famílias, independentemente da idade, os tornam mais confiantes e a comunicação com a equipe médica é otimizada, inclusive, levando a um diagnóstico mais certeiro.

Quais os benefícios?

Além de todas as vantagens citadas até então sobre a implementação do atendimento humanizado em hospitais ou clínicas médicas, existem outros benefícios que são igualmente importantes de serem conhecidos.

Para saber quais são, acompanhe o conteúdo a seguir.

BENEFÍCIO #1: ESTIMULA A MEMÓRIA AFETIVA DOS PACIENTES DE MANEIRA POSITIVA

Como o atendimento humanizado prioriza o diálogo entre os profissionais e pacientes, as equipes são orientadas a manterem anotações básicas a respeito dos pacientes, como seu nome, idade e quadro clínico.

Por meio dessas anotações e outros detalhes do paciente, torna-se possível realizar um atendimento personalizado e único para cada indivíduo, o que, através do afeto e cuidado da equipe, fideliza os pacientes e seus familiares, além de contribuir para uma boa recuperação, alívio e acolhimento das pessoas.

Com uma atenção devida e tratamento pessoal, os resultados atingidos pela equipe médica são muito melhores, o que também contribui para o alívio de um quadro de ansiedade, por exemplo, durante os procedimentos da consulta, tratamento e diagnóstico.

BENEFÍCIO #2: OTIMIZA AS CONDIÇÕES DE TRABALHO DAS EQUIPES

O atendimento humanizado não prioriza apenas os pacientes, mas também o tratamento e as condições de trabalho das equipes contratadas em seu estabelecimento.

Em grande parte dos casos, hospitais e clínicas de saúde que dão prioridade para o ser humano também reúne uma equipe mais satisfeita com seu trabalho e com menores índices de doenças laborais, resultando na melhoria do próprio atendimento aos pacientes.

Inclusive, esse segundo benefício também contribui para uma baixa rotatividade de funcionários, menores índices de afastamento e também de absenteísmo.

BENEFÍCIO #3: CONTRIBUI PARA A EFICIÊNCIA NO CUIDADO AO PACIENTE

Como já visto, o atendimento humanizado é uma prática que prioriza os pacientes ao investir em uma boa comunicação e atenção às necessidades individuais de cada um e, durante essa prática, os profissionais de saúde são capazes de identificar problemas e condições mais rapidamente.

Sendo assim, esse atendimento gera maior confiança entre os pacientes e os profissionais envolvidos em seu atendimento, o que contribui para a eficiência no cuidado do indivíduo, inclusive, impulsionando a fidelidade ao tratamento, reduzindo o índice de abandono dos pacientes.

BENEFÍCIO #4: PROPORCIONA UMA INFLUÊNCIA POSITIVA À ETICA DO ESTABELECIMENTO

A escuta ativa é o princípio básico do atendimento humanizado e, com isso, para qualquer diagnóstico ou tratamento de pacientes. 

A ética médica em um estabelecimento de saúde serve para ressaltar a importância de ser estabelecido uma boa relação entre os médicos e seus pacientes, o que é um fator determinante para o sucesso do diagnóstico e tratamento de cada indivíduo.

Por esse motivo, o atendimento humanizado prioriza a comunicação entre as partes, com um médico que ouça e interprete os relatos dos pacientes com a atenção e cuidados necessários.

BENFÍCIO #5: OFERECE CONFIABILIDADE E FIDELIZA PACIENTES

Um dos grandes problemas com o atendimento médico atualmente é a falta de confiabilidade na relação entre médico e paciente, e um paciente que não confia no diagnóstico têm altas possibilidades de abandonar o tratamento ou não relatar alterações importantes ao seu médico.

Por outro lado, quando o atendimento é humanizado e o paciente se sente acolhido na instituição de saúde, independentemente se é uma rede pública ou privada, além de fidelizar o paciente e oferecer confiabilidade, também tem melhores taxas de sucesso no tratamento.

Conclusão

Por fim, este é o atendimento humanizado, prática importante de ser implementada em instituições de saúde atualmente para obter melhores resultados no diagnóstico e tratamento de pacientes.

Chegamos ao final de mais um conteúdo, e se você não quer perder conteúdos como este, assine a nossa newsletter.

Compartilhe:

Fale com um especialista e reduza custos do seu hospital.

A VX Medical Innovation oferece laudos de subespecialistas mesmo em locais distantes dos grandes centros urbanos, agilize o diagnóstico com laudos em até 2 horas e reduza os custos operacionais e otimize processos internos. Vamos conversar.
plugins premium WordPress